O PLANEJAMENTO DE VENDAS PARA AS ORGANIZAÇÕES

 

 

Jonatha Martins Da Guarda¹

Kleryston Wiky Rosário Pereira²

 

 

RESUMO

 

Em um mercado cada vez mais competitivo, a organização que se destaca é aquela que tem um gestor empreendedor, com visão estratégica e que planeja o futuro da sua organização. Contudo não são todas as organizações que dispõe de gestores com tantas qualidades, por conta disso há diversas ferramentas de gestão que auxiliam as organizações e os gestores a tomarem melhores decisões e traçarem metas para o futuro. Atualmente muitas empresas optam por desenvolver um planejamento específo para um determinado departamento, como é o caso da área de vendas.

Palavras-chave: Vendas; Planejamento; Organização.

INTRODUÇÃO

No atual mercado são poucas as organizações que dipõe de um panejamento estratégico e que investem em técnicas de qualidade para conquisar seu público-alvo de forma com que o mesmo acredite e confie no produto ou serviço prestado por determinada empresa.

Para que determinada organização alcance seus objetivos é necessáario e fundamental que a mesma tenha um planejamento voltado para o seu desenvolvimento de forma que o mesmo esteja preparado a sofrer mudanças em seu contexto durante a implantação e no decorrer do tempo devidos a fatores macro e microambientais.

Um planejamento estratégico de vendas seja ele a curto, médio ou longo prazo visa impulsionar as vendas de uma organização de forma que gere um aumento de capital e uma significativa evolução organizacional em relação a convívio em colaboradores e clientes. Isso só ocorrerá através de uma gestão estratégica eficiente e do conhecimento e utilização de técnicas de Marketing adequadas.

DESENVOLVIMENTO

1. VENDAS

Saber gerir as vendas dentro de uma organização nos dias de hoje é extremamente importante pelo fato que é preciso ter visão estratégica de mercado além de planejar e tomar decisões nesse período de tempo.

Cobra (1994, p.21) classifica vendas como “ferramenta promocional entre propaganda, promoção de vendas, merchandising e relações públicas”. Portanto, vendas é basicamente um processo comunicativo através do qual, vendedores e clientes se interagem fazendo com que aconteça uma relação de compra e venda e troca de informações. COBRA (1994) ainda acrescenta que há algumas funções organizacionais da administração de vendas que são gerenciadas, essas funções são:

  • “Descrição das funções de venda pessoal.
  • Definição do papel estratégico da função de vendas.
  • Configuração da organização de vendas.
  • Desenvolvimento da força de vendas.
  • Determinação do modelo de avaliação de desempenho da força de vendas. ” Cobra (1994, p.21, 22)

 Cada uma dessas funções representam um processo distinto dentro da administração de vendas, embora elas se interagem formando o resultado final desejado. Quando ocorrer falhas em alguma dessas funções, o resultado final estará prejudicado.

1.1.   Planejamento de vendas

O planejamento de vendas “é um desenvolvimento sistemático de ações programadas para atingir os objetivos da empresa, através do processo de análise, avaliação e seleção de melhores oportunidades” Cobra (1994, p.73).

O plano de vendas está diretamente ligado ao plano de marketing através do qual eles se interagem na troca de dados e informações sobre recursos disponíveis e objetivos traçados pela organização. COBRA (1994) afirma que o planejamento não pode ser equiparado a previsão, ainda que a previsão é uma das partes fundamentais do ato de planejar, e planejar é um esboço do futuro desejado.

Antes da elaboração do plano de vendas o gerente de vendas precisa responder algumas questões pertinentes e fundamentais no processo, algumas dessas questões são:

  • “O que se deve vender?
  • A quem?
  • A que preço?
  • Por que métodos?
  • A que custos?
  • A metodologia de vendas está adequada para alcançar os objetivos determinados?
  • A equipe de vendas está motivada a alcançar estes mesmos objetivos?
  • Os recursos disponíveis são adequados?
  • As estratégias e as táticas de marketing estão bem orientadas para a consecução do plano de metas?
  • Há suficientes recursos financeiros? ” Cobra (1994, p.67).

 Essas questões dão sustentação e definem a estratégia a ser utilizada no plano, uma vez que, as respostas obtidas contribuirão para a construção do planejamento adequado dentro das limitações da organização.

1.1.1.    Etapas de um planejamento estratégico de vendas

 O quadro a seguir mostra um exemplo de métodos para elaborar o plano de vendas.

Passos do Planejamento

Repercussões

Plano de Vendas

Definição da missão econômica, escopo, metas e política da empresa

Metas de vendas e políticas de vendas

Análise do cenário ambiental

A situação ambiental e suas repercussões nos negócios de curto e médio prazo.

Avaliação das ameaças e oportunidades por segmento de mercado

Análise de recursos disponíveis e necessidades da empresa e do mercado

Análise do histórico de vendas nos últimos cinco anos

Previsão de vendas de lucro e investimento no próximo exercício com base em potencial de vendas por região

Previsão de despesas para manter ou aumentar a participação de mercado por território de vendas

Avaliação de oportunidades estratégicas

Com base nas vendas passadas, no potencial de vendas e nas previsões de vendas: alternativas táticas para viabilizar as vendas planejadas por região, por zona de venda e por território de vendas

Selecionar estratégias

Estabelecer táticas de vendas para cada região, produto e tipo de cliente

Preparar planos de ação

Planos de vendas e a adoção de serviços, promoção, distribuição e preços por regiões de vendas, por cliente e por produto

Rever Planos

Avaliar a exiguidade dos planos em face dos recursos disponíveis.

Desenvolver programas complementares

Prever necessidade de:

  • Treinamento de vendas
  • Convenções de vendas
  • Reuniões regionais com equipes de vendas e cm revendedores, etc.

Preparar orçamento e fluxo de caixa

Preparar orçamento de receitas e desembolsos em face da consecução dos planos de vendas

Revisão final, avaliação e ajuste

Preparar métodos de venda

Transmitir o plano dos responsáveis pela implementação

Transmitir o plano dos responsáveis pela implementação

Rever e atualizar o plano pelo menos trimestralmente

Rever e atualizar o plano pelo menos trimestralmente

Quadro 1: Exemplo de Passos do Planejamento de Vendas

Fonte: Cobra (1994, p.69-70)

Portanto, o quadro detalha os passos a serem seguidos no planejamento de vendas, através do qual cada passo representa uma fase a ser trabalhada no plano, e essas fases concluídas possibilitam grandes chances de sucesso no objetivo traçado.

2.  MARKETING

 

Marketing “é uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar” Cobra (1994, p.36)

Pode ser considerado como o meio de ligação entre a organização e o mercado. Segundo Kotler e Keller (2006, p.4) “marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produto e serviços de valor com os outros”. Já Kotler apud Cobra (2009, p.4) define o mesmo como o “processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar negociações que satisfaçam metas individuais e organizacionais”.

Para MAXIMIANO (2000) o marketing tem por objetivo definir preços, estratégias promocionais, analisar e selecionar mercado e clientes, produtos e serviços, além de acompanhar os concorrentes, já que dentro do planejamento estratégico esses fatores são fundamentai, por isso a importância do marketing.

COBRA (2009) cita que quatro elementos são cruciais na aquisição da estratégia do marketing, esses elementos são chamados de composto de marketing (marketing mix), são eles: Produto, Preço, Praça e Promoção, também conhecidos como 4P’s.

  • Produto – um dos mais importantes pontos da organização, ele é que definirá em que a estratégia de marketing está equiparada. Nesse contexto Kotler e Armstrong (2007, p.200) definem produto como “algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade”.

Maximiano (2000, p.241) cita:

 “A escolha do produto é influenciada por diversos fatores. Concorrência, tamanho do mercado, potencial de crescimento do mercado e produção de receitas são os mais importantes. De forma geral, quanto maior sua participação no mercado, maior é a receita que o produto obtém. Por outro lado, quanto maior o crescimento do mercado, maior é o volume de dinheiro necessário para sustentar a expansão. ”

 Portanto, na definição do produto a ser oferecido no mercado é necessário estar atento a diversos fatores internos e externos, pois essa decisão influenciará no futuro da empresa.

  • Preço – outro fator importante no composto do marketing. Segundo MAXIMIANO (2000) o preço dependerá dos fatores oferta e demanda, do concorrente, do custo de produção e a margem de lucro que se espera obter.
  • Praça – lugar onde o produto será adquirido pelo consumidor, ou seja, um local estratégico em que há uma procura pelo mesmo. Para Maximiano (2000, p. 242) “o planejamento da praça compreende as decisões sobre o canal de distribuição, o cliente específico que se pretende alcançar e a distribuição física do produto ou serviço”.
  • Promoção – representa a apresentação do produto em feiras, congressos, apresentando suas características, qualidades, vantagens, etc. Segundo Maximiano (2000, p.242) “o planejamento da promoção compreende a definição da forma de comunicação com os clientes, atuais e potenciais”.

CONCLUSÃO

Conclui-se que através do presente artigo é possível observar que o planejamento de vendas seja ele a curto, médio ou longo prazo é fundamental para o contexto organizacional pelo fato de que é necessário conhecer seu cliente e o produto ou serviço que está sendo comercializado, isso faz com que a empresa evolua e flexibilize diversos processos proporcionando rapidez, agilidade e qualidade.

Por fim é fundamental destacar a ligação entre vendas e marketing através do qual um pode ser considerado o complemento do outro e quando se fala em planejamento de vendas deve se levar em consideração um plano de marketing, pois no plano de vendas o foco está no processo de conhecimento do produto como um todo por parte da organização e da relação empresa/cliente e no plano de marketing o foco está na promoção do produto, e para que isso aconteça com qualidade é necessário saber os principais pontos fortes dos produtos para que eles sejam melhores explorados na divulgação do mesmo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COBRA, Marcos. Administração de Vendas. 4ºed. São Paulo: Atlas 1994.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12ª edição, Prentice Hall Brasil 2007

KOTLER, Philip.; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MAXIMIANO, Antonio Cezar Amaru. Teoria Geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000.