O ESTUDO SOBRE A QUALIDADE  NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO NAS MPEs DO PROJETO ALI/SANTANA-AP: EMPRESAS QUE INOVARAM COM FOCO NO CLIENTE[1] 

Nilce da Silva Sobrinho[2]

Rosinete Cardoso Ferreira[3] 

RESUMO 

Este artigo tem por objetivo analisar como as Micro e Pequenas Empresas do Município de Santana trabalham a inovação na qualidade do atendimento dos seus clientes, seja nos produtos/serviços e ambiente, assim como identificar as ferramentas utilizadas para que a inovação ocorra. Para tanto, utilizou-se de pesquisa do tipo bibliográfica e de campo. Foram entrevistados vinte (20) empresários do ramo de atividade do comércio varejista participantes do Projeto Agentes Locais de Inovação – ALI – Santana/AP. Diante das análises e resultados foi possível inferir que as empresas estão trabalhando cada vez mais atentas e com foco no cliente.     

PALAVRAS-CHAVE: Cliente; Atendimento; Inovação; Fidelização.



[1] Artigo apresentado ao Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes - NECTAR, referente ao Projeto Agentes Locais de Inovação – ALI, financiado pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

[2] Bolsista/pesquisadora do Projeto ALI/AP, [email protected].

[3] Pesquisadora Técnica do Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes – NECTAR e Professora do Instituto Federal do Amapá - IFAP, [email protected].