FACULDADE LUCIANO FEIJÃO - FLF

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 

 

 

 

                   

ANA EUGÊNIA RIBEIRO FÉLIX PASSOS

 

 

 

 

 

 

 

PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO ACERCA DO MARKETING PESSOAL COMO INSTRUMENTO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL NA CIDADE DE SOBRAL-CE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOBRAL-CE

2015

 

ANA EUGÊNIA RIBEIRO FÉLIX PASSOS

 

 

 

 

 

 

PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO ACERCA DO MARKETING PESSOAL COMO INSTRUMENTO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL NA CIDADE DE SOBRAL-CE

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Administração da Faculdade Luciano Feijão- FLF, como requisito à obtenção do título de Bacharel em Administração.

                                                               Profª. Dr ª Cellyneude de Souza Fernandes

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                        SOBRAL-CE

2015

ANA EUGÊNIA RIBEIRO FÉLIX PASSOS

 

PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO ACERCA DO MARKETING PESSOAL COMO INSTRUMENTO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL

 

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresentado ao Curso de Graduação em Administração da Faculdade Luciano Feijão- FLF, como requisito à obtenção do título de Bacharel em Administração.

 

 

 

COMISSÃO EXAMINADORA

 

_____________________________________

Orientadora Prof(a) Dr ª Cellyneude de Souza Fernandes

Faculdade Luciano Feijão- FLF

Prof. Ms. Osmany Mendes Parente Filho

Faculdade Luciano Feijão- FLF

 

_____________________________________

                                          

Faculdade Luciano Feijão- FLF

 

 

 

 

Sobral, ­­­ 18 de dezembro de 2015.

PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO ACERCA DO MARKETING PESSOAL COMO INSTRUMENTO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL NA CIDADE DE SOBRAL-CE

                                                                                             Ana Eugênia Ribeiro Félix Passos[1]

                                                                                               Cellyneude de Souza Fernandes[2]

 

Resumo: O marketing pessoal vem conquistando espaço na área de Administração de Empresas, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional no mercado de trabalho. Assim, questiona-se como o administrador tem utilizado o marketing pessoal para se promover na sua carreira e quais as estratégias que fortalece o seu desempenho no mundo do trabalho competitivo. Objetiva-se analisar a utilização do marketing pessoal pelo acadêmico de administração, conhecendo-o como instrumento de crescimento profissional no mercado de trabalho. Metodologicamente, adota-se o questionário para a coleta de dados que tem como foco os acadêmicos de administração de faculdades públicas e privadas. Com relação ao marketing pessoal percebe-se, na opinião dos acadêmicos o uso de estratégias de autopromoção, ou seja, o marketing pessoal e que, para permanecerem no mercado procuram satisfazer as necessidades dos usuários e investir na sua formação profissional e pessoal. As estratégias mais utilizadas são de contato com profissionais da área, promoção da satisfação dos usuários, boa apresentação pessoal. O uso do marketing pessoal para a eficiência desses elementos possibilitará aos acadêmicos, ferramentas para sua entrada e permanência no mercado de trabalho e, consequente valorização do profissional e da profissão. Contudo, deve partir de uma ação planejada e de um plano de marketing pessoal.

Palavras Chave: Marketing; Marketing Pessoal; Acadêmico de Administração, Carreira

1 INTRODUÇÃO

O marketing pessoal tem sido visto e reconhecido como uma ferramenta de suma importância para se inserir no mercado de trabalho, além de estar cada vez mais ganhando espaço nas inúmeras áreas de atuação humana, cooperando no crescimento pessoal e profissional no mercado de trabalho.

O marketing pessoal “fortalece o crescimento pessoal e profissional da “marca” da pessoa”. Refere-se ao desempenho individual de atrair e manter relacionamentos pessoais e profissionais entre a equipe, etc., de forma definitiva para que através e por meio deles se realizem ciclos de atendimento de necessidades mútuas, gerando satisfação a todos. Mas não trata a pessoa como um objeto, ao contrário, valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. (PETERS, 2000; OLIVEIRA NETO, 1999).

Pode-se definir esse mecanismo como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos importantes do ponto de vista pessoal e profissional. Os componentes fundamentais, quando se atesta que o caminho do sucesso é a prática do marketing pessoal, são: a qualidade do posicionamento emocional para com os outros; a comunicação interpessoal; a montagem de uma rede relacionamentos; o correto posicionamento da imagem.

             Diante do exposto e percebendo a necessidade de se analisar a temática, surge a seguinte indagação: como o marketing pessoal pode influenciar o crescimento profissional dentro de uma organização?  Para tanto se definiu como objetivo geral verificar se o marketing pessoal tem sido percebido pelos acadêmicos de administração como uma estratégia benéfica para crescimento de carreira profissional.

             Para alcançar o objetivo geral foram definidos como objetivos específicos: mostrar acerca do conhecimento dos estudantes sobre a importância do marketing pessoal na carreira profissional; apresentar as principais formas de aplicação desse meio para o progresso profissional; descrever de que forma o marketing pessoal tende a colaborar no crescimento dos profissionais que o investirem como ferramenta na obtenção do sucesso.

            O tema deste trabalho foi escolhido por considerar que o marketing pessoal tornou-se uma ferramenta estratégica indispensável no processo de se ter com sucesso uma marca pessoal na atualidade. E que apesar de se saber disso, ainda há certa dificuldade em colocar em prática este recurso para um bom desempenho particular.

            Marketing pessoal é a administração e divulgação de uma imagem autêntica, única, com a qual você se sinta bem e que pareça coerente aos olhos do público. No mercado competitivo em que vivemos construir uma boa imagem pessoal, profissional e social exige postura adequada. Se você não plantar, nada irá colher, portanto se existe um "plano de marketing" detalhado para um produto, não há motivo para não existir um "plano de Marketing Pessoal" mais detalhado ainda (BALLBACK; SLATER 1999).

            Por isso, serão explanados, de forma clara, como os acadêmicos poderão utilizar dessa estratégia para se inserir no mercado de trabalho, através do seu investimento na imagem pessoal, pois cada um é o produto do que se mostra e se vende. Portanto, para crescer profissionalmente, é importante saber como vender bem o produto pessoal, buscando as oportunidades de cada profissão.

            Com o objetivo de desenvolver a problemática proposta, o presente estudo irá apresentar baseado nas informações do assunto proposto, na sequência, após essa introdução, apresentam-se os conceitos e teorias para o entendimento, posteriormente a metodologia utilizada e os resultados são apresentados, respectivamente encerra-se com as conclusões e considerações finais, seguidas das referências.

2 MARKETING

O marketing é visto como peça chave para os vários ramos empresariais, sendo uma ferramenta indispensável para as organizações por lhe disponibilizar um diferencial de mercado. Através de sua prática, o marketing transforma necessidades individuais em oportunidades de negócio.

Antigamente, as organizações tinham a necessidade de focar seu potencial nos produtos ou serviços oferecidos. Aos poucos, o foco passou a ser outro, o cliente. Com isso, a preocupação agora passa ser identificar as necessidades e os desejos dos clientes sobre os produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

Há um composto de marketing criado para as empresas, chamado de mix de marketing ou 4P’s, estes elementos representam variáveis importantes de um negócio como: pessoas, embalagem, lucro, política, marca logística, propaganda e descontos. Esse conjunto de variáveis é controlável, em que a empresa pode utilizar para influenciar as respostas dos consumidores, que tem como objetivo fundamental empresa com seu mercado onde consiste em um conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para conseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo e no público-alvo.

            Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos: produto é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado; preço é o volume de dinheiro cobrado por um produto e/ou serviço; praça também é conhecida como PDV ou ponto de venda ou canal de distribuição; e promoção ferramentas de promoção de vendas são cupons, concursos, prêmios, entre outras.

 Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. A essência do marketing é o desenvolvimento de trocas em que organizações e clientes participam voluntariamente de transações destinadas a trazer benefícios para ambos. O marketing interage diariamente uma centena de vezes com milhares de marcas, mesmo que não se perceba e afeta definitivamente de forma direta a vida das pessoas. Ele fornece bens e serviços para satisfazer necessidades (CHURCHILL,2005; MACCARTHY,1997 ; PERREAULT 1997)        

            Todavia, entender e satisfazer as necessidades dos clientes não é fácil, afinal há uma grande diversidade de valores, culturas, informações e recursos, sendo primordial analisar cuidadosamente a melhor maneira de inserção e aceitação no comércio.

 “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através de criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Também é visto como uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como, a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público” (KOTLER; KELLER, 2006).

Os consumidores, por sua vez, têm desejos ilimitados que se renovam constantemente. A capacidade produtiva pode ser maior ou menor que a demanda. Em qualquer situação o mercado como um todo pode sofrer consequências de faltas ou de excessos, o que prejudica tanto os consumidores como os fornecedores. Nesse aspecto, a função do marketing é de proporcionar equilíbrio entre os dois setores, o produtivo e o de consumo, ajudando a não faltar ou exceder a capacidade. As empresas, visando ao lucro, procuram equilibrar e aperfeiçoar a oferta e a demanda.

Na verdade, a importância do marketing na sociedade é de muito fácil constatação. Todos os indivíduos têm alguma forma de influência do marketing nas suas atividades diárias. Em certo sentido, a força do marketing está em toda parte, pois na sociedade moderna tudo o que consumimos é consequência de uma relação de troca que envolve produtos, preços, distribuição, e comunicação. Portanto, o papel do marketing na sociedade é permitir a vida acontecer com as suas necessidades básicas e mais conforto.

2.1Marketing Pessoal

O marketing pessoal nada mais é que uma extensão do marketing convencional. O que difere, de fato, são os objetivos e as propostas do marketing pessoal. Ao invés de produtos e serviços, o foco se dá na imagem do indivíduo frente à sociedade. Busca-se promover uma imagem desejada e que traga vantagens ao indivíduo.

 “Marketing pessoal é uma nova disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e das vivências pessoais dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura.”. Envolve a venda de uma imagem, ou seja, a promoção e aceitação de uma imagem a partir da exposição adequada de características, comportamentos, valores e a própria apresentação pessoal. (KOTLER,2003; DAMETO, 2007 ),

O marketing pessoal é referido à marca individual da pessoa e o que ele representa na mente das pessoas que convivem com ele ou que o veem em determinados momentos da vida social.     

Trabalhar a própria imagem e divulgar a sua marca contribuirá substancialmente para a valorização pessoal e profissional. Marketing pessoal pode ser considerado um conjunto de estratégias individuais para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes perspectivando a aceitação e o reconhecimento por parte de outros (BORDIN FILHO, 2000; JESUS, 2000).

O marketing pessoal, então, pode ser conceituado como a imagem particular que torna o indivíduo um produto, e isso é um método contínuo de diferenciação na vida social, pessoal e profissional. Dessa forma, há a preocupação e busca no mercado, pelas empresas, de pessoas com perfil pessoal e profissional que concebem as necessidades dos diversos ambientes de trabalho nas corporações.

           Esse mecanismo está relacionado com o processo de se evidenciar, explicando o motivo pelo qual algumas pessoas ganham fama, atingindo o topo do sucesso, enquanto outras permanecem obscuras mesmo tendo capacidade para realizar um excelente trabalho. No entanto, políticos, executivos, artistas, entre outros profissionais, procuram visibilidade principalmente no início da sua carreira, sendo que em seguida procuram mantê-la.

Marketing pessoal é a técnica de aplicar aos propósitos pessoais e/ou profissionais de indivíduos os princípios mercadológicos - institucionais de adequação das empresas às necessidades e expectativas de seus vários públicos. É uma transposição de conceitos oriundos do campo das pessoas jurídicas para o campo das pessoas físicas. Também visto como divulgação de uma imagem autêntica, única, com a qual você se sinta bem e que pareça coerente aos olhos do público. No mercado competitivo em que vivemos construir uma boa imagem pessoal, profissional e social exige postura adequada (VAZ ,2000; ACIMAR,1999)

           Pode-se dizer que o marketing pessoal, é a todo o momento a excelência em tudo o que se realiza, é um esforço diário de adequação e mudança de comportamento no seu jeito de pensar, portar-se e agir com o foco sempre no objetivo de alcançar e principalmente manter vínculos que contribuam para atingir metas pessoais e profissionais. Quanto mais respeitada é sua marca, mais adquirirá espaço no mercado.

Nas organizações a execução de técnicas e processos de marketing pessoal visa viabilizar capacidades e potencialidades voltadas para oferta e troca de ideias, produtos e serviços satisfazendo os fornecedores e os consumidores, concedendo valorização pessoal, obtendo vantagens competitivas com qualidade e a capacidade de seus colaboradores, no cumprimento de tarefas, com bom humor, espírito de motivação, bons hábitos, atitudes positivas e entusiasmo ambiente profissional, pronto para mudanças concretizando as realizações e as superações de seus obstáculos.

O grande desafio do marketing é criar marcas fortes que vão ao encontro das necessidades e desejos dos consumidores e, por essa via, possam aspirar uma vida longa. Se assim acontece com os produtos e os serviços, da mesma forma acontece com as pessoas. O marketing pessoal, como ferramenta de orientação profissional e pessoal, tem como conceito prático desenvolver a sensibilidade de uma pessoa de modo que se perceba e integre num certo momento, numa situação, nas mudanças e transformações que surgem no meio organizacional e social, como forma de revalorizar suas habilidades e competências (DOIN, 2010; DILDA, 2002)

            Quando se diz que o marketing pessoal gera o crescimento pessoal e profissional, refere-se ao fato de que ao utilizá-lo, a pessoa passa a procurar o aprimoramento de seus talentos e competências, através da atualização de conhecimentos específicos e gerais, e com isso podendo realizar mais facilmente suas metas e objetivos. Na verdade, o marketing pessoal auxilia na criação da marca da pessoa e é uma ferramenta de extrema importância, pois aprimora a imagem e fortalece as habilidades como liderança, percepção e o próprio carisma.     

A imagem pessoal vai além da aparência e da futilidade, requer valores que ajudam a compor o marketing pessoal. O primeiro é representado pelo “ser e querer”, que diz respeito ao autoconhecimento. É a busca e o encontro do diferencial profissional e pessoal, é o que o indivíduo tem de melhor. O segundo é a“percepção”, capacidade de se fazer perceber e de evidenciar as qualidades que se possui. O terceiro é a “visibilidade”, isto é, valorização da imagem, como a aparência, postura, roupas adequadas às ocasiões, voz, entre outros (ABREU;BALDANZA, 2003).

O cuidado com a aparência traz enorme repercussão e confiança diante das pessoas. É importante que o indivíduo peça ajuda às demais pessoas, pedindo opiniões e sugestões sobre a sua imagem. A aparência dentro e fora da empresa deve ser mantida, mesmo que seja informal ,mas nada que extrapole o bom senso.

2.2 Relação do marketing pessoal na profissão de administração

         

       A história da Administração iniciou-se na Suméria por volta do ano 5.000 a.C. quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.

Alguns fatos podem ser citados como exemplo para o início da utilização da administração em setores políticos, econômicos, sociais, tal como no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada.

Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis. As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.

. Os administradores atuais têm como desafio, relacionar-se em um ambiente interno mais valorizado, criterioso e informado e simultâneo de conduzir as empresas no competitivo, mutante e turbulento mercado global. A morte prematura de empresas, os altos índices de ineficiência e a incapacidade de solucionar problemas têm demonstrado que o antigo método de gestão é ineficaz e suicida para essa nova realidade (SENGE, OLIVEIRA, 2007).

O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX.  Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução Industrial.

A partir da revolução industrial, com mudanças tecnológicas e competição acirrada entre empresas, as pessoas passaram a ter maior poder de escolha, por outro lado tiveram que adotar várias estratégias para entrar e se manter no mercado. Logo a construção e o cultivo de uma imagem positiva passaram a contribuir para a capacidade promocional de indivíduos e de organizações, uma vez que o que está sendo mostrado tende a ultrapassar o âmbito local e levar os acontecimentos de maneira global.

Nesse sentido, cada vez mais, ficou reconhecida a importância de se desenvolver uma marca que se torne uma referência no mercado e possa, com isso, ser a mais lembrada, a mais procurada, e consequentemente a mais rentável. E isso não acontece somente com empresas, produtos ou serviços, mas com pessoas também. Essa é a ideia que fundamenta o marketing pessoal, extensão do marketing em si.

Marketing pessoal é expressão que definitivamente abriu espaço na busca do desenvolvimento pessoal em direção ao sucesso profissional (CARVALHO, 2000; GRISSON, 2000).

O marketing pessoal se tornou ferramenta indispensável na administração da carreira de qualquer profissional já que são tantas as opções à disposição de que quem contrata. É preciso que o profissional se mostre que faça com que eventuais contratantes saibam que ele é bom em sua atividade, e por que é bom, não somente para conseguir um trabalho, como para manter-se no mesmo e crescer dentro dele. Nessa perspectiva o marketing pessoal tem muita relevância no que se refere ao profissional de Administração. Na medida em que este profissional é a grande participação na organização em que trabalha, sobretudo por ter entre suas atribuições, comumente, a representação da entidade diante de outras, por isso é indispensável que cultive uma imagem positiva.

3 CARREIRA

O progresso profissional depende do bom desempenho no cargo atual do colaborador, assim, terá mais credibilidade de sucesso no cargo futuro. A carreira é a sequência de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa dentro da organização.

No planejamento de suas atividades, a administração de recursos humanos deve criar condições para a plenitude das realizações das potencialidades pessoais. Assim, a carreira passa a ser fruto do resultado de decisões e investimentos pessoais realizados deliberadamente em longo prazo e dentro de um plano racional e consistente.

Atualmente, cabe ao profissional planejar e administrar sua carreira, que deve independer da empresa. É extremamente necessário ter objetivos que não se relacionam com as conquistas de cargos, mas sim com a aquisição de competências e responsabilidades.

Algumas organizações incentivam os seus colaboradores, oferecendo cursos, treinamentos internos, palestras, auxiliando a planejar suas carreiras.

Carreira é decisão e responsabilidade do profissional. Cabe à empresa, no entanto desenvolver e manter programa de carreiras, que propicie o desenvolvimento e crescimento profissional, com uma boa avaliação de pessoal e um bom plano sucessório, é possível programar a carreira de cada pessoa para exercer funções para as quais demonstre aptidões (PONTES, 2007; LACOMBE, 2005).

O desenvolvimento de carreira constitui os esforços que são focalizados no desenvolvimento de pessoas talentosas dentro da organização. Os gestores são os principais agentes de acompanhamento e aconselhamento da carreira dos profissionais de uma organização. São responsáveis pelos estímulos motivacionais capazes de despertar a consciência de cada indivíduo rumo ao desenvolvimento profissional.

Carreira é o autoconhecimento de como as experiências pessoais e profissionais relacionam se com seu trabalho atual e futuro para maximizar suas habilidades e comportamentos e atingir seus objetivos de vida. a grande maioria das pessoas encara a reflexão sobre suas carreiras apenas como a identificação de oportunidades e a busca de aprimoramento profissional, subordinando suas carreiras a uma realidade dada pelo ambiente e perde a condição de atuar sobre esta realidade. (SAVIOLI, 1999; DUTRA, 2009)

O autodesenvolvimento e o planejamento individual de carreira passam a ser uma preocupação essencial dos profissionais que estão interessados em aumentar suas possibilidades de crescimento profissional.

 

 

5 METODOLOGIA DA PESQUISA

O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica, com caráter exploratório. Sua finalidade foi identificar o grau de conhecimento dos acadêmicos de administração sobre a importância do marketing pessoal e sua utilização para ingressar no mercado de trabalho. Segundo Mattar (2009), pesquisa descritiva descreve as características de grupos, por exemplo, colher um perfil dos consumidores através de sua distribuição em conexão a sexo, faixa etária, nível socioeconômico e etc. Isto porque tende a buscar descrever com precisão fatos da realidade da população, nesse caso os acadêmicos de administração da cidade de Sobral. É de caráter exploratório, pois, segundo Moresi (2003), ela “é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado.” Já os dados secundários serão obtidos através de pesquisa bibliográfica – livros, artigos e entre outras publicações sobre o assunto. Segundo Marconi e Lakatos (1992), a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, realizada em livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. A sua finalidade é fazer com que o pesquisador faça um estudo baseando-se inteiramente em algo já publicado, ou seja, material escrito sobre um assunto, podendo amparar na análise de suas pesquisas. O levantamento bibliográfico está implícito em todo o processo da pesquisa desde a elaboração do projeto até o relatório final.

Enquanto a abordagem qualitativa, pois a mesma tem como foco saber a opinião dos entrevistados, através da aplicação de questionários estruturados. Onde segundo Santini (2013), ele define pesquisa qualitativa como: “busca avaliar alguns aspectos de forma mais profunda e identificar as motivações que nos levam a consumir...”.

O questionário possuía perguntas de múltipla escolha para verificar quais são os atributos mais importantes em relação ao conhecimento a respeito de marketing pessoal, a utilização do mesmo pelos acadêmicos, a importância para se inserir no mercado de trabalho.

Inicialmente, pretendia-se aplicar a uma população de 220 acadêmicos, sendo eles do 3º e 7º semestre, que foram escolhidos por já terem cursado disciplinas que tratavam do assunto, devido à universidade pública está em período de férias, houve dificuldades para encontrar os acadêmicos. No entanto, a amostra foi de 100 questionários. Para Mattar (2008), “Amostra é qualquer parte de uma população”.

 Os dados foram coletados no período de 05 a 14 de Outubro de 2015, nas faculdades escolhidas pelo autor e por meio de e-mail, enviadas aos acadêmicos.

As informações coletadas foram tabuladas e representadas através de gráficos. Segundo Marconi e Lakatos (2002) o pesquisador de posse do material coletado, deve submetê-lo a uma verificação crítica dos dados tabulados, onde os dados são codificados, ou seja, transformar o que é qualitativo em quantitativo, para facilitar a análise e comunicação das informações.

O questionário utilizado na pesquisa foi elaborado conforme o seguinte critério: as questões de 1 a 3 referem-se aos conhecimentos adquiridos sobre o tema marketing pessoal, as questões de 4 a 10 visam identificar a utilização do marketing pessoal no quesito atitude, as questões de 11 a 17 analisam a imagem dos pesquisados, examinam os valores éticos, morais e sociais atribuídos pelos mesmos. Para a análise dos resultados foram somados os resultados das respostas “sempre” e “às vezes”, consideradas como positivas e para o resultado geral foram analisadas as questões de 4 a 17.

 

6 ANÁLISE DOS RESULTADOS

A análise dos dados visa apresentar o grau de conhecimento dos entrevistados sobre o Marketing Pessoal. Os dados coletados apresentam as informações necessárias para identificar à importância de se fazer a marca pessoal.

As respostas dos questionários dos acadêmicos foram fundamentais para a compreensão do que se entende como fatores importantes. Tais fatores são imprescindíveis para a formação do Marketing Pessoal para obtenção e manutenção da carreira profissional.   

Observou-se que do público entrevistado 59% pertence ao público feminino e 41% ao masculino. Esse dado é interessante pois tradicionalmente o curso de administração é um curso “masculino”, o que demonstra que a questão de gênero está sendo bem dialogada nessa área.

A caracterização quanto a idade pode ser observada na (Figura 1).

 

                     Figura 1: Caracterização quanto a Idade

                   

          

 

 

Fonte: Pesquisa direta (20144)

                  

      De acordo com a figura 1, podemos observar curso de administração é constituído em sua maioria por jovens e desses 95% estão no mercado de trabalho. Se tratando de ser maioria jovens, tem o ponto positivo da disposição, tempo livre, mas por outro lado, tem o fato de muitos não terem opinião formada sobre o curso que realmente quer fazer. Em relação aos jovens trabalharem e estudarem, pode acontecer de não conseguirem se dedicar ao máximo ao curso, devido a carga horária de trabalho. Porém, quando o acadêmico tem a chance de trabalhar na área onde está cursando, agrega teoria e prática.

Na (Figura 2) podemos observar onde foi adquirido conhecimento

Figura 2: Aquisição de Conhecimento

 

Através dos dados mostrados na figura 2, pode-se notar que os acadêmicos buscam frequentemente meios para melhorar o conhecimento sobre marketing pessoal. No entanto, é necessário que os mesmos sempre realizem alguns treinamentos para manter-se atualizado no mercado de trabalho. 

Você é o seu próprio agente de vendas. Conforme entrega seu produto – suas capacidades, sua experiência e seu conhecimento, você desenvolverá relacionamentos com seu “consumidor” como as empresas quando vendem um carro ou condomínio. (CILETTI, 2011

O comportamento em relação à atitude é observado na (Figura 3)

 
   

E co

 

 

Figura 3: Análise do Comportamento em Relação à Atitude

De acordo com a figura 3, nota-se uma discrepância em relação as respostas, pois podemos perceber que o item cumprimento as pessoas não está em maioria, porém ser cortês está em evidência, em seguida da busca de empenho ao realizar as tarefas.

Segundo Girard (1997, p. 151), um sorriso é algo sensacional. É capaz de clarear os céus. É capaz de animar os espíritos. É capaz de mudar a pessoa. Um sorriso tornará mais fácil a promoção pessoal; sua ausência dificultará muito essa tarefa.

A análise do comportamento em relação à imagem é vista na (Figura 4)

Figura 4: Análise do Comportamento em Relação à Imagem

De acordo com a figura 4, nota-se que os entrevistados preocupam-se com sua imagem, buscando estar bem vestidos, com sua higiene pessoal feita, e passando confiança em suas atitudes.  É fundamental saber se cuidar, adotar e cultuar atitudes e valores positivos tais como: otimismo, integridade, bondade, paciência, tolerância e flexibilidade.

Arrumar-se é exatamente tão importante quanto o que você escolher vestir, dos pés à cabeça. Aliás, os cabelos tem mostrado seu potencial para interferir na aparência tanto ou mais até que as próprias roupas. A quantidade de maquiagem aplicada envia uma mensagem inevitável também e, na maioria dos locais de trabalho, a discrição é o elemento-chave. (POST,2003).

Na (Figura 5) observamos a Análise do Comportamento em Relação à Valores

Figura 5: Análise do Comportamento em Relação à Valores

(2014)

 

Na figura 5, foi discutido sobre valores, onde foi tratado o relacionamento como fonte de aprendizagem, sobre atualização em conhecimentos gerais e o prazer no trabalho. Concluiu-se, então que em grande maioria, os acadêmicos preocupam-se com aprendizagem, buscam conhecimentos e trabalham com prazer.

De acordo com Uchôa e Silva (2004), para aplicação do Marketing Pessoal é necessário ter um planejamento pessoal do que ser, onde se quer estar, num determinado período de tempo. Ou seja, é necessário ter objetivos definidos, focando naquilo que se deseja alcançar. Desta forma, as estratégias de Marketing Pessoal não são somente possuir uma postura ética e valorizar a aparência pessoal. É, antes de tudo, um planejamento de ações que busquem promover, primeiramente, a delimitação de um propósito a fim de atingir um objetivo definido, como por exemplo, o sucesso e a realização profissional.

 

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

            O marketing pessoal pode ser definido como uma reunião de ações estratégicas, atitudes e comportamentos que conduzem a trajetória pessoal e profissional para o sucesso por meio de qualidade e habilidade inatas ou adquiridas pelo indivíduo que, aperfeiçoadas, promoverão comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objetivos.

No presente trabalho, foi avaliado o conhecimento dos acadêmicos em Administração em relação à utilização do marketing pessoal, bem como de que forma este conhecimento foi adquirido. A pesquisa permitiu analisar características do modo de agir dos indivíduos investigados e o posicionamento dos mesmos no ambiente pessoal e profissional.

Após a análise dos itens pesquisados, concluiu-se que a maioria dos formandos em Administração conhece e utiliza o marketing pessoal como uma estratégia de posicionamento de mercado. De um modo geral, estes alunos adquiriram informações sobre este tema através das disciplinas cursadas nas faculdades onde os mesmos estudam.

Deve-se ressaltar que é de suma importância que as faculdades, continuem e aperfeiçoem o exercício do seu papel de desenvolver o potencial de seus alunos gerando neles uma maior consciência da importância do marketing pessoal para o sucesso pessoal e profissional.

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ABREU, Nelsio Rodrigues de; BALDANZA, Renata Francisco. Marketing Pessoal:ser e querer, percepção e visibilidade. Revista Científica Symposium, Minas Gerais,v.1, n. 2, p. 102-106, Jul. / Nov. 2014.

 BALLBACK, J.; SLATER, J. Marketing Pessoal: como orientar sua carreira para o sucesso.São Paulo: Futura, 1999

BORDIN FILHO, S. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio deJaneiro: Record, 2002.

CARVALHO, Antonio Pires de; GRISSON, Diller. Manual do secretario executivo. São Paulo:D´livros Editora, 1998.

CILETTI, Dorene. Marketing Pessoal: São Paulo: Cengage Learning, 2011.

CHURCHILL, G. A.; PETER J.P. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo:

Saraiva, 2005

DAMETO, André. Marketing Pessoal – muito além da auto-ajuda. Disponível:<http://www.cbm.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesed_cbm/arquivos/artigos/rh_mark_pess.pdf>.Acesso em 28 setembro de 2014.

DOIN, E. O marketing pessoal na sua trajetória profissional. Disponível:em:http://www.mulherdeclasse.com.br/marketing_pessoal%20X%20trajetoria%20profissional.htm> Acesso em: 15 outubro. 2014.

DUTRA, J. S. Administração de carreira: uma proposta para repensar a gestão de pessoas.

São Paulo: Atlas, 2006

GIRARD, Joe.  Como Vender o Seu Trabalho.  Trad. Maria Aparecida Moraes Rego.  6. ed.  Rio de Janeiro: Record, 1997. 

JESUS, S. L. O que é marketing pessoal. Disponível em: <

http://clialconsultoria.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=21&Itemid=33>. Acesso em: 21 novembro. 2014.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing:a edição do novo milênio. In: Revista

Científica Eletrônica de Administração. Ano V, Numero 9 – Dezembro de 2005 – Periódicos Semestral. Disponível em www.revista.inf.br. Acesso em 20 setembro 2014.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. 12. ed. São

Paulo: Person Educação, 2006.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LACOMBE, Francisco José M.; HEILBORN, Gilberto Luiz J. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing. 5.ed. São Paulo: Atlas. 1999.

MATTAR, N. F. Pesquisa de marketing. 4. ed. Edição Compacta. São Paulo: Atlas,

2008.

McCARTHY, E. J.; PERREAULT, W. D. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, 1997.

MORESI, E. Metodologia da pesquisa. Disponível em:

http://ftp.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/ 1370886616.pdf. Acesso em: 16 de outubro 2014.

OLIVEIRA NETO, Pedro Carvalho de. Marketing  Pessoal: o posicionamento pessoal através do marketing.  6.ed. Fortaleza, 1999

PEASE,ALLAN & BARBARA.Desvendando os segredos da Linguagem Corporal.Rio de Janeiro: Sextante,2005

PETERS, T. Reinventando o trabalho. São Paulo: Campus, 2000.

  

PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de cargos e salários. 12ª ed. São

Paulo: LTr, 2007.

POST, Peggy; POST, Peter . Manual completo de etiqueta nos negócios: a vantagem do comportamento certo para o sucesso profissional; tradução de Maria Silvia Mourão Netto, Rio de Janeiro: Campus, 2003

SAVIOLI, N. Carreira – Manual do Proprietário. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1991.

SANTINI, Denis. Técnicas de marketing para quem tem uma franquia. Extraído via

<www.portaldofranchising.com.br>, em 20 de novembro de 2014.

UCHÔA, A. H. S.; SILVA, A. K. A.. O Profissional da Informação e o Marketing Pessoal: conquistando espaço nas bibliotecas da cidade de João Pessoa – PB. Biblionline, Paraíba, v. 2, n. 1, 2006.

VAZ, Gil Nuno. Marketing Institucional: O mercado de Idéias e Imagens. São Paulo: Pioneira, 1995.



[1] Acadêmica do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão

[2] Pós-Dra. em Zootecnia. Professora do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão