clima organizacionalTodos os conceitos de clima organizacional vem me um interesse cada vez maior através dos administradores brasileiros desde os anos 70. E não é por um acaso, mas é que na prática este sistema vem cada vez mais se demonstrando que existe um tipo de relação direta entre os climas dos ambientes de trabalho, bem como a produtividade e ainda a capacidade existente de inovação, e automaticamente de lucratividade.

Em muitos estudos realizados sobre empresas neste sentido mostram que as melhores empresas para se trabalhar no Brasil apresentam o que é considerado um retorno de mais de 170% acima do Ibovespa e ainda uma rentabilidade de um patrimônio líquido equivalente a 17,8% de todo o resultado, o que é algo superior a media do que consideramos como as 500 maiores empresas do Brasil.

O que os estudos apontam sobre o assunto

Muitos estudos apontam que o mercado brasileiro vem cada vez mais deixando para trás a era onde os vários tipos de ativos tangíveis como as máquinas e ainda os estoques eram considerados como os únicos bens que acabavam movimentando a economia. Entramos cada vez mais em um território que é altamente complexo e ainda subjetivo onde as pessoas, bem como suas crenças, valores, comportamentos e ainda relacionamentos passam até mesmo a ser determinados para um sucesso ou mesmo um fracasso existente de seus negócios.

O que são os climas organizacionais

Isto nada mias é do que a qualidade do ambiente de trabalho ou a falta dela, experimentada por todos os participantes da empresa e que acabam por sua vez influenciando todo o comportamento. Esta é aquela atmosfera considerada psicológica onde todos percebemos quando entramos em um ambiente e que faz com que possamos nos sentir mais ou menos á vontade para ficar naquele local, para que possamos interagir ou mesmo realizar nosso trabalho.

Diariamente somos influenciados pelo clima organizacional e na maioria das vezes também acabamos o influenciando, com isto todo o ciclo de influências deverá criar um tipo de efeito onde chamamos de realimentação de auto reforço, o que faz com que várias características possam ser ampliadas.