A geração de riqueza na economia global e nas unidades produtivas provém da utilização da força de trabalho humana. Assim, é de extrema importância para as empresas selecionar e reter os melhores profissionais disponíveis no mercado de trabalho, a fim de manter sua competitividade. No entanto, no contexto atual do mercado de trabalho, os profissionais têm demonstrado um desejo diferente em relação aos trabalhadores do passado. Além de um salário elevado, o novo trabalhador busca desenvolvimento profissional e pessoal, o que muitas vezes leva a considerar ofertas de empresas concorrentes ou até mesmo empreender por conta própria. Portanto, para se manterem competitivas, as empresas precisam criar condições que proporcionem satisfação e motivação aos seus colaboradores, garantindo assim a sua produtividade no mercado.

Uma das estratégias para atingir esse objetivo é melhorar a comunicação interna da empresa, visando a transparência entre os diversos setores. Isso pode ser alcançado por meio de campanhas e pesquisas internas conduzidas por uma entidade externa à empresa, bem como através do feedback dos gerentes de divisão. É fundamental direcionar soluções para atender às diversas necessidades identificadas entre os colaboradores, tendo em vista que essas necessidades podem variar conforme o perfil de cada grupo.

Outro aspecto importante é a criação de expectativas positivas de produtividade, ou seja, oferecer condições de trabalho que permitam aos empregados acreditar que podem participar de bons projetos e desenvolver suas habilidades. Um alinhamento e sincronia nas ações de todos os setores da empresa podem otimizar essa variável, fornecendo aos colaboradores as ferramentas, recursos e apoio gerencial necessários para realizar um bom trabalho.

Ajustar os salários de acordo com o mercado também é relevante, pois isso proporciona uma sensação empírica de valorização ao trabalhador, reduzindo as chances de ele buscar uma oportunidade em outra empresa por motivos salariais.

No entanto, talvez o fator mais significativo seja desenvolver no funcionário um compromisso emocional com a missão da empresa, que deve ser claramente definida. É essencial que a empresa e os profissionais compartilhem objetivos alinhados, para que a dedicação dos colaboradores esteja voltada ao propósito da organização.

Dessa forma, é evidente que o trabalhador contemporâneo busca mais do que apenas um emprego estável; ele deseja oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. As empresas precisam se adaptar a essa nova realidade do mercado de trabalho, proporcionando aos colaboradores uma comunicação interna eficiente, expectativas positivas, salários justos e um ambiente onde possam se comprometer emocionalmente com a missão da empresa. Somente assim evitarão a evasão de talentos para outras organizações.

BIBLIOGRAFIA.

MARTIN, Jean. Harvard Business. São Paulo: Segmento, 2008.