FACULDADE NOSSA CIDADE 

Curso: Administração de Empresa

Aluno: Lilian Lopes Sampaio

Orientador: Lawton Benatt

Artigo: Pesquisa de Mercado

Pesquisa de mercado

Antes de citar qualquer analise, vale lembrar que pesquisa de mercado tem grande a importância de orientar o leitor a respeito de algumas técnicas aplicáveis a promoção.

A teoria geral da administração precisa de informação para controlar, planejar e segmentar o mercado, juntamente com as oportunidades inseridas.

Para lançar um produto de objetivo satisfatório é necessário entender, analisar, definir planejar e executar o objetivo da pesquisa.

Existem dois tipos de pesquisa: Quantitativa, que consiste em perguntas objetivas que determinam quantas pessoas compra. Qualitativas, que analisa o comportamento de compra e suas influências, também envolvendo analise emocional.

Para uma boa pesquisa de mercado é necessário fazer levantamento, coleta de dados e buscar informações, para analise das situações (pontos fracos, pontos fortes, problemas, ameaças e oportunidades)

Definir objetivos estabelecidos das estratégias, elaboração do plano de ação (táticas) ou operacionais. No caso são eles:

Controle e avaliação. / Dimensionamento de investimentos. /Analise das características de produto./Qualidade. /Design./Serviços. /Garantias./ Marcas. /Embalagens. /Outros.

Outra questão é: a qual desses aspectos positivos deve ser mantida, ou quais desses aspectos negativos devem ser mudados.

Não deixando de citar como está o posicionamento da marca no mercado. A marca é uma das formas pela qual a empresa se comunica com o público consumidor, através dela a empresa tenta sintetizar as características do produto, formando também uma imagem na mente do cliente.

Existem varias funções das marcas como: Identificar produtos, possibilitar comparação de produto e preço, proteger o produto contra imitações, diferenciar, identificar e ajudar a localizar o produto no ponto de venda, marca que satisfaz e estimula a compra e a recompra do cliente, boas marcas gera lealdade, marcas famosas podem permitir margens maiores de lucro, permitir segmentação de mercado. Quanto a analise da embalagem, ela é um envólucro que protege o produto, comunicação informativa e persuasiva,apoio de propaganda,distribuição, diversificação do produto, facilitador de compras, despertar de sensações e atividades, promoção de venda , agregação de valor no ato de presentear .Não esquecendo o canal de distribuição que nada mais é que fabricante, intermediário, consumidor final.

Numa pesquisa de mercado a muitos fatores envolvidos desde a localização da empresa, a apresentação da mesma, sua força de trabalho, analise de comunicação.

Posicionamento de mercado

A posição de um produto, empresa, ou marca no mercado é o lugar que ocupa na mente dos consumidores em relação aos seus concorrentes. Posicionar-se por tanto é conseguir ocupar um lugar claro distinto e desejável na mente dos que compõem o mercado.

Existem varias diferenciações:

Diferenciação por produto: que consiste em desempenho, estilo, design, durabilidade, facilidade de reparo entrega rápida e confiável entre outros.

Diferenciação por funcionamento. 

Diferenciação pela imagem: usa de logotipos ou similares, moveis e cores nas instalações.

Foco no produto de mercado: Mercados atuais.

                                                       Novos mercados.

                                                       Vendas industriais/corporativas.

                                                       Novos produtos.

                                                       Mercado alvo.

                                                       Pontos de diferenciação.

                                                       Posicionamento.

Conforme Antonio R. Costa:

Demonstrar a importância que essa ferramenta mercadológica tem, para o perfeito desenvolvimento das ações de marketing promocional, pode parecer estranho para alguns profissionais de marketing e, mais diferentemente da comunicação, a utilização da pesquisa de mercado promocional. Essa visão existe porque, tradicionalmente, as pesquisas são realizadas, por empresas e (ou) agências, visando ao desenvolvimento das atividades e do plano de marketing e de comunicação após, as quais são elaboradas os planos promocionais e merchandising. (ANTONIO R COSTA (2002) pg. 246)

1.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTONIO R. COSTA, Marketing Promocional para mercados Competitivos. !º edição (2002) SP

SEMENIK RICHARD J, Principals de Marketing SP (1996)RAAP

STAN COLLINS, TOM A GRANDE VIRADA DO MARQUETING. SP (1999).