Julissandra Oliveira C. Vieira

Orientadora: Prof. Dra. Vânia Tanús Pereira

Resumo

O objetivo geral deste artigo pretende apresentar os fatores que impulsionaram o mercado pet e como objetivos específicos pretende expor quais as oportunidades de mercado em expansão e como o marketing de relacionamento funciona neste segmento de mercado.Utilizou-se de metodologia de pesquisa bibliográfica e análise qualitativa, por meio de artigos, monografias, teses em sites de universidades, revistas e associações envolvendo o mercado pet. Os principais resultados encontrados nas pesquisas demonstraram que o as relações entre humanos e animais de estimação terminam por criar novas oportunidades de mercado como, por exemplo: rações, presentes, brinquedos, roupas, serviços entre outros, as quais, por sua vez, podem revelar aspectos importantes da identidade e autoestima do proprietário, bem como esclarecer a relação entre identidade e consumo. Foi evidenciado também que o relacionamento com o cliente é uma ferramenta fundamental para o segmento. A diferenciação está na qualidade do serviço, na personalização do atendimento. O cliente quer que o funcionário do pet shop trate o animal como se fosse dele. Os funcionários devem ser bem treinados, pois estão na linha de frente do negócio, influenciando diretamente a construção da imagem que o estabelecimento terá perante o público. Para ter sucesso, o proprietário de um pet shopou banho e tosa precisa conhecer o perfil do consumidor, saber o que ele deseja e ter domínio para atender dois tipos de clientes o dono do pet e o pet.

Palavras chave: Mercado pet, Petshop, Personalização do atendimento, Qualidade do serviço, Perfil do consumidor.

1. INTRODUÇÃO:o administrador do segmento de mercado Pet tem contato todos os dias com pessoas sensíveis, exigentes e bem informadas, fazendo-se necessário que ele tenha conhecimento e percepção sobre seu cliente, pois nem sempre o preço de um produto será o mais importante no momento da compra, e sim o atendimento e a atenção dedicada a ele. O administrador precisa estar atento ao mercado, pois surgem novidades e, segundo Abinpet, é um mercado em ascendência, tanto no Brasil como no mundo. Esse setor é formado pelos segmentos, alimentação, snacks e bifinhos (petfood), acessórios, produtos para higiene e beleza, equipamentos (pet care), produtos veterinários (pet vet) e comércio e serviços (petserv).

O que pode ser afirmado é que os serviços e produtos desenvolvidos para os animais de estimação serão classificados como satisfatório diante da avaliação do dono, ou seja, se o pet demonstrar preferência por determinado produto, consequentemente o dono voltará para adquiri-lo novamente, o mesmo acontece com um serviço prestado por um médico veterinário ou um profissional de banho e tosa, se ambos atenderem às expectativas do cliente e tratarem bem o animal, o dono não fará outra escolha em outro momento.

Neste artigo foi explanado o mercado pet no Brasil e foi embasado em demonstrar a evolução desse mercado, assim como a história e os fatores que o impulsionam, como também as formas de tratamento dos animais e o fator humanização que considera o pet como novo membro da família.

Os conceitos de marketing que envolve o mercado pet descrevem como o marketing de relacionamento pode proporcionar às empresas algumas vantagens significativas, tais como fidelidade, vínculo com o cliente, soluções inovadoras, testar novas ideias e alinhar a empresa ao que o cliente necessita o marketing de relacionamento voltado ao segmento pet, incluindo o comportamento de compra do consumidor e os fatores que influenciam o comportamento de compra.