O marketing digital é uma tendência que pode (e deve) ser seguida por empresas pequenas, médias e grandes, de qualquer setor. Trata-se de utilizar a internet como plataforma para as estratégias de marketing, conseguindo um alcance muito maior e, na maioria das vezes, por um custo pequeno. E, entre os recursos de marketing digital, está o e-mail marketing.

Hoje em dia, as empresas não precisam mais se comunicar com os seus clientes apenas por intermédio dos correios ou por telefone. O envio de emails é uma forma muito mais rápida e dinâmica, que tende a ser bem mais eficiente. O email marketing pode fazer muito por uma empresa: possibilitar a conquista de novos clientes e principalmente a fidelização dos que já existem.

Existem duas formas básicas de utilizar o e-mail marketing para favorecer a empresa:

- Enviar mensagens rotineiras para os clientes, muitas vezes, automáticas. Pode ser para agradecer o cadastro, uma compra, ou até e-mails com conteúdos relacionados ao segmento da empresa. Isso serve para aumentar a credibilidade da empresa e marcar presença no cotidiano do cliente, para que ele se lembre da marca quando estiver em uma situação de compra ou contratação de serviço;

- Oferecer um suporte ao cliente. Nesse caso, é possibilitar que o público use esse canal de comunicação quando tiver alguma dúvida em relação à empresa/produto/serviço. Só funciona se houver alguém que responda a mensagem rapidamente. Nesse caso, o benefício é a imagem com a qual a empresa fica perante o público: resolve os problemas rapidamente, de forma dinâmica e sem burocracia.

Em ambos os casos, temos a valorização da imagem da empresa como um grande benefício proporcionado pelo e-mail marketing, mas isso é uma consequência. Gerar venda de forma rápida é a maior intenção da mala direta online e, para isso, é preciso que ela conduza o leitor para a página da empresa.

Outro ponto importante é enviar esse tipo de e-mail apenas para os destinatários que autorizaram o recebimento, caso contrário, será caracterizado como spam e não surtirá o efeito desejado. Seguindo essa mesma lógica, construa a sua própria lista de emails ou, se ainda não tiver um número suficiente de usuários, opte por comprar mailing de uma empresa séria que lhe fornecerá um mailing atualizado e sem repetidos.

Se você souber usar o e-mail marketing corretamente, ele poderá trazer muitos lucros para a sua empresa. Uma boa dica é personalizar a mensagem, com o nome do destinatário. Tire todo o proveito possível da sua lista de contatos e dos dados que estão disponíveis nela, para estabelecer uma comunicação mais pessoal com cada cliente, isso faz toda a diferença.

O e-mail newsletter também é válido, mas é mais focado em clientes em potencial, por isso, o objetivo é fixar a imagem da marca na mente de alguém que ainda não é um consumidor dela. Um exemplo são as mensagens enviadas depois que o internauta visita o site.

Todos os e-mails trazem muitos benefícios quando seu uso é planejado e bem estruturado. E lembre-se de acompanhar os resultados para ir fazendo os ajustes necessários ao envio do e-mail marketing.