METODOLOGIA E PLANEJAMENTO UMA SINERGIA QUE AGE COMO FORÇA PROPULSORA NO ENSINO DA GEOGRAFIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE RORAIMA. 

Artigo apresentado como requisito para obtenção de nota final na disciplina de Prática Profissional em Geografia Humana.

Orientador: Profº. Msc. Lucio Galdino Keury

 Boa Vista/RR

Maio de 2012

RESUMO 

Antonio Francisco Sousa Brandão[1]

Marilyn de Jesus Rocha dos Santos[2]

Sharon Cristina Rocha dos Santos[3]

O presente artigo tem como objetivo utilizar a disciplina de prática profissional em Geografia humana para refletir sobre a metodologia e o planejamento do ensino da Geografia no 9º ano do Ensino Fundamental nas Escolas X e Y da rede pública estadual de Roraima e através destas reflexões reconfigurar as práticas, possibilitando uma mudança de comportamento. Para a consecução do objetivo do trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo. Buscando maior compreensão sobre o assunto, foram selecionados os textos relevantes ao objeto de estudo desta pesquisa. Neste momento quando a Geografia é transposta de disciplina decorativa e conteúdista, para uma disciplina propulsora para a criação de uma cidadania consciente, fazendo com que o professor seja parte integrante e atuante neste novo paradigma do Ensino da Geografia.

Palavras-chave: Metodologia, Planejamento, Professor, Geografia.