1 Resumo executivo 

A Planet Tour é uma agência de viagens composta por duas lojas no bairro do Renascença II. É especializada em venda de bilhetes e pacotes aéreos, marítimos e terrestres, nacionais e internacionais, além de comercializar estadia em hotéis, aluguel de carros e passeios em todo o mundo. Seus principais clientes são todo o tipo de público que viaja, seja a trabalho ou passeio, além de outras empresas e órgãos públicos.

Para 2011, os sócios-proprietários desejam aplicar uma agressiva campanha de marketing a fim de alavancar mais as vendas, principalmente de grandes pacotes nacionais e internacionais. Com o mercado aquecido em seus primeiros cinco anos de existência, espera-se que a nova campanha de marketing divulgue os diversos tipos de pacotes promocionais da agência e impulsione as vendas mensais significativamente.

O aumento das vendas deverá mais que compensar os custos operacionais adicionais. Esses custos consistem em um aumento considerável em despesas adicionais de comunicação de marketing.  Com isso, espera-se atrair mais clientes e empresas que busquem pacotes de viagens. Para isso, a estratégia de marketing visará tornar mais freqüente e criativa as propagandas em jornais, televisão e rádio (entre outros meios), na cidade de São Luís, cidade onde a empresa está sediada.

 

2 Introdução

 

A Planet Tour é uma agência de viagens composta por duas lojas no bairro do Renascença II. Seus produtos mais vendidos são bilhetes e pacotes aéreos, marítimos e terrestres, nacionais e internacionais, além de comercializar estadia em hotéis, aluguel de carros e passeios em todo o mundo.

A loja está em operação desde 2005, na cidade de São Luís, Maranhão e já é referência regional pela qualidade de seus serviços e volume de vendas. Seus principais clientes são todo o tipo de público que viaja, seja a trabalho ou passeio, além de outras empresas e órgãos públicos. Além dos próprios donos, todos os vendedores da loja têm experiência em vendas de pacotes turísticos, o que lhes permite ajudar os compradores a escolher os melhores serviços.

Nos últimos anos de operação, as lojas mantiveram a média de R$: 600.000,00 em vendas por mês, o que significa uma receita bruta mensal de R$: 60.000,00. Para realizar essas vendas, a loja valeu-se basicamente dos seus clientes fixos, pessoa física e jurídica além propaganda boca a boca feita por indicações desses clientes para amigos.

Este plano de marketing vai especificar como os proprietários devem utilizar-se dos meios de comunicação para aumentar as vendas das lojas, visto a enorme concorrência que a cada dia cresce na cidade.

 

3 Análise da situação

 

Nos últimos anos, o mercado de pacotes turísticos no país passou por diversas transformações. Atualmente, as companhias aéreas passaram a cortar gastos como forma de sustentarem seus negócios e muitas agências de viagens sofreram com tais transformações. A venda de bilhetes on line diminuiu drasticamente o volume de vendas das lojas, ao mesmo tempo em que a porcentagem de comissão repassada dessas companhias aos vendedores diminuiu.

Para reverter essa situação e trazer lucratividade de volta ao negócio, os proprietários dessas empresas do ramo turístico passaram a inovar, trazendo ao mercado um novo leque de serviços, além de firmarem parcerias entre si e com empresas.

A concorrência também aumentou. Nunca na história de São Luis existiram tantas agências de viagens, o que significa uma concorrência agressiva em busca não só de novos clientes, mas de profissionais experientes e qualificados no ramo. Por isso é necessário investir em meios de comunicação que tragam nova clientela para as lojas da Plane Tour.

 

4 Análise de competitividade

 

Observado a localização das lojas Planet Tour, foi constatada a existência de várias outras agências concorrentes diretamente na região. Embora haja concentração desses tipos de empresa, a convivência é pacífica porque cada uma apresenta sua clientela fixa.

Considerando que as outras agências estejam operando durante cinco anos ou mais na mesma região, ao que tudo indica, acredita-se não estar nos planos de nenhum de seus proprietários uma expansão agressiva de mercado. Além disso, uma vez que nossa expansão para o mercado local tende a chamar atenção, supomos que isto não atraia novos concorrentes.

Apesar dessas ameaças ambientais, acreditamos que as principais vantagens da Planet Tour são a disponibilidade de pacotes diferenciados, a preços promocionais, com forma de pagamento facilitada, além de um atendimento de nível altamente especializado. O know-how dos proprietários e do pessoal de vendas também distingue a Planet Tour das outras agências, como fonte confiável de orientação na escolha de pacotes turísticos nacionais e internacionais, garantindo total satisfação dos clientes.

 

5 Planejamento de marketing

 

Descreveremos agora nosso objetivo de crescimento de mercado e como planejamos alcançá-lo.

 

5.1 Objetivos de marketing:

Nosso objetivo é alcançar um aumento médio de 25% nas vendas mensais, mantendo nossa margem de lucro bruto em 10% do valor total de vendas efetuadas no período. O aumento será alcançado pela criação de uma campanha de marketing que vai divulgar os serviços da Planet Tour.

 

5.2 Público-alvo:

O público-alvo para as agências de viagens Planet Tour tem sido todo o tipo de público que viaja, seja a trabalho ou passeio, além de outras empresas e órgãos públicos. Com as propagandas, pretende-se aumentar a quantidade de clientes que ainda não conheciam os serviços oferecidos pela Planet Tour.

 

 

 

5.3 Composto de marketing:

Para atrair mais clientela, a Planet Tour investirá num plano de propagandas para divulgar seus serviços para consumidores que ainda não os conhecem e mostrar seus novos preços a antigos clientes. Os pacotes nacionais são os mais procurados, por tanto as propagandas deverão também mostrar pacotes alternativos que podem atrair a clientela, para que a empresa lucre com a venda de serviços de maior custo, aumentando assim sua margem de lucro.

A venda de serviços de alta qualidade e com grande margem de lucro reforçam a imagem da loja como lugar para encontrar pacotes turísticos superiores aos disponíveis na concorrência e esse foco atrai clientes que estão dispostos a gastar mais.

A estratégia para aumentar as receitas depende do crescimento das vendas de uma maior numero de pacotes turísticos. O principal meio para aumentar as vendas é procurando formas de reduzir os preços dos pacotes e aumentando a facilidade de pagamento para atrair novos clientes, além de fortalecer ainda mais os laços com os clientes que já são fixos. Isto se dará através de uma pesquisa de mercado para saber quais os destinos que estão mais em alta no mercado maranhense e para o conhecimento dos clientes a empresa pode optar por propagandas em televisões, rádios e eventos.

Para atrair novos clientes, recorreremos à panfletos em sinais e rádios. Além disso, a Planet Tour apoiará congressos do curso de turismo nas faculdades de São Luís, distribuindo folhetos e kits para os participantes, juntamente com cartazes e adesivos personalizados.

 

6 Implementação e Controle

O setor de vendas será responsável pela implementação do plano de marketing da Planet Tour. As etapas a serem realizadas são:

 

1. Identificar os serviços disponibilizados pela empresa;

2. Análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças);

3. Análise do ambiente interno (pontos fortes e fraquezas);

4. Formulação de metas;

5. Formulação de estratégias;

6. Formulação de programas;

7. Implementação;

8. Feedback e controle.

 

Não deixar que os gastos sejam acima dos esperados, não deixar que o lucro da empresa baixe da margem de 10% em cima dos pacotes aéreos, terrestres e marítimos. Se o retorno com a publicidade não estiver como a esperada, analisar os recursos e cancelar os que não tiverem dando retorno e após a análise escolher outras formas mais eficientes e se possível mais baratas para divulgar a empresa.

 

7 Resumo

 

A Planet Tour é uma agência de viagens composta por duas lojas no bairro do Renascença II. Tem uma experiência de 10 anos em disponibilizar serviços turísticos nacionais e internacionais, aéreos, marítimos e terrestres, além de comercializar estadia em hotéis, aluguel de carros e passeios em todo o mundo. Sua clientela é geral, não tem restrições a idade, sexo, cor, qualquer público, a trabalho ou a lazer.

Com o intuito de aumentar os lucros da empresa, os donos da empresa buscaram investir em propagadas para ampliar a divulgação de seus pacotes em sua região de atuação. O objetivo do marketing é utilizar meios de comunicação para tentar aumentar a lucratividade da empresa. Se surtir efeito, aumentará o volume de vendas, o que irá sanar os gastos com propaganda e aumentar o lucro liquido da empresa. O aumento nas vendas irá mais que compensar os custos operacionais adicionais com propaganda. Os custos adicionais consistem em um aumento de cerca de 3.500 reais por mês de propaganda em jornais, revistas, na rua, etc. Além de patrocínios que podem variar de preço.

Com a propaganda, as lojas Planet Tour passam a fornecer uma maior variedade de serviços com formas de pagamento mais suaves. Além disso, para atrair mais clientes para as lojas, a Planet Tour planeja aumentar seu orçamento através de concursos e promoções. Os recursos adicionais seriam utilizados para aumentar a freqüência de veiculação de anúncios em jornais e revistas e patrocinar atividades de relações públicas em universidades que promovem o curso de turismo. O sucesso do plano será medido no acompanhamento do volume de vendas mensais comparados aos períodos anteriores.

 

8 Apêndice: Análise Financeira

 

Este apêndice apresenta uma previsão de vendas e orçamento de apoio ao plano de marketing.

 

8.1 Previsão de Vendas:

 

O público-alvo da Planet Tour é todo o tipo de público que viaja, seja a trabalho ou passeio, além de outras empresas e órgãos públicos. Divulgando uma grande variedade de serviços, com forma de pagamento facilitada além de promover concursos e sorteios além de palestras em universidades, a Planet Tour pode aproximar-se melhor de seus clientes e, assim, aumentar o volume de vendas.

Espera-se que o aumento das vendas acompanhem a tendência histórica, mas, como o plano de marketing direciona seus esforços para as novas campanhas de comunicações, o total de vendas deve superar os padrões históricos.

 

8.2 Orçamento:

 

O orçamento para este plano de marketing é apresentado na tabela a seguir.

 

Despesas de Marketing:

Propaganda em jornais e revistas e outros meios de comunicação

R$: 3.500,00

Patrocínio

Eventos e congressos relacionados a turismo.

Concursos e Promoções

Variável

Produções gráficas

Panfletos

Brindes

R$: 0,50 unidade em média

 

 

As propagandas em jornais e revistas e outros meios de comunicação custariam em torno de R$: 3.500,00 por mês. As despesas adicionais com patrocínio serão voltadas a eventos e congressos relacionados a turismo. Concursos, promoções são variáveis dependendo da quantidade, tipo, etc. A produção gráfica . Os brindes custam cerca de R$: 0,50 a unidade e os custos totais dependeriam da quantidade encomendada.

 

8.3 Lucratividade:

 

Em média, as lojas Planet Tour vendem R$: 600.000,00 por mês, o que equivale um lucro bruto de R$: 60.000,00, ou seja, 10% em média do que é vendido. Com as novas investidas criadas neste plano de marketing, estima-se que as vendas aumentem 25%, elevando para R$: 750.000,00 o volume de vendas mensal, o que dará um aumento de lucro bruto de R$: 15.000 por mês.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

http://www.slideshare.net/ninocarvalho/implementao-controle-e-avaliao-de-estratgias-de-marketing

 

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sua-empresa-tem-um-plano-de-contingencia-ou-plano-b/11466/

 

http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/planos-de-marketing9.htm

 

http://pt.shvoong.com/business-management/marketing/1636032-exemplo-plano-marketing/