Mercado de Luxo, no Brasil.

 Irônico em um país com tantos problemas financeiros, em que grande parcela da população vive no estado de pobreza, um dos assuntos mais valorizados e citados ser o Luxo. Porém esse é um mercado que envolve milhões de reais mensalmente e está em uma crescente imensuravel, mesmo contando com um potencial de público no Brasil de cerca de 3% de toda população apenas.

 Assunto de muitas pautas, o mercado de luxo, gestão de luxo e seus derivados, é também fonte de muitos estudos e análises realizadas por estudiosos contratados de grandes griffes e consultorias a fim de obterem maior visibilidade no mercado, impulsionarem suas vendas ou somente manter sua imagem perante o público.

 Público no Brasil

 Em grande ascensão, o público do mercado de luxo no Brasil, tem perspectivas de crescer significativamente a cada ano.   

Hoje no Brasil, possuímos “classes” do Luxo, que em nenhum outro país existe. São conhecidas como subclasses do mercado. Essas empurram a classe para o crescimento, porém trazem a ela um ar negativo, de perda de raízes e características que não agradam aos antigos adeptos do mercado. As subclasses do mercado são aquelas pessoas que não possuem tanto poder aquisitivo, mas usufruem dos bens exclusivos e autênticos do luxo com facilidades do novo mercado (cartões, cheques pré-datados etc). 

Já o velho e conhecido mercado de luxo é o que deseja ter ao adquirir produtos e serviços requintados: exclusividade, qualidade e principalmente, SATISFAÇÃO E DESEJO REALIZADO na compra.

 Motivação pela compra

 Muitas pesquisas são realizadas com o intuito de entender, “o que, quando e onde” para o público deste mercado. Porém é praticamente um investimento inútil, quando a real informação que eles deveriam obter é, POR QUÊ eles compram.

Pessoas que se enquadram neste mercado, compram por uma relação de satisfazer uma “emoção” algo que é intángivel, um sentimento. Segundo um estudo da Bureau of Economic Analisys, pessoas gastam 42% de seu dinheiro em coisas supérfluas ou seja, bens “não necessários”.

Podemos resumir que a real desse público é, não comprar bens que elas precisam e sim comprar bens que elas desejam. Luxo possui em grande quantidade um valor simbólico muito maior.

 Segmentos

 No Brasil os segmentos de luxo são facilmente visualizados e podem ser divididos nos seguintes grupos:

  •  Alimentos e Bebidas: Mercado de extremo valor, com produtos e serviços nacionais e internacionais, leva a grande potência do mercado de luxo acima. Whiskys, vinhos e alimentos refinados estão no topo da lista.
  • Cosméticos e perfumaria: Clássico e famoso, é sinonimo de requinte, perfumes, maquiagens, tratamentos estão no top. Este também possui grande potência nas subclasses do mercado, com sobreforça nos e-commerce’s esta levando o luxo e glamour a outras classes.
  • Imóveis: Nicho apenas para os mais poderosos. Incluindo, confortaveis mansões, weekendhouse’s e grandes imóveis rurais.
  • Mobilidade: Em segunda colocação na lista, leva o mercado do luxo no Brasil a crescimentos imensos. Tanto é verdade que grandes marcas se instalam no Brasil com concessionarias a cada dia. Isso inclui, Porsche, Lamborghini, Bentlhey, Ferrari e até uma Rolls Royce.
  • Moda: A grande potência no país, com crescimento gradual a cada dia, atrai grandes grifes do exterior e cria marcas supervalorizadas fora do país também, valorizando e fortalecendo também a marca “Brasil” no mundo.

 Com grande relação de crescimento, pode-se verificar o quão grande é o mercado e sua importância para o crescimento do país. Além de movimentar bilhões de reais por ano, ele exalta a imagem do país no exterior e da força a outros setores da econômia. O objetivo a ser alcançado é somente de crescer, abranger mais públicos e criar mais desejos nas pessoas. 

 

Henrique Martins