1. Introdução
Este trabalho constitui-se em uma pesquisa sobre a expansão comercial na cidade de Lagarto-Se, e objetivou analisar de que forma ocorreu essa expansão, e se o mesmo tem contribuído para o processo de expansão da cidade de uma forma geral. No andamento da pesquisa houve a necessidade de se conhecer mais sobre o processo histórico em paralelo com o crescimento do comércio. Para isso foi feita a revisão bibliográfica de obras que buscam retratar a economia sergipana e a visita a órgãos municipais, estaduais e federais visando levantar os dados comparativos que apontassem para o desenvolvimento do comércio local, além da análise comparativa de fotografias do centro comercial de outrora e o atual. Os dados levantados indicam a ampliação da atividade comercial na cidade e a consequente expansão e especialização das áreas de comércio.
Utilizando-se do estudo do crescimento urbano brasileiro e do desempenho demográfico da cidade, procurou-se demonstrar o importante papel do comércio nas cidades médias na dinâmica de crescimento, e redistribuição da população urbana no município durante o período de 1950 a 2008. O desempenho da cidade teve influência significativa da agriculta e da recente indústria, mas o comércio, em virtude da intensidade de suas relações de troca com a variada estrutura produtiva do município, deve ser tratado de forma especial.
2. Referencial Teórico
O município possui uma área de 969,226 km² (IBGE, 2010), está localizado no Centro Sul Sergipano (ver mapa), em uma área de transição climática (agreste). Os municípios de Lagarto juntamente com o de Itabaiana concentram boa parte da população rural de Sergipe. Suas terras fazem parte das bacias hidrográficas dos rios Piauí e Vaza-Barris, tendo como principais cursos fluviais, além do Piauí e Vaza-barris que nomeiam as bacias, os rios Jacaré, Piauitinga de Cima, Machado, Caiçá e os riachos Oiti, Pombos, Flexas e Urubutinga.
Lagarto tem zonas propicias para a lavoura e para a pecuária o que contribuiu para que a economia local crescesse. Numa área de estrutura fundiária concentrada, onde o número de empregos no campo se torna cada vez mais escassos e a modernização libera mão-de-obra, as atividades não-agrícolas são fundamentais para a sobrevivência das famílias rurais.



É importante salientar que quando se fazem menção as áreas de modernização agrícolas do estado de Sergipe, a região Centro-Sul, onde está situado o município de Lagarto, é considerada como referência. Sendo assim, não é exagero falar em liberação de braços da agricultura em conseqüência do processo de modernização. Citando-se Oliveira, quando comenta o aprofundamento da relação do capital monopolista industrial com a agricultura:
"É fundamental explicar que o capital não transforma de uma só vez todas as formas de produção em produção ditadas pelo lucro capitalista. O desenvolvimento do capitalismo se faz de forma desigual e contraditória" (OLIVEIRA, 1999, p. 29).
Sendo assim, a partir de critérios relacionados com fontes no estabelecimento de dimensões, adquiridos pelo uso da análise fatorial, autores como Celsius Antonio Lodder, criaram uma classificação em que é possível estudar o potencial de crescimento econômico de cidades brasileiras, permitindo correlacionar alguns desempenhos das cidades e a capacidade de análise que os procedimentos adotados permitem, como por exemplo, considerar o crescimento econômico ocorrido em cidades que fazem parte de grupos de cidades relativamente mais pobres. Ou seja, dentro das analises, o município de Lagarto pesquisado dentro de um grupo de cidades ainda rurais, se destaca severamente com sua economia e expansão.

3. Metodologia
A pesquisa esta baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),assim como em pesquisa de campo realizadas em visitas a Biblioteca Municipal Silvio Romero,dados levantados na CDL(Câmara de Dirigentes Lojistas) e pontos de referencia da cidade, para elaborar correlação de tempo e espaço, alem de Referencial Bibliográfico. Na elaboração deste trabalho foi preciso muita pesquisa de campo, elaboração de questionário, gráficos, tabela, mapas e fotografias tiradas de acervos e paisagens atuais.
4. Resultados

Muitos fatores contribuíram com o crescimento da cidade, um deles, por exemplo, foi o aumento populacional, resultado da migração campo-cidade, mas também há as questões de natureza eminentemente político-sociais, as criações de rede de estradas para transporte de mercadorias, os serviços de infraestrutura urbana, a assistência médica, as melhores condições de educação, a exemplo da educação de nível superior etc. O centro comercial se expressa severamente no estender de toda Avenida Laudelino Freire, além da Praça Filomeno Hora, até as mediações da feira livre. A agricultura, a pecuária e o comércio central formam o tripé de sustentação da economia local gerando empregos e movimentando a cidade, mas recentemente vislumbra-se um maior crescimento da indústria, através de políticas de incentivo fiscais. Esse crescimento pode ser demonstrado em parte na tabela abaixo, onde nota-se a evolução no crescimento do número de unidades e de pessoas ocupadas, comparando-se o número de unidades no ano de 1996 com o número no ano de 2008, uma década depois, nota-se que o crescimento foi em média o dobro.

Tabela 1 - Cadastro de Empresas- Censo IBGE (2008)
CADASTRO DE EMPRESAS-CENSO 2008
LAGARTO-SE 1996 1997 1998 2006 2007 2008
Número de unidades locais (Unidades) 599 644 721 1010 1050 1200
Pessoal ocupado total (Pessoas) 3181 3308 3659 8162 8953 8870
Pessoal ocupado assalariado (Pessoas) 2453 2509 2793 7112 7825 7579
Salários e outras remunerações (Mil Reais) 6461 7338 8694 55412 64518 75981
Salário médio mensal (Salários mínimos) - - - 1,7 1,7 1,8
Número de empresas atuantes (Unidades) - - - - - 1156
Fonte: IBGE - CEMPRE, Cadastro Central De Empresas
É relevante o crescimento do pessoal ocupado assalariado, se em 1996 tínhamos 2.453 pessoas, em 2008 triplicou, pois tivemos 7.579 pessoas. Desta forma confirma-se, o mercado se torna mais competitivo e acessível ao consumidor, o que vem gerando emprego, é dentro dessas expectativas, que a cidade de Lagarto vê um crescente desenvolvimento da economia, principalmente do comércio. Se fizermos uma correlação do espaço da cidade entre os anos 1950 até hoje, perceber-se um grande avanço, ruas que eram terrenos baldios ou até mesmo lagoas e tanques se tornaram ruas de comércio e de moradia. A Feira livre de Lagarto é uma das maiores do Estado de Sergipe e acontece em toda sua plenitude nas segundas-feiras, desde a madrugada até o entardecer, mas tem versões menores aos domingos, sábados e quintas-feiras. A feira livre acontece em entorno da Praça Rosendo Ribeiro Filho, estando subdividida em setores: frutas, verduras, carne, farinha, trocas, madeiras, roupas. Essa é bastante conhecida na redondeza e atrai a população dos municípios vizinhos e povoados.
Recentemente, o comércio local tem-se desenvolvido bastante, sendo o 2º maior do Estado, com lojas bem organizadas e de grande porte. Assim vem surgindo um processo de transformação do espaço, o mesmo não é demasiadamente grande, nem congestionado, porém tem mantido um bom nível de crescimento, hoje associado ao processo de industrialização/urbanização, determinante atualmente na expansão do município.
O aumento da escolaridade, atendimento médico, maior acesso a informação, expansão do emprego industrial, enfim são elementos que favoreceram a região e a evolução populacional. Com o crescimento populacional e serviços prestados na cidade, as vagas surgiram cada vez mais, o que satisfaz a população e incentiva outras empresas a se instalarem na cidade. Como por exemplo, temos um supermercado da empresa Wal-Mart Brasil, que instalou na cidade o supermercado Todo Dia, em 2009, junto com a mesma veio à rede de serviço de crédito prestado pela empresa Hipercard, pertencente ao Banco Itaú, que também está em pleno funcionamento. Além de outras instituições de serviços como o Banco do Brasil (BB), Banco Brasileiro de Descontos S.A. (Bradesco), Banco do Estado de Sergipe S/A (Banese), Caixa Econômica Federal (CEF), já presentes na cidade.
Desta forma, o mercado econômico se torna mais competitivo e acessível ao consumidor, o que vem gerando emprego em todo o município, é dentro dessas expectativas, que a cidade de Lagarto vê um crescente desenvolvimento da economia e do comércio.

5. Discussão
O tema em questão levanta vários pontos de discussão em relação ao crescimento expansivo do comércio na cidade de Lagarto-Se, principalmente destacando as questões favoráveis e desfavoráveis, pois ao tempo em que a cidade cresce, é preciso mais segurança, infra-estrutura, o estabelecimento de um Plano Diretor, por exemplo, educação de qualidade, e apoio para os pequenos e médios empresários. Destaca-se entre os pontos negativos a grande valorização imobiliária na cidade, o que dificulta a conquista da casa própria para a população pobre, mas que agrada aos imigrantes investidores que vem cada vez mais para região.
Contudo foi possível notar a especulação em toda a região sul sob o grande avanço do comércio e da cidade lagartense. O que gera uma grande imigração de pessoas de outros municípios para a cidade, tanto em busca de trabalho, como de estudo a nível superior, oferecido por redes privadas, como a Fundação Jose Augusto Vieira, Universidade Tiradentes ou publica, como a Universidade Federal de Sergipe, já instalada no município.
6. Considerações Finais
Durante a realização do Trabalho de Campo, assumi-se o desafio de buscar o envolvimento de profissionais da área em diferentes níveis hierárquicos, porém todos participando de forma direta ou indiretamente com o desenvolvimento do tema.
A Expansão Comercial da Cidade de Lagarto-Se, permitiu articular muitos dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso com a prática no campo de pesquisa, em busca dos objetivos do fazer acontecer.
7. Referências Bibliográficas

FRANÇA. Vera Lúcia A. CRUZ. Maria Teresa S. (Coord.) Atlas Escolar Sergipe: espaço geo-histórico e cultural. João Pessoa: Ed. Grafset, 2007.

ARAÚJO, T.B. de. Ensaios Sobre o Desenvolvimento Brasileiro: Heranças e Urgências. Rio de Janeiro: REVAN/FASE, 2000.

FONSECA, Adalberto. História de Lagarto. Governo de Sergipe, 2002.

FREIRE, Felisberto. História de Sergipe. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1891.

GUARANÁ, Armindo. O Dicionário Biobibliográfico Sergipano. Rio de Janeiro: Editora Pongetti, 1925.

LODDER, Celsius A. O Processo de Crescimento Urbano No Brasil. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1979.

OLIVEIRA, A.U. de. Geografia e território: desenvolvimento e contradições na agricultura. Boletim de Geografia Teorética, p. 15-58, 1999.