Os Pallets são produtos de muita importância no mercado industrial, na operação logística e organização do espaço produtivo das empresas. O Pallet pode ser composto de diversos materiais, sendo a madeira, plástico e metal os mais comumente utilizados para este fim. É importante entender que o material de que o pallet é produzido é importante para entender a aplicação do mesmo sem que aja problemas com quebras e má utilização.

Cada produto, seja o pallet de madeira, metal ou plástico, têm um determinado fim, seja para uso em industrias ou na logistica, de acordo com as necessidades higiênicas e de resistência. Os pallets de plástico são utilizados em geral para transporte e armazenamento de produtos leves e também em casos que o mesmo ira ser deslocado manualmente, pois seu peso reduzido comparado com metal e madeira, facilita seu uso manual. Já os pallets de metal, muito mais pesados, são utilizados principalmente em empresas onde a higiene é essencial. Assim, empresas farmacêuticas e alimentícias são as principais clientes desse produto. Os pallets de madeira são os mais utilizados e disseminados em todo o Brasil, devido principalmente a seu custo inferior as outras opções. Ceasas e comercios populares são os principais clientes de pallets de madeira.

A importância desse produto esta também no fator organização e racionalização de espaços na estocagem de produtos, que vão de eletronicos a alimentícios. Comumente utilizadas as empilhadeira para esse fim, o pallet facilita a locomoção de grande quantidade de produtos para organização e transporte com muito mais agilidade e segurança, tanto para os produtos quanto para os funcionários que atuam na empresa. Junto aos pallets, as estruturas porta pallets são de grande importância nesse processo e facilitam muito a organização no estoque de empresas.

Por fim, no momento de compra desse produto tão importante a qualquer empresa, é preciso ficar atento a qualidade do mesmo, para que um custo muito inferior não a prejudicar a operação com acidentes e demais problemas.