As obras em via publicas de recuperação, pavimentação, rede elétrica, internet ou implantação de novas tecnologia causam enorme transtornos à população e autoridades governamentais das grandes cidades. Além do inconveniente barulho de maquinas, que incomoda aqueles que trabalham ou moram nas proximidades, só para citar alguns... Caso não haja um bom planejamento o transtorno causado pode gerar problemas ainda maior e de ordem econômica.

Nas cidades onde o transito costuma ser problemático em horário de pico, com interdição de faixas de ruas, avenidas a situação fica caótica gerando congestionamento do transporte provocando atraso das pessoas que não conseguem chegar ao seu destino no horário determinado e assim influenciando no rendimento da produção uma vez que as horas que as pessoas perdem no transito elas deixam de produzir e consequentemente vai refletir na economia.

Contudo apesar dos transtornos à de se compreender que os serviços de construção em vias publicas são um mal necessário, pois pior seria vê ruas e avenidas cheias de buracos e sem estruturas tecnológicas satisfatória para atender as diversas estruturas de tecnologias como telefonia, internet, rede de fibra cóptica etc. uma vez que esses serviços muitas vezes são provocada pela implantação de uma nova tecnologia que será implantada e disponibilizada a população de determinado local de uma cidade.

Cabe então aos responsáveis pelo planejamento dos serviços de obra nas vias publicas adotarem medidas que amenizem esses transtornos. Tarefa um tanto complicada visto que as grandes metrópoles nunca param. Optar pela noite para a execução das obras embora seja uma alternativa não quer dizer que seja a solução, pois com isso enfrentaria a revolta dos moradores locais reivindicando seu legitimo direito de não serem incomodados enquanto dormem. E convenhamos quem pode suportar aquele barulho de maquinas trabalhando e movimentação de trabalhadores circulando em torno de sua residências. Queremos o benefícios do progresso mas não estamos dispostos a ceder nossos direitos de cidadãos.