FACULDADE NOSSA CIDADE FNC

ADMINISTRAÇÃO 6° SEMESTRE

ERICA GOMES PERREIRA DA SILVA RA 1735

ORIENTADOR: PROFESSOR LAWTON BENATTI

PESQUISA DE MERCADO

A pesquisa de mercado tem o papel de extrema importância para as empresas, com ela podemos descobrir pontos relevantes nos produtos, e serviços para conseguimos conhecer a satisfação dos clientes de uma determinada empresa ou ate mesmo a aceitação de novos produtos e claro a aceitação dela no mercado enfim o intuito é descobrir ou chegar o mais perto da opinião do público alvo.    

Pesquisa de marcado consiste em uma coleta de dados e que se transformam em relatórios ricos de informações que analisadas podemos exatamente o que a empresa precisa sobre a sua situação especifica de marketing, essas fontes de dados também podemos encontrar em fornecedores de pesquisa sobre o marketing entre as quais se apresenta o próprio relatório interno de balanços e outros memorandos, informativos, como fonte do governo, jornais, revistas, periódicos, fontes de dados comerciais, etc. Segundo apresentado por Kotler, há inúmeros representantes na venda de informações, cabe cada empresa avaliar e prever apartir deles saber até onde essas informações poderá contribuir com o crescimento da empresa.

“Elaborar um plano de pesquisa exige decisões sobre fontes de dados, abordagens de pesquisa, instrumentos de pesquisa, plano de amostragem e métodos de contato.” (KOTLER, 2000, p.128)

 Para a pesquisa pode ser utilizada diversos tipos de instrumentos cabe ao pesquisador escolher a mais apropriada para busca de dados, para chegar aos ideais da empresa.

Fontes de dados. Podemos reunir dados primários, que são aqueles coletados para uma finalidade especifica de pesquisa, ou dados secundários que são aqueles coletados para outros fins, mas que pode ser utilizado em uma pesquisa que o caiba, ou ate mesmo ambos, esses dados coletados podem se transformar em um banco de dados de clientes potenciais ou possíveis que quando usados apropriadamente se tornam uma ferramenta letal e um grande triunfo para as empresas, na finaliza de marketing ou como qualificação de indicação de venda de um produto ou serviço, relação com clientes.

 “Abordagens de pesquisa. Dados primários podem ser coletados de cinco maneiras: pesquisa por observação, grupo de foco (focus group), levantamentos, dados comportamentais e pesquisa experimental.” (KOTLER, 2000, p.129).

A pesquisa de grupo de foco é comum para industrias e serviços, consiste no deslocamento do pesquisador ate o local onde se encontra o pesquisado, as maiores vantagens são: rapidez na coleta interação estimulação,etc. Maiores desvantagens amostras pequenas, a interação pode afetar nas opniões etc.

 Levantamentos: é quando as empresas fazem levantamentos para mensurar o grau de satisfação e opiniões.

Dados comportamentais: é análise de comportamento de compras dos clientes talvez seja ate a mais assertiva, pois é mais confiável acreditar em um acontecimento em si do que em questões respondidas. e segundo de Kotler (2000) .  Sobre o contraditório do que se imagina, por exemplo, de que pessoas de classes elevadas nem sempre compram produtos de marca, e que pessoas menos abastadas são as que mais compram marcas, o que não refletem nas declarações.

Pesquisa experimental: e considerada cientificamente a melhor pesquisa tem um maior controle eliminando as interferências exteriores fazendo com que conseguimos um resultado mais confiável.

 “Uma das principais razões para se empreender pesquisas de marketing é poder identificar oportunidades de mercado. Uma vez concluída a pesquisa, a empresa deverá mensurar e prever o tamanho, o crescimento e opotencial e lucros de casa oportunidade de mercado.” (KOTLER, 2000, p.140).

Uma pesquisa sendo bem feita da à empresa uma grande oportunidade de crescimento, lucro, pode até levantar empresas “pré-falidas”porem tem que ser uma pesquisa bem feita com coletas de dados bem estruturados e analisadas, pois também pode deixar de ser uma ferramenta de ajuda e acabar atrapalhando se não for utilizada direito. Em fim é uma ferramenta que deve ser utilizada com sabedoria.

REFERENCIA BIBLIOGRAFIA

KOTLER,2000.