Trabalho de Conclusão do Curso apresentado como exigência final para obtenção de Grau de Especialidade em Marketing, Turma MKT10C de Pós Graduação em MBA Executivo, IDAAM ? Universidade Gama Filho.
Orientador: Aldous Santana, MSc.

MANAUS
2010


SUMÁRIO EXECUTIVO

Esta pesquisa tem por objetivo realizar um Plano de Negócio da empresa O. A. de S. Pinto ME (ALEXANDRE PINTO Representação e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda), com informações colhidas da empresa, no intuito de observarem pontos positivos e negativos e propor melhorias para o seu desenvolvimento, para que o plano aconteça foi preciso fazer um diagnostico da empresa.
Segundo Costa (2007, p.51), ??O diagnóstico organizacional é o processo de se avaliar o funcionamento de uma organização, departamento, setor ou trabalho para descobrir possíveis problemáticas encontradas e áreas de melhoramento que possa ser realizadas, previamente identificadas através da avaliação feita??.
A pesquisa realizada no presente estudo procurou analisar todos os setores da empresa Alexandre Pinto representação e comércio de produtos alimentícios ltda, onde foi feito um Diagnóstico Organizacional.
Foram analisados, em tópicos diferentes, seus produto(s) e serviço(s) produzido(s) e/ou vendidos. Porte e características de suas instalações físicas, principais tecnologias utilizadas, características do quadro de funcionários e o organograma funcional, da empresa, onde se observou o desenvolvimento desta empresa nos 20 anos que atua no mercado, bem como o aprimoramento de suas tecnologias e suas insistências em preservar sua cultura organizacional, considerando a estabilidade de seus funcionários, e fidelidades a seus clientes e fornecedores.
Tendo em vista os aspectos observados, obtivemos como resultado uma leitura da situação atual da empresa, onde se pôde observar através de seus pontos fortes a saúde organizacional atual da empresa. Outrossim, também foi observadas, oportunidades de melhoria através pontos a melhorar evidentes apontados pelo diagnóstico dentro da organização.
Na primeira fase do trabalho, com a utilização de ferramentas da Administração, tais como análise de SWOT, 10-MS do Auto diagnóstico e aplicação de metodologias de pesquisa. Foi realizado o diagnóstico da situação da empresa, em relação ao seu ambiente externo e interno.
Na segunda fase do trabalho com a aplicação das metodologias de pesquisa, análise da documentação existente, observação in-loco e a utilização de ferramentas tais como ciclo PDCA, método 5W2H, folhas de verificação, foi efetuado o planejamento e a implementação das melhorias propostas.
A proposta de realização do Plano de Negócio é importante para a empresa, pois é um trabalho de verificação e apresentação de sua situação, desde a coleta de informação, análise de dados, compilação, contextualização embasadas em análises teóricas de diversos autores.
As técnicas utilizadas para o desenvolvimento do trabalho foram elaboradas com 9 (nove) funcionários, incluem a utilização de questionário, entrevista, com base em documentação existente, observação direta e pesquisa em bibliografia. Esta amostra é para efeito de laboratório acadêmico.
O Plano de Negócio está dividido em três Fases: A primeira destaca a empresa em questões como: valores, princípios, políticas, objetivos, metas e histórico.
A segunda mostra o perfil da organização destacando os produtos, as principais tecnologias, característica do quadro funcional e organograma.
A terceira destaca os aspectos organizacionais pontos fortes e fracos, stakholdes, principais clientes, principal diferencial competitivo, análise da concorrência, Plano financeiro e finalizando com suas estratégias futuras e conclusão.
A organização em um plano piloto aderiu à proposta de melhoria, em função de fatores como: aplicação de novos equipamentos de informática adotou e vem mantendo o PDCA na cobrança de resultados em sua estrutura.