Plano de Marketing Fator de sucesso para as organizações

Introdução

 

As organizações estão inseridas em um mundo globalizado onde as mudanças acontecem de forma rápida. As organizações para sobreviverem e terem sucesso é necessário desenvolver um Plano de Marketing bem estruturado e definido para se obter vantagem competitiva frente aos concorrentes.

O que é Marketing?

É a provisão de bens ou serviços que correspondam as necessidades dos clientes, envolve em descobrir o que o cliente quer, cria ou adapta um produto que corresponda ao que o cliente deseja e ao mesmo tempo visa o lucro para a organização.  

Juntar as capacidades da empresa e as exigências de seus clientes, o qual tem de ser flexíveis para alcançar equilíbrio no mercado devendo ser capaz de predizer os desejos dos clientes e do mercado esse processo de equilíbrio acontece num ambiente de marketing sempre mutável.

Planejar é uma das tarefas mais importantes é responsável pelo sucesso ou fracasso de uma empresa, e uma das peças chaves das estratégias de uma organização é sem dúvida o plano de marketing ele deve identificar as oportunidades de negócios mais promissoras para a empresa definir como inserir, conquistar e manter posições nos mercados de atuação.

Mas então o que é um plano de Marketing?

O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade e tirar o melhor proveito das oportunidades encontradas e potencializar os pontos fortes. Conhecendo seu mercado você será capaz de traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio.

Segundo Philip Kotler, a utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejando produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes.(KOTLER,2002).

A reformulação de um Plano de Marketing é anual, e as variáveis a serem consideradas são baseadas nos 4P’s do marketing definidos pelo Prof. Jerome McCarthy, no início dos anos 60. Os 4Ps não foram propostos por Philip Kotler, como muitos pensam.

Os 4 P’s do Marketing:

As capacidades da empresa podem ser gerenciadas pela organização de marketing, podendo controlar os quatro elementos principais de operação de uma empresa o chamado “ Mix de Marketing”:

-          O produto vendido (Produto);

-          A política de preços (preço);

-          Como o produto é promovido (promoção);

-          Métodos de distribuição (praça).

 

 


Produto/Serviço:  Mais importante dos P’s é o ponto de partida para o sucesso consideramos aqui o produto como sendo um bem tangível (produto) ou intangível (serviço).. A vida de qualquer empreendimento é o que ela tem para oferecer ao cliente, o cliente compra sonho, qualidade, digo isso porque acredito que se o produto que você oferece atender as necessidades/desejos do cliente dificilmente ele migrará para a concorrência..

 

Preço é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor. Para o seu negócio, o preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa. Analisando o quanto o consumidor está disposto a pagar, a empresa avalia se seu preço ideal de venda é compatível com aquele vigente no mercado. os preços também podem ser fixados a partir dos objetivos, como alcançar um determinado mercado de consumidores, enfrentar ou prevenir competição, maximizar o lucro e assegurar sua própria sobrevivência.


Praça
é o segundo mais importante dos P’s diz respeito a como será a operacionalização do seu negócio, ou seja, como o produto será colocado a disposição do seu cliente. A localização e estrutura adequadas, canais de distribuição de seu produto ou serviço, relação com fornecedores serão determinantes para levar ao cliente o que ele necessita. O tipo do negócio determinará todos os aspectos relevantes a esse elemento. Pois preços todos podem abaixar, e em promoção todos podem investir. Para manter clientes fiéis, você precisa de tudo isso, mas um bom ponto de venda  servirá para fazer a diferença. O cliente que se sente bem em seu espaço físico, retorna sempre, e indica sua loja aos amigos.

Promoção tem a função de estimular a demanda relacionando serviços às necessidades e desejos de seus clientes. A informação que deve ser repassada deve basear-se nas necessidades de seus clientes e através dos corretos canais de comunicação. A chave do sucesso está em atrair e reter a atenção do consumidor.

Para que a estratégia de marketing esteja bem feita e completa, é necessário considerar cinco elementos essenciais no planejamento: produto (e seu ciclo de vida); preço (cujo valor ideal é aquele que cubra os custos do produto ou serviço e ainda proporcione o retorno desejado pela empresa); praça (localização e infra-estrutura); promoção (estimulando a demanda); pessoas (comunicação e motivação dos colaboradores).

Um Plano de Marketing bem estruturado é preciso partir dos 4P’s e obedecer alguns critérios que farão com que o mesmo torne-se bem sucedido. As etapas de um Plano de Marketing são as seguintes:

 

Análise da Situação -Nesta etapa é a definição da estrutura de negócios da organização. A idéia aqui é representar o estado atual da organização, relacionando os processos internos e externos de negócio, a visão da organização, etc. Nesta fase é definida a formalização da visão,  dos objetivos estratégicos, composto pelo conjunto dos processos gerenciais, operacionais e de suporte que serão envolvidos na mudança.

Definir o Público-Alvo - A definição do público-alvo significa identificar um segmento particular ou segmentos da população que você deseja atingir. O mercado consiste em muitos tipos de clientes, produtos e necessidades. É preciso determinar que segmentos ofereçam as melhores oportunidades para o seu negócio.

Oportunidades e Ameaças do Mercado –Após analisar a situação atual e definir o público-alvo, precisamos conhecer as oportunidades e ameaças que o mercado proporciona, pois administrar um negócio significa conhecer os ambientes interno e externo da organização, para que no Plano de Marketing constem as melhores alternativas para superar os desafios do mercado.

Análise da Concorrência – A análise da concorrência é uma questão fundamental para a formulação de um Plano de Marketing adequado à realidade do mercado atual e potencial em um setor de negócios. Nesta fase iremos identificar as fraquezas do concorrente para podermos potencializar e transformar em oportunidade para o nosso negócio.

Pontos Fortes e Pontos Fracos do Negócio

É fazer a análise SWOT ou FOFA. Identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do negócio que você está inserido é fundamental para se obter vantagem competitiva. Obtendo estas informações lhe facilitará estabelecer metas e objetivos de Marketing a serem alcançados e seu empreendimento terá mais chances de obter sucesso.

Objetivos e Metas de Marketing - Aqui são definidas as metas financeiras e de marketing do plano em termos de volume de vendas, participação de mercado e lucro. Os objetivos devem ser traçados no intuito de indicar para onde a empresa deseja ir.

Estratégias de Marketing – Apresenta a abordagem ampla de marketing que será usada para atingir os objetivos do plano. Os objetivos definem para aonde se pretende ir, e as estratégias devem descrever os caminhos para se chegar lá, devendo ser consistentes com os recursos disponíveis.


Planos de Ação -  Deve conter especificados os planos de marketing para atingir os objetivos do negócio.Para implementar a estratégia de marketing é preciso traçar um Plano de Ação composto dos seguintes itens:

1. AÇÕES (O QUE)?

Identifica as atividades específicas a serem desempenhadas.

2. PERÍODO (QUANDO)?

Determina o prazo de execução de cada atividade.

3. COMO?

Define a forma que as atividades deverão ser executadas na seqüência apropriada e por ordem de prioridade.

4. RESPONSÁVEL (QUEM)?

Atribui responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas mais indicadas.

5. CUSTO ESTIMADO (QUANTO)?

Levantados todos custos incluídos nas ações propostas, tais como custos de criação, confecção e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros. A verba de marketing varia de acordo com a realidade de cada negócio e deve ser contemplada a partir do faturamento da empresa.


6.Controles -descrevemos os controles para a monitoração do plano.

 Todas as ações que analisamos e que  fazem parte de um Plano de Marketing dar atenção a estas ações é o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento, mecanismo que auxilia nas tomadas de decisões de Marketing e nas prováveis oscilações do ambiente, ajuda a visualizar o futuro e estabelecer alternativas para solucionar os possíveis problemas que poderão acontecer. Se realizado corretamente o Plano de Marketing e analisado seus requisitos obteremos muitas vantagens tais como: Aumento da integração de todas atividades de marketing, minimizar os efeitos das crises,  etc. Mas não podemos aguardar que o Plano de Marketing nos forneça todas as respostas prontas e obter sucesso.

Alguns planos fracassam e nem sempre por culpa de seus administradores ou do produto/ serviço que esta sendo comercializado e sim porque a análise e as informações apresentadas eram inadequadas impossibilitando sua viabilidade.  É importante destacarmos que o Marketing e a correta elaboração e aplicação do plano de Marketing é fator crítico para o sucesso , conquistando mercados e consumidores, e as  empresas que possuem setores de marketing devem contar com profissionais especializados, treinados e atualizados sobre as ferramentas mais modernas de marketing.

Para as empresas pequenas  que não possuem departamento especializado, uma consultoria de marketing é uma alternativa para definir estratégias gerais, rever conceitos. Muitas vezes, a falta de gestão em marketing influencia diretamente no sucesso das empresas. Uma consultoria de marketing tem seu preço, mas deve ser considerado um investimento e não mais uma simples despesa.

                 Este tema foi abordado para descobrir quais eram as causas das empresas não sobreviverem no mercado por muito tempo, entender por que os micros e pequenos empresários e empreendedores da nossa região não percebem a fundamental importância de um Plano de Marketing para um empreendimento. Através deste artigo, fica muito claro que para crescer em um mercado cada vez mais volátil e competitivo, as empresas, precisam estar estrategicamente preparadas, devem estar atentas, monitorando e controlando seu ambiente e redirecionando suas estratégias, para conquistarem seu espaço.

Sabemos que as pequenas empresas apresentam maiores dificuldades para se manter e crescer no mercado, mas cabe aos seus administradores perceberem a importância do Plano de Marketing e formular estratégias. Uma das maiores vantagens destas pequenas empresas é poder conhecer mais profundamente os seus consumidores e conseguir detectar mais rapidamente suas necessidades e transformá-los em oportunidades de negócios.  É importante refletir sobre a situação atual das empresas e que visem conhecer o ambiente na qual ela estão inseridas, pois facilitará na hora de propor ações estratégicas que visam transformar as ameaças em oportunidades e pontos fracos em pontos fortes.