O Clima organizacional nada mais é do que o nome dado a um conjunto de valores existentes, atitudes e ainda padrões de comportamentos determinados, sejam eles formais ou informais, existem com isto uma série de organizações que poderão afetar a forma como as pessoas acabam se relacionando umas com as outras e ainda com a sua própria organização.

Sobre a pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima Organizacional nada mais é do que uma ferramenta para coleta de dados, fornecendo assim uma série de informações determinadas e importantes sobre toda a percepção dos colaboradores com relação aos fatores que poderão afetar os níveis de motivação bem como de desempenho dos mesmos.

A pesquisa oferece ainda a possibilidade de utilização de conhecimentos tácitos de colaboradores para uma resolução de problemas existentes onde os mesmos acabam lidando diariamente. Com isto toda a pesquisa oferece um ponto onde a organização poderá avaliar o seu momento atual e ainda o planejamento de ações em um processo determinado de melhorias contínuas.

Como os resultados devem interferir positivamente na empresa

Hoje como temos um cenário de economia cada vez mais competitivo no mercado, o sucesso da organização vem cada vez mais relacionado com toda a qualidade realizada de gerenciamento bem como as suas relações com os clientes internos e externos. Com isto através dos vários sistemas de melhoria em políticas de gestão de pessoal e ainda outras áreas é possível se conciliar diversos interesses de organização com toda a eficiência e produtividade.

Para isto é indispensável se conhecer tudo o que os funcionários pensam sobre a sua empresa e a sua atitude relativa aos vários aspectos de uma organização determinada. Somente desta forma é possível se melhorar as qualidades do ambiente de trabalho, qualidades de vida, e ainda automaticamente os serviços prestados pela empresa.

O clima interno é um fator crítico para sucesso, e conhecer as percepções de trabalho melhoram os ambientes além de automaticamente fazerem toda a diferença nos resultados prescritos das empresas. Com isto procure investir neste sentido desta forma você irá ter um bom investimento no seu negócio.