Como é de conhecimento geral, o jingle político é uma espécie de música com caráter publicitário, cujos fins são realizar a propaganda das idéias e dados de um determinado candidato a prefeito, presidente, governador e assim por diante. Tal música é composta obviamente de uma letra simples, uma melodia fácil, sempre procurando instalar-se nas mentes do eleitorado, ganhando-o também pelas emoções.

O jingle é, em muitos sentidos, uma ferramenta para a transmissão de uma determinada mensagem. No campo da comunicação, existe 3 elementos básicos: emissor, mensagem e receptor.

Essa estrutura básica da comunicação serve para todo tipo de linguagem e discurso, para praticamente quase todo tipo de interação existente. O emissor é aquele que cria e encaminha a mensagem; a mensagem é o conteúdo em si, aquilo que é falado e o receptor é aquele que recebe a mensagem.

Quando um candidato a prefeito elabora um jingle politico, ele necessita refletir sobre qual ou quais os meios de comunicação que ele vai utilizar para a difusão do jingle. Cada meio de comunicação possui sua particularidade, o que deve ser levado em conta.

Existem 3 veículos básicos de comunicação para os jingles políticos:

  • Internet

Dado que estamos na era digital, nada mais justo e correto usar-se a internet como veículo de comunicação para o jingle. Um contingente enorme de pessoas se utiliza da internet todos os dias, acessando variadas plataformas. Sendo assim, é indispensável difundir o jingle nesse meio.

  • Rádio

As rádios, a despeito da internet, ainda são um dos veículos de comunicação mais utilizados. Vale lembrar que as rádios podem ser acessadas por diversos dispositivos, o que amplia o seu alcance. A qualquer lugar e momento uma pessoa pode acessar uma rádio e ouvir o jingle de um prefeito, por exemplo.

  • Televisão

A televisão é um dos meios mais eficientes e populares enquanto veículo de comunicação. Por lei existe o espaço para o horário eleitoral gratuito e esse é simplesmente muito poderoso e eficaz. Boa parte dos lares possui uma TV e até mesmo uma variedade de estabelecimentos e então por esse motivo divulgar um jingle na TV pode ser uma ótima idéia.