Criar um blog para ganhar dinheiro, é muito importante escolher um bom nicho de atuação no mercado, pois existem alguns mercados difíceis (ou quase impossíveis) de ganhar dinheiro com eles.


O Google é sempre o melhor “conselheiro” na hora da escolha de um bom nicho, pois atualmente ele detém mais de 90% das buscas no Brasil, que é um país com mais de 83 milhões de consumidores conectados fazendo buscas todos os dias várias vezes. Uma busca é uma intenção de compra ou uma necessidade de informação.
Então quem vai te dizer em qual nicho de mercado você deve atuar, investir seu tempo produzindo conteúdo de qualidade para seus leitores será o Google.


Primeiramente, você deve entender que todo consumidor age de acordo com a seguinte ordem: Pensamento – Pesquisa – Ação (palavras do pai do marketing digital Conrado Adolfo). Qualquer consumidor primeiro pensa em algo, e depois de ter em mente o que precisa pesquisa sobre aquilo para então parti para a ação que na maioria das vezes é comprar. Você não consegue adivinhar os pensamentos, mas consegue detectar as pesquisas através do Google na maioria das vezes.


Abrangência do nicho de mercado


Primeiro você deve saber qual o tamanho do seu público alvo, e para isso existe a Ferramenta de Palavras Chaves do Google que pode te ajudar e muito neste processo. Através desta ferramenta, você consegue saber quantas buscas mensais aproximadamente você tem para determinadas palavras chaves (Keywords). Com isso você consegue ter uma estimativa do tamanho de seu mercado, verificando as buscas mensais referentes às palavras chaves do seu nicho de mercado.


Pesquisa pelo nicho de mercado


Depois de saber o tamanho do seu nicho de mercado você deve ver a demanda daquele mercado em questão. Às vezes você tem um mercado muito grande, porém já bastante explorado, tendo muitos concorrentes naquele seguimento de mercado. Enquanto você pode encontrar outro mercado com menos pesquisas, porém com menos concorrência. Você deve levar em conta estes dois fatores, Abrangência e Busca do mercado.

O poder do nicho de mercado

Você deve levar em consideração também a poder do seu nicho dede atuação, ou seja, como este nicho de mercado está reagindo ao longo do tempo. Uma ferramenta excelente que poderá auxiliá-lo neste processo e o Google Trends. Está ferramenta mostra a sazonalidade das buscas de determinadas palavra-chave ao longo dos anos ou pelo período que escolher. Com o Google Trends você não terá o valor absoluto, pois ele te fornece apenas porcentagens de valores.


Esta ferramenta serve para ter uma visão ha longo prazo sobre como determinada palavra chave agiu em relação a um determinado público-alvo. Com ela você pode saber se a procura pela aquela palavra chave vem aumentando, diminuindo, ou continua estável. Desta forma você tem uma visão ha longo prazo se aquele determinado nicho de mercado vai continuar a te trazer retorno ou não.

Criar Algo Para Mostrar 

é interessante criar algo para mostrar a seus visitantes nas buscas orgânicas. o que seu usuário irá encontrar ao pesquisar pela palavra chave que você tenta rankear? qual conteúdo você tem a oferecer?

criar um blog, um mini site, ou mesmo um site sorporativo, é uma boa maneira de deixar conteúdo para seus visitantes, e quam sabe fazer vendas com seu conteúdo


Então antes de escolher seu nicho de atuação no mercado verifique estes três fatores fundamentas do seu nicho de mercado, com base nas informações, você pode investir em um nicho de mercado sem medo.

Para Mais dicas de marketing digital, visite o meu blog Expertsmarketingdigital.com