Instituição: Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de empresa

Disciplina: Inovação e competitividade empresarial

Professor orientador: Lawton Benatti

Aluno: Carlos Douglas Fidelis Nascimento

Objetivos genéricos da empresa.

Todas empresas precisam ter quatro grandes objetivos que são genéricos em que o primeiro objetivo é o ser lucrativa em que a empresa tem que saber mensurar seu lucro e buscar o lucro constantemente.

No Segundo objetivo a empresa precisa ser crescente, em que precisa acompanhar crescimento de mercado por que se a empresa crescer 10 % e o mercado crescer 15 % ela está perdendo oportunidade de crescimento, está perdendo o mercado para as concorrente, se a empresa crescer 5 % e o mercado crescer 3 % a empresa está ganhando mercado, portanto está tendo crescimento maior que o do seus concorrentes.

Terceiro objetivo a empresa precisa ser perene, duradoura, em que 60 % das empresas fecham em menos de 5 anos.

Os três objetivos é alcançado através do quarto objetivo da empresa que é ter prestigio, em que a empresa tem que ter prestigio com o cliente, pois ele é a razão do ser da empresa e para ter prestigio com o cliente ela tem que ter prestigio com os funcionários por que são os funcionários que atendem aos clientes, para ter prestigio com os funcionários precisa trabalhar com as pessoas certas e para trabalhar com as pessoas certas a empresa precisa contratar certo e demitir certo, para contratar certo contrate devagar e para demitir certo demite rápido.

A contratação tem que ser planejada que tipo de pessoas está procurando, que testes serão aplicados para ver se esta pessoa é qualificada para as necessidades da empresa e se está pessoa tem atitude.  A empresa não pode deixar funcionário servir de mal exemplo para os demais, por isso manda embora rápido.

Tem que ter prestigio com os fornecedores, tem que dedicar tempo, tem que negociar cada centavo, tem que comprar bem, não pode-se esquecer de acompanhar de perto os serviços prestados pelo contador, pois um erro pode prejudicar a empresa.

Tem que ter prestigio com os Bancos (gerente da conta), tem que ter tempo para conversar com seu gerente, negociar empréstimo, liberação de créditos.

Segundo Chiavenato (2007, p.144), por causa da missão e a visão organizacional, é definido os objetivos empresariais, em que objetivo são propósito e pretensão da empresa, os quais, em conjunto, definem sua razão de ser ou de existir.

Definindo estes objetivos podemos dizer que a empresa precisa comprar bem, trabalhar com as pessoas certas e vender bem.

Referência

CHIAVENATO, Idalberto. Administração teoria, processo e pratica. 4. Ed. Rio de Janeiro. Editora Elsevier, 2007.