Ao contrário do que muitos candidatos possam imaginar, o primeiro contato de um profissional com a empresa ocorre quando ele participa de um processo seletivo.

A entrevista ou seleção é o primeiro real contato do candidato com seu futuro trabalho na organização, o selecionar é a "ponte" entre essa escolha do profissional, que poderá atendar ou não as necessidades da empresa.

Ainda é muito comum e corriqueiro que os candidatos saiam frustrados dos diversos processos seletivos e dinâmicas, mais elaboradorados que alguns selecionadores insistem em aplicar e decidir por meio de testes, ou uma frase mal colocada a permanência ou não desse profissional no processo seletivo.

Alguns são bem comuns ainda acontecem em pelo ano de 2017, relacionamos alguns pontos importantes que diversos candidatos relatam, segue eles:

" Hoje a seleção deverá ser cancelada ou adiata, pois a houve um problema com gestor da vaga e não poderá participar do mesmo"

Diversos profissionais ouviram essa frase, é claro que o candidato sai desmotivado e desacreditado ne tal oportunidade.

O correto é analisar com atencedência a disponibilidade do gestor da área caso ele for participar da primeira fase, ou outras etapas para assim o candidato não chegar e ter que voltar.

Caso tenha outras etapas o que acontece com frequência ( entrevista primeiro, outro dia, teste e dinâmica e por fim entrevista com o gestor da área ) e depois de passar por no mínimo 3 etapas, o candidato ainda houve a seguinte frase, vou analisar outros candidatos e darei um retorno posteriormente.

Claro que cada empresa segue seu cronograma, mas para o candidato que está a procura de uma recolocação ele fica na expectativa desse retorno, a qual muitas vezes não é realizado pelo recrutamento e seleção e ai acontece outra etapa.

O candidato liga na empresa e tenta ter o retorno, mas sem sucesso o qual desmotiva.

" O selecionador apresentar - se como superior ao entrevistado, quase como um poder dívino "

Esse comportamento é quase um padrão dos selecionadores, mostrar um "poder dívino", o candidato por sua vez fragilidade pela situação do desemprego e outros fatores acaba sendo prejudicado diretamente por esse comportamento do selecionador.

Os selecionadores devem "acolher" esse candidato e passar segurança, tranquilidade e respeito, ou será que a sigla R.H ( recursos humanos )  mudou, para "P.D" ( poder dívino)?

"Peguntas fora do contexto profissional, tais como : O que faz nas suas horas vagas com sua família, ou gosta de ler , o que gosta de ler?"

Isso é claro um despreparo do profissional do recrutamento e seleção.  

" Outro fato que foi abordado quando o selecionador, diz ao candidato que será breve em sua entrevista que surgiu um imprevisto, ou não esta com dados dos candidatos e nem analisou o currículo recebido, isso torna a entrevista sem base alguma"

Quando isso acontece claramente o candidato a tal oportunidade, já não retorna mais a aquela empresa, e por sua vez o próprio selecionar com sua falta de postura e ética profissional não vai lembrar os pontos necessário daquela entrevista.

" Um fato recorrente é quando não há local adequado para entrevista ou aplicação de testes, dinâmicas, outros profissionais transitando ou interrompendo , barulho excessivo"

" Teste com tempo, não sabemos quem idealizou tal teste com tempo"

O profissional que vai realizar precisar ficar atento ao teste e ao tempo, essa pressão não ajuda em nenhum processo seletivo, o candidato fica estressado, as vezes perde a concentração, não porquê ele não sabia realizar, mas sim pelo medo de estourar o tempo e errar o processo.

"Dinâmicas constrangedoras ou inadequadas"

Claro que o candidato não irá se sair bem pois quando uma dinâmica é inadequada, o profissional não será capaz de devolver.

" Quantidade de candidatos para pouquíssimas vagas ou até mesmo 01" 

Claramente isso acontece com frequência em diversas organizações, o candidato chega na sala e depara-se com uma sala cheia de candidatos e para uma vaga!

É como se fosse uma loteria ou um jogo da sorte.

"Informações sobre, salário, benefícios, carga horária entre outros"

É obrigação do selecionador saber dessas informações, e passar para candidato no ato da entrevista, o que acontece claramente em diversas entrevistas essa informação só será passada pelo gestor da área após os processos de dinâmicas, testes e outros.

Como o candidato irá realizar as etapas do processo seletivo sem saber essas informações necessárias? Um tanto anti ético.

" Vaga para início imediato"

Outro ponto importante é quando você houve a seguinte frase " a vaga é para início imediato" o que não acontece na maioria das vezes, o candidato a vaga, ainda irá passar por etapas, e claramente não será imediato.

Então a informação deverá ser modificada, a vaga é para urgente porém o candidato deverá ser informado que será feito algumas etapas.

"Falta de feedback aos candidatos"

Ao realizarem os processos seletivos, todos os candidatos tem o direito de receber os feedbacks sobre seu processo, para até mesmo saber quais pontos devem melhorar, e os candidatos que ficam no cadastro aqueles que estão dentro do perfil, também devem ser informados.

Todo profissional que trabalha com recrutamento e seleção, que irá conduzir processos seletivos, entrevistas, dinâmicas, precisa entender que o candidato que esta ali na sua frente é um ser humano e precisa ser acolhido e sentir confiante na sua frente para assim poder desenvolver um ótimo processo e um futuro vínculo profissional.

Autor Cristiano Souza

E-mail [email protected]