Este artigo fundamenta-se na necessidade de conhecer, para além do business, as conseqüências das novas formas associativas e empresariais e tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos líderes na gestão de pessoas em ambiente com diversos tipos de vínculos de trabalho, em organizações em rede e seus impactos sobre a gestão de pessoas e do teste de sua adequação à realidade empírica. Deste modo, percebe-se que o principal problema enfrentado pelos líderes pesquisados se refere à falta de cultura de planejamento e, em especial, à dificuldade de diferentes empresas definirem conjuntamente responsabilidades, prazos e indicadores de desempenho das atividades. Foram utilizados, para essa análise, dos secundários, provenientes do Programa Gestão da Complexidade, analisando-se as respostas de questionários e de casos redigidos por gerentes e líderes que atual na Fiat S.A. sobre diferentes aspectos afetados pelo design afetado. Eles têm, os líderes de processo, de fazer o time funcionar; têm que conviver com diferentes sindicatos e datas-base, sem conhecer os mecanismos de negociação entre as partes; têm que obter o comprometimento do grupo com o seu resultado, sem poder interferir nas políticas das empresas empregadoras; têm de remunerar diferenciadamente; etc e passam a conviver com colaboradores de diferentes empresas, e não mais dispõem de autoridade, autonomia nem de ferramentas homogêneas de gestão.

            Para os autores, a implantação da “rede” no processo de gestão de pessoas na Fiat deu-se a partir da necessidade em delegar para o mercado atividades que melhor qualidade, terceirizar algumas atividades de serviço e concentrar seu foco em atividades e negócios que constituíssem o seu diferencial competitivo. Nesse processo, cerca de 5000 funcionários empregados, antes pertencentes ao quadro funcional da Fiat, passaram a trabalhar em outras empresas, ligadas em rede à produção. E quanto aos resultados dessa análise são destacados alguns pontos fundamentais a serem trabalhados pela organização: o planejamento integrado, a comunicação, a negociação, hierarquia e linha de comando, conflitos e impactos negativos no clima organizacional, preocupação com a carreira de terceiros.

Procurou-se  investigar quais são os desafios enfrentados pelos líderes na gestão de pessoas em ambiente com diferentes tipos de vínculos de trabalho, ao longo da cadeia de valor em organizações com rede. Nesta conjuntura, tem-se como característica de “empresa rede” um propósito unificador, ou seja, valores partilhados a despeito dos diferentes veículos profissionais, onde em relação à estratégia, para se posicionar e manter-se nesse mercado competitivo, as empresas tendem a se concentrar em seus processos de produção, identificados como essenciais, focando suas operações naquilo que agregue valor. Foi com este sentimento que desenvolvei a primeira etapa dessa pesquisa.

Referente às transformações sugeridas, pode-se enfocá-las diante novos desafios a serem enfrentados pelas empresas: conjugar ganhos de escala com a produção por demanda, racionalizar e/ou reduzir custos fixos e custos de processos que não agregam valor ao produto, compartilhar projetos e informações com os concorrentes, inovar e aumentar sua capacidade produtiva, além de gerenciar pessoas com diversos tipos de vínculos de trabalho. Pois, a gestão de pessoas nas organizações em rede adquire maior complexidade, em função dos novos formatos organizacionais e da flexibilização das relações de trabalho e é relevante destacar habilidades críticas para as organizações em rede: estabelecimento de uma mentalidade comum; reengajamento dos funcionários; remoção das fronteiras; criação da capacidade para mudar; aprendizagem. Enfim, subtende-se que a remoção de fronteiras, que permitiria a integração do planejamento, é um desafio que requer novos modelos de liderança e o estabelecimento de ferramentas de gestão de pessoas.

Pergunta para Análise: Por que em ambiente com diversos tipos de vínculos de trabalho representa desafios enfrentados pelos líderes na gestão de pessoal? 

OBS:

Análise realizada de um artigo publicado anteriormente