Artigo desenvolvido sob orientação do professor Lawton na disciplina de Inovação e competitividade empresarial no curso bacharelado em administração de empresas  na Faculdade Nossa Cidade.

Titulo: Métodos inovadores de pagamento e cobrança.

Devido à facilidade de se comprar, e a diversidade de produtos dentro do mercado competitivo, onde tempo é dinheiro, surge o e-commerce (comercio eletrônico).

Com o avanço da tecnologia, as pessoas tendem a comprar mais através de ferramentas tecnológicas, reduzindo tempo, desgaste físico e vantagem de se comprar a qualquer hora do dia.

Dentro comercio eletrônico, existem os métodos de pagamento e cobrança, o desafio em suma das empresas nesse ramo, é inovar não só na forma de divulgação e vendas, e sim em métodos de pagamento e de cobrança, com o objetivo sempre de atrair mais clientes.

A expectativa é o comercio online cresça 24% no proximo ano, umas das principais pilares que sustenta esse avanço é a segurança tanto do consumidor quanto do estabelecimento e nesse cenário segurança esta diretamente ligada aos meios de pagamento disponíveis , o método mais popular é o cartão de crédito, ainda que não seja a forma mais segura é um meio que oferece grande agilidade no pagamento. A maioria de sites de comercio eletrônico aceita praticamente todas as bandeiras de cartão é importante ter cuidado antes de informar seus dados a qualquer site, pesquise sobre a classificação de fraude do site e a segurança da compra, outras duas formas usadas para pagar compras virtuais são  boleto bancário e o debito em conta corrente, o boleto é o que oferece  menor facilidade afinal você precisa imprimi-lo para depois efetuar o pagamento, por ter um custo operacional menor muitas empresas oferecem descontos  de até 10% para pagamento com boleto bancário, o lado ruim dessa historia é que a constatação do pagamento pode levar até 5 dias úteis para acontecer.  Mas o método de pagamento que mais cresce é o meio eletrônico que as diversas empresas disponibilizam com sistemas de segurança e práticos, onde você cadastra apenas uma vez seus dados e o cartão. Um outro método que já está sendo utilizado nos EUA em mais de 30% de suas compras online, em restaurantes e lojas diversas é atraves de dispositivos móveis que estão configurados com seus dados do cartão e documentos.

Uma forma inovadora que as empresas prestadoras de serviço e comerciais em geral adotaram nos últimos tempos foram o débito automático de contas de consumo, e até mesmo o cadastramento bancário de todos os boletos e notas fiscais emitidas ao CPF do titular da conta corrente, de modo que o correntista consegue efetuar o pagamento de todas as contas online na frente de um computador  ou dispositivo conectado  a internet, eletronicamente falando não podemos esquecer das faturas de cartão e de concessionárias que são enviadas todos os meses para e-mail pessoais. Todos os exemplos acima citados geram um grande impacto tanto para o consumidor quanto para a empresa que presta o serviço, para o consumidor a facilidade de ser efetuado o pagamento com o mínimo de esforça sem precisar se locomover até um banco ou casa lotérica, evitando de pegar as temíveis filas quilométricas que assustam qualquer consumidor, sem falar na redução de papeis e contas acumuladas em casa nas gavetas, onde o consumidor pode criar apenas uma pasta em seu computador ou caixa de e-mail e armazenar todos os comprovantes e faturas detalhadas, para a empresa que disponibiliza estes tipos de serviços de pagamento e cobrança entram em vantagem com redução direta de custos, como entregas postais pelos correios e até mesmo a redução na impressão de papéis, funcionários para separarem, enveloparem, e etc.

Na sociedade em que estamos inseridos a busca da facilidade de se executar as tarefas do dia-a-dia cresce cada vez mais, pois a população está voltada para economia de tempo para desenvolverem outras tarefas mais importantes, como estudar, trabalhar, cuidar da família, ter horas de lazer. Portanto ninguém quer perder tempo em filas de banco e em caixas de lojas comprando ou pagando por produtos e serviços que podem ser executados dentro de sua casa ou qualquer lugar que desejar com apenas alguns minutos.

“Mas a grande vantagem não se restringe aos custos, mas sim aos processos: com o meio eletrônico, a entrega das faturas não fica vulnerável a imprevistos como chuvas e extravios”, afirma Rafael Lamardo, professor da pós-graduação da ESPM, especialista em tendências da Tecnologia da Informação.

Nos sistemas de cobrança podemos ver que a tecnologia coopera muito para as operações de crédito e cobrança, como um software gerenciador de cobrança, desenvolvido em linguagem de última geração, agilizando o processo de cobrança e assim prestando serviço que ofereça as empresas  uma rápida recuperação de seu capital , colocando a disposição dos clientes devedores todas as facilidades e recursos disponíveis tais como: Pagamento através de boletos bancários, Pagamento via depósito identificado, . Recebimento diretamente no domicilio do devedor (cobrança Externa ), Pagamento através de cheques pré-datados.

Bibliografia:

Site:https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/fatura-eletronica-email-marketing-ajuda-no-pagamento-de-contas/ (acesso em 09/10/2013 as 14:12)

Site: https://www.ecommercebrasil.com.br ( acesso em 09/10/2013 as 15:14)

Citação: Rafael Lamardo, professor da pós-graduação da ESPM, especialista em tendências da Tecnologia da Informação, pesquisado no site: https://www.ecommercebrasil.com.br  em 09/10/2013.