FATEP – MBA EXECUTIVO MERCADO FINANCEIRO E CONTROLADORIA

JOSE EDUARDO PENSADO

PROFESSOR ORIENTADOR: LAWTON BENATTI

Tema: MICROCRÉDITO

O microcrédito foi elaborado para pessoas pobres com o intuito de atender a camada da população que atua na informalidade e não possuem acesso ao crédito bancário e nem possuem conta em bancos, é para as pessoas que criam pequenos negócios para subsistência ou para complementar a renda da família.

Historicamente o microcrédito teve sua origem na Alemanha em 1846 quando o pastor Raiffeinsen criou a Associação do Pão com a finalidade de ceder farinha de trigo aos camponeses para que quitassem as dividas e obtivessem um aumento de renda com a fabricação e comercialização de pão[i].

Somente em meados de 1970 o professor Muhammad Yunus idealizou e realizou o microcrédito para as populações pobres que não tinham qualquer acesso ao credito. O professor concedeu empréstimos para famílias pobres de produtores rurais em que a garantia era uma promessa de pagamento.

O recurso era entregue a grupos de cinco pessoas, principalmente mulheres, que ficavam moralmente responsáveis pelas outras.

A ideia foi um sucesso e tinha uma taxa de 98% de retorno dos valores emprestados e resultando uma expressiva melhora na qualidade de vida das famílias.

O programa ficou conhecido mundialmente e lhe rendeu o Premio Nobel da Paz, por combater a pobreza.[ii]

No Brasil o microcrédito foi incentivado pelo governo federal como politica publica de desenvolvimento econômico e social para permitir que a população de baixa renda tenha acesso a crédito barato, desde que seja utilizado nos meios produtivos da sua atividade econômica, financiando desta forma microempresas e empresários informais.

O credito é concedido sem garantias e sua avaliação é feita por meio de entrevista na qual se busca apurar a atividade econômica exercida e o valor necessário do qual o empreendedor necessita para que os recursos sejam utilizados nos meios produtivos do solicitante.

No microcrédito produtivo orientado criado pelo governo brasileiro, Os valores concedidos vão de R$150,00 a R$15.000,00. As taxas de juros cobradas ficam por volta de 0,7% e o prazo para pagamento é estabelecido pela instituição bancaria ou entidade financeira podendo chegar a 24 meses, sendo que o solicitante não pode possuir restrições no serasa, spc, e cadin.

Os recursos do microcrédito são obtidos do programa FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador e de 2% dos depósitos compulsórios realizados pelos bancos. Os bancos podem abrir linhas de credito ou repassar os valores para organizações que realizam este tipo de empréstimo.

O esforço maior é para que a economia informal tenha recursos para prosperar e caminhar sozinha para a formalidade de suas atividades, principalmente os prestadores de serviços que são pequenos empresários que necessitam de recursos para crescer e de incentivos por parte do setor público.

Fontes de pesquisa:

Sebrae

http://pt.wikipedia.org/wiki/Microcr%C3%A9dito

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,AA1323681-9356,00.html



[i] http://pt.wikipedia.org/wiki/Microcr%C3%A9dito

[ii] http://pt.wikipedia.org/wiki/Microcr%C3%A9dito