Constantemente sou questionado por clientes e amigos sobre o porque não conseguem sobressair em sua profissão ou empresa, sendo que já possuem formação e estão supostamente engajados no contexto. 

Para responder  este tipo de questionamento pode ser necessário apurar diversas variáveis, contudo é bem provável que seja por serem líderes ou empregados “Arroz com Feijão”. Não é bem o tipo de resposta que as pessoas querem, mas diante de alguns exemplos fica claro. Enfim o que isso quer dizer? 

Quantos de nós já não criamos expectativas sobre nossas formações e experiências? Achamos que ao terminar a faculdade ou agregarmos duas a três pós-graduações, doutorado ou ir para o exterior: Pronto, somos aquilo que o mercado precisa! Ingênuo equívoco, pois aumentar o conhecimento de carreira é apenas o “Arroz com Feijão”, saber o que é essencial para melhorar o seu desempenho no rumo que escolheu é que requinta o cardápio. 

As pessoas evoluem e obviamente o mercado acompanha. Há algum tempo atrás eram poucas as pessoas com qualificações profissionais, então, se possuía algum diploma ou experiência específica em algum setor, já poderia se considerar cogitado para ser um empregado ou líder de uma grande empresa, mas atualmente não. Com a evolução da sociedade e a globalização ficou muito fácil ter acesso a educação, conteúdos diferenciados e locais antes de difícil acesso. 

Todos os dias surgem inúmeros administradores, engenheiros, médicos, advogados etc. com uma ou mais pós-graduações e especializações. Nas empresas existem muitas pessoas para executar o mesmo tipo de função devido a agilidade exigida pelos processos. Então, como se destacar e não ser somente o “Arroz com Feijão”? 

Assim como em nossa casa temos que ser eletricistas e bombeiros de plantão para consertarmos aquele ferro de passar que caiu ou aquela torneira que está vazando até que chegue o especialista, assim devemos ser no âmbito empresarial.  Não basta ser um ótimo profissional, é necessário se adaptar às novas tecnologias e tendências, precisamos saber utilizar um computador, fazer uma planilha, enviar e-mails e saber utilizar as funções mínimas do celular por exemplo. Estas questões básicas trazem uma grande modificação na trilha rumo aos seus objetivos. 

Imagine que são 12:00 e você enfim parou para ler e-mails, ao conferir a caixa de entrada visualiza uma mensagem de seu diretor enviada as 8:30 solicitando um gráfico de controle orçamentário do seu setor para que ele possa tomar uma decisão importante. Ah! Um detalhe, ele precisa disso até as 13:00 deste dia. Você possui em mãos todas as informações necessárias, mas não tem ideia de como consolidar isso em um gráfico simples no Excel, pois quem faz isso para você é seu assistente, que naquele momento está em horário de almoço, e agora? 

Situações como estas acontecem todos os dias e as pessoas tendem a criar desculpas e não se aperfeiçoam. Neste caso acima é comum culpar o dia que foi corrido, o diretor que solicitou em cima da hora ou mesmo crucificar o empregado que estava em seu horário de almoço, alegando que ele tinha de estar disponível, enfim, poderia ser resolvido se um conhecimento básico da ferramenta necessária fosse adquirido. 

É muito comum lidar-mos com pessoas que são ótimas acadêmicas mas sem a mínima experiência ou jogo de cintura para lidar com processos paralelos, que são dependentes de estagiários ou de um colega do lado para terminar um trabalho. Então, além de saber muito sobre o ramo que escolheu, procure se adaptar as necessidades do momento em que está vivendo, aprenda, mesmo que o básico, daquilo que é importante para que possa continuar em desenvolvimento. 

Procure descobrir quais aptidões paralelas você necessita para desenvolver bem sua atividade, se é um arquiteto, aprenda a utilizar um programa de desenho digital, se é administrador ou engenheiro, saiba utilizar bem um gerenciador de planilhas eletrônicas, se é advogado ou psicólogo, aprenda a utilizar um gravador e editor de textos, ou seja, aprenda aquilo que é necessário para executar sua atividade plenamente, prepare-se para destacar e boa sorte! 

SOBRE O AUTOR: Fernando Cunha é Bacharel em Administração de Empresas, Consultor e Coaching Empresarial pela Tecnologia X, trabalha também como Analista Operacional na Vale S/A. Site: www.tecnologiax.com -  E-mail: [email protected]