COMO ESTUDO DE CASO: EMPRESA GELO PIM

Euler Soares de Souza[1]

Karina Batista Ribeiro[2]

Rogério Machado Reis[3]

Resumo: Analisando o processo decisório da empresa Gelo Pim, que atua na área Industrial de fabricação de gelo, constatou-se que para uma organização obter lucratividade, ela precisa ser concisa em suas ações, não bastando apenas tomar decisões, mais planejar minuciosamente cada passo a ser tomado, de maneira que todos os colaboradores estejam alinhados aos objetivos da empresa, assim destacamos como objetivo Geral, Implementar e melhorar o processo decisório da empresa Gelo Pim objetivando a maximização dos lucros. E objetivos específicos, criação de missão, visão e valores, objetivando orientar os colaboradores quanto às diretrizes da organização; Melhorar o ambiente interno oferecendo propostas de valor capazes de atrair clientes aumentando sua fatia no mercado, satisfazendo as expectativas e alcançando os retornos financeiros desejados; Aprimorar o mecanismo de comunicação interna na organização, visando difundir as metas estipuladas pela Direção. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi a de estudo de caso de cunho qualitativo, onde obtivemos como resultado o aumento da produtividade dos colaboradores demonstrando satisfação e retorno a instituição.

Palavras Chaves: Processo decisório, Capital Intelectual, Motivação.

ABSTRAT: Analyzing the decision-making process Pim Ice company, which operates in the industrial manufacturing of ice, it was found that for an organization to achieve profitability, it must be concise in their actions, and not just make decisions more carefully plan each step to be taken so that all employees are aligned to business objectives, and highlight the objective of General Implement and improve decision-making company Ice Pim aimed at maximizing profits. And, as specific objectives, we propose the creation of mission, vision and values, aiming to guide employees as to the guidelines of the organization, improve the internal environment by offering value propositions capable of attracting increasing its market share, meeting expectations and achieving the desired financial returns; Improve the mechanism of internal communication in the organization, in order to spread the goals set by management. The methodology used for the preparation of this article was a case study, where we obtained results in increased productivity of employees showing their satisfaction and return to the institution.

Keywords: Decision making, Intellectual Capital, Motivation.

1 INTRODUÇÃO

Para realização deste artigo utilizamos como metodologia, o estudo de caso, de cunho qualitativo que foi embasado em pesquisas de autores de renome na área de administração, como Chiavenato, Kotler e outros.

No decorrer deste artigo serão abordados pontos como: Processos decisórios, tecnologias da informação e processo decisório, relações humanas no processo decisório, estratégias para melhorar o processo decisório, motivações para melhorar o processo decisório, retorno das melhorias no processo decisório, atendimento prestado ao cliente, atenção ao colaborador, reconhecimento da marca, posicionamento da marca, administração nova maneira de gestão, metodologia do projeto, analise documental, entrevista observação direta e demonstração dos resultados.

A importância para nos acadêmicos é forma holisticamente falando que tivemos da organização e oportunidade de aplicar o conhecimento que conseguimos ao longo dos quatro anos de estudo.

Este artigo possui relevância para sociedade, pois trata-se de um serviço prestado á ela, e que disponibiliza qualidade de vida aos colaboradores que nela vivem. Com este artigo, podemos como formandos aprender na integra o que devemos fazer para que uma empresa se mantenha no mercado, e ainda servirá de fonte de pesquisa para outros acadêmicos.

Para a empresa estudada este estudo tornou-se imprescindível, devido ao retorno financeiro, visível mente tangido, ainda que alguns dos pontos levantados não foram executados ainda, devido a empresa ser familiar, o que impõe barreiras por seguir tradições e utilizar conhecimentos por experiências adquiridas ao longo dos anos no mercado.

 

2 PROCESSOS DECISÓRIOS

O processo decisório de qualquer instituição é o pilar central para sua permanência no mercado, as empresas que tomam decisões com maior número de acertos tendem a lucrar mais e perpetuar sua marca. Visto que os processos de planejamento estratégico são um dos pontos principais de desafios para os executivos, onde Costa (2007, p.174) afirma que "a diversidade de situações tem mostrado que uma estratégia bem – sucedida para um caso pode não servir para outro. Isso porque as empresas ou entidades são muito diversas entre si."

Para que exista melhoria no processo das Organizações é necessário que exista uma participação efetiva e contínua do gestor na instituição.

Esta participação fará com que os colaboradores percebam que a empresa preocupe-se com seu bem estar, e os deixarão comprometidos com a organização, de forma espontânea.

2.1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E PROCESSO DECISÓRIO

Com o mercado cada vez mais competitivo, o processamento das informações precisa ser em tempo real, onde as empresas que procuram melhorar continuamente seus processos de comunicação tendem a se firmar no mercado. Para Beuren (2000, p. 43) "a adaptação da empresa aos novos paradigmas de um mercado globalizante, exigindo capacidade de inovação, flexibilidade, rapidez, qualidade, produtividade, dentre outros requisitos, torna cada vez mais estratégico o papel que informação exerce."

Esta adaptação das empresas torna-se necessário para quebrar os antigos paradigmas do mercado, deixando as organizações mais flexíveis. Todo este contexto mostra que a informação concedeu ambientes básicos para a emersão da globalização econômica. Essa massa de dados tornou-se intensamente complexa nas organizações, que em questão de segundos envia e recebe informações de um lado a outro do planeta. Isto tudo mostra que quem conseguir processar estas informações transformando-as em ações rapidamente terá maior sucesso e lucratividade.

Ainda assim não basta apenas ter a informação, é preciso saber como lhe dar com ela, ou seja, processá-la e mensurá-la, extraindo somente o que verdadeiramente é importante para a organização. Chiavenato (1999, p. 30) comenta que "são mais bem-sucedidas as organizações capazes de tomar a informação e transformá-la rapidamente em uma oportunidade de novo produto ou serviço, antes que outras o façam." Contudo podemos afirmar que a precisão das informações deve ser de fontes confiáveis.

Desta forma fica claro que, para se ter decisões fundamentadas em informações sólidas são extremamente importantes, uma boa mensuração da informação de maneira rápida e efetiva, visando sempre à melhoria contínua.

2.2 RELAÇÕES HUMANAS NO PROCESSO DECISÓRIO

Segundo Chiavenato (2005, p.96) "a escolha das pessoas que devem constituir a equipe de trabalho é uma responsabilidade pessoal e intransferível que o executivo não deve delegar a ninguém."

Assim visando à melhoria contínua, nos direcionamos para o princípio em que, a empresa deve começar sua melhoria a partir do setor de Relações Humanas buscando o crescimento de cada colaborador dentro da instituição, assim como, sua satisfação para alcançar sempre os melhores resultados o que gera rendimento para a eficácia de seu processo decisório. Desta forma para manter um grau de eficácia na qualidade de serviços e na produção de seus bens a empresa deverá saber escolher através de seleção a melhor equipe. Desta forma o capital humano tornou-se o bem mais valioso das organizações e Fischer (2002, p. 11), destaca que "toda e qualquer organização depende, em maior ou menor grau, do desempenho humano para seu sucesso."

Chiavenato (2005, p. 212), mostra ainda que "pessoas são determinantes para garantir desempenho. Formulações estratégicas são fundamentais, mas representam 5% do sucesso. Os outros 95% dependem do comportamento dos funcionários."

2.3 ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR O PROCESSO DECISÓRIO

A idéia de estratégia para ser utilizada na Empresa X será de delegação de funções para colaboradores com o uso do recrutamento interno, onde haverá designação de atividades comuns dentro da empresa, para se tornar eficiente na produção, com respostas rápidas para o Gestor, passando ao cliente melhor qualidade de seu produto.

Segundo Bethlem (2002, p.17), "o conceito de estratégia e as ações relativas a ele – planejamento, elaboração, execução, implantação, acompanhamento, controle, avaliação etc. – têm que ser ensinados aos atores e serem não só aprendidos, como também adotados por eles como válidos e úteis." O que desta forma, fará com que a organização priorize o cliente.

2.4 MOTIVAÇÕES PARA MELHORAR O PROCESSO DECISÓRIO

Colaboradores motivados são mais receptivos a mudanças, e para que a empresa cresça, eles devem crescer juntos, logo, trabalhar para o crescimento ascendente da motivação deixará a instituição mais a vontade para redesenhar as funções de trabalho.

O dever da empresa para gerar essa motivação é oferecer um local de trabalho que satisfaça suas necessidades básicas e saber exatamente como o gestor esta agindo com seus colaboradores, assim como, oferecer bons equipamentos e matéria-prima necessária, suficiente e eficaz em sua manipulação. Desenvolvendo, dessa forma, um bem-estar coletivo no ambiente de trabalho. Para Robbins (2000, p. 342) "motivação é a disposição de exercer um nível elevado e permanente de esforço em favor das metas da organização, sob a condição de que o esforço seja capaz de satisfazer alguma necessidade individual."

Mais como criar um clima de motivação para os colaboradores no seu ambiente de trabalho? Maitland (2000, p.7), define motivação como "a força ou o impulso que leva os indivíduos a agirem de uma forma específica". Colaboradores motivados trazem benefícios para a organização e criam um ambiente de trabalho saudável. Neste ambiente a criatividade dos colaboradores é estimulada, e permitirá sua atuação de forma conjunta com seus superiores.

Além de incentivos financeiros, os colaboradores devem estar dispostos a inovar pela Empresa, propondo idéias, dando sugestões para o crescimento individual e coletivo, pois um trabalho cumprido em equipe gera dedicação de todos.

Qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, necessita dar aos funcionários benefícios para mantê-los fiéis. Com a garantia de produtividade a empresa, em seu setor de manufatura, irá passar ao ambiente externo confiabilidade e consecutivamente fidelidade de seus clientes. Como Chiavenato (1999, p.32) salienta "as organizações bem sucedidas proporcionam às pessoas um ambiente de trabalho acolhedor e agradável, com plena autonomia e liberdade para escolher a maneira de realizar seu trabalho. As pessoas são consideradas parceiros e colaboradores e não funcionários batedores de cartão de ponto."

Sendo assim podemos afirmar que um dos caminhos que alavancará o sucesso de qualquer organização é o investimento no capital Intelectual, de forma que ele tenha orgulho em trabalhar na empresa. A resposta a esse investimento, no qual o gestor aplica incentivo, será passada através do desempenho dos colaboradores nas atividades realizadas dentro e fora da instituição.

2.5 RETORNO DAS MELHORIAS NO PROCESSO DECISÓRIO

Assim, podemos chegar à credibilidade que uma empresa obterá com a motivação gerada pelo clima organizacional. Uma instituição que possui seus colaboradores satisfeitos gera bons resultados para clientes e stakeholders.

COSTA (2007, p.171) diz que "as organizações que adotam a estratégia de inovação competitividade costumam ter objetivos e metas ambiciosas". Essa é uma forma engenhosa de escapar das formas de concorrência direta.

Na busca de competitividade, uma disputa frente a seus concorrentes, a empresa deve possuir uma imagem perante seus clientes, tendendo aumentar sua fatia de mercado.

2.6 ATENDIMENTO PRESTADO AO CLIENTE

Como retorno as estratégias utilizadas à empresa garantirá reconhecimento por seus clientes da marca, além de fidelizar os antigos, já que o ponto de vista é de manter um relacionamento entre empresa e cliente duradouro. Dessa maneira o cliente fará a propaganda da Empresa para outros. Griffin (1998, p.200), comenta que "quando os clientes se transformam em defensores de seu produto, você conquistou um relacionamento de grande intimidade e confiança."

Quando um gestor passa a confiança de suas atividades ao colaborador, este por sua vez irá mostrá-la através de um bom atendimento ao cliente.

2.7 ATENÇÃO AO COLABORADOR

Com a utilização da delegação de atividades, pelos gestores, a organização passa credibilidade aos colaboradores e tem como resposta a satisfação de seus funcionários aumentando sua produtividade e promovendo lucro.

Hoje, grande parte das empresas está redesenhando o trabalho e os cargos, fazendo com que os colaboradores tomem a maioria das decisões anteriormente tomadas somente por gerentes, o que chamamos de delegação de poder.

Assim a empresa mostra qual o trabalho de um gerente dentro da instituição e a sua importância. Para Robbins (2000. p.29), gerentes "supervisionam atividades de outras pessoas, isto é, têm pessoas reportando-se a elas."

Quando um funcionário se informa sobre uma nova estratégia de melhoria para a empresa, tem uma expectativa sobre a mesma que é respondida na motivação, logo, surgi à ação em relação às atividades, vendo os resultados e assim obtendo a satisfação, tudo isso com o uso da liderança dentro da organização. A liderança é um processo continuo de influência que é compartilhada por uma meta comum dentro da instituição na qual o colaborador aprende e se beneficia de conhecimentos adquiridos ao longo de cada tarefa cumprida.

Definindo que esse sistema de liderança seria utilizado em um nível hierárquico onde terá um subordinado da direção supervisionando os demais colaboradores, assim servindo como ligação entre administração e funcionário. Cury apud Fayol (1994, p. 176) diz que "hierarquia [...], é a série de chefes que vai da autoridade superior aos agentes inferiores."

2.8 RECONHECIMENTO DA MARCA

Sendo assim, a Empresa, utilizaria de sua boa imagem junto a seus colaboradores, para mostrar ao mercado, que sua qualidade esta em seu excelente tratamento aos funcionários, onde automaticamente produzirá bons produtos, gerados pela satisfação de trabalhar em uma empresa, que proporciona oportunidades para o exercício da liderança, o que será passado aos clientes através de demonstrações de dedicação pelo atendimento prestado.

Em resumo a diferenciação da empresa ocorrerá pela qualidade em que o produto foi gerado, um bom atendimento e a satisfação dos clientes. Kotler (2000, p.314) diz que "quando o produto não pode ser facilmente diferenciado, a chave para o sucesso competitivo pode estar na adição de serviços valorizados a na melhoria da sua qualidade. Os grandes diferenciadores de serviços são facilidade de pedido, entrega, instalação, treinamento do cliente, orientação ao cliente e manutenção e reparo."

Dessa maneira a organização estará investindo no atendimento para uma vantagem competitiva junto a seus principais concorrentes.

2.9 POSICIONAMENTO DA MARCA

Com a satisfação de seus colaboradores saciada a direção deve voltar sua atenção para o ambiente externo buscando os resultados obtidos com a estimulação causada dentro da instituição. Dessa forma teremos a garantia de sucesso da marca da empresa.

Um ponto importante para qualquer organização é a marca, pois ela deve significar as peculiaridades relacionadas à criação da estrutura da organização, trata-se da imagem frente a seus concorrentes, clientes e colaboradores, Tavares (1998, p.16) afirma que "a marca é um dos ingredientes que as empresas utilizam em suas estratégias para diferenciar sua oferta."

Todas as empresas visam satisfazer as expectativas de seus clientes de forma a deixar claro a qualidade do serviço associado à marca. Schimitt (2000, p.31), enfatiza que "marcas proporcionam imagem. Asseguram qualidade. Oferecem soluções definitivas."

O reconhecimento, por seus clientes, da marca da Empresa, irá aumentar sua fatia de mercado sendo um retorno a estratégia aqui sugerida, mostrando acontecimentos ocorridos no ambiente interno e a resposta pelo externo. Segundo Kotler (2000, p. 105), "a medida que implementa sua estratégia, a empresa precisa acompanhar os resultados e monitorar os novos acontecimentos no ambiente interno e externo."

2.10 ADMINISTRAÇÃO NOVA MANEIRA DE GESTÃO

Para um gestor é fundamental que haja uma análise inicial sobre a instituição para que possa ser realizada uma melhor manipulação de seus problemas internos. A análise administrativa é um processo de trabalho demorado e permanente, que tem como objetivo diagnosticar problemas dentro da instituição gerando soluções, mudanças e aperfeiçoamento de tarefas atribuídas a cada gestor planejando o clima organizacional, estrutura, processos e métodos de trabalho.

Depois de descoberto o motivo da existência de uma administração dentro da instituição deve se verificar sua importância. Segundo, Pfiffner; Sherood, apud Cury (1994, p.130) "organização é um tipo de associação em que os indivíduos – em número tal que contatos pessoais se tornam difíceis de ocorrer – se dedicam a tarefas complexas e estão entre si relacionados por um consciente e sistemático estabelecimento e consecução de objetivos, mutuamente aceitos."

Robbins (2000, p. 10), diz ainda que "a economia tem passado por mudanças. O mesmo tem acontecido com as organizações, que estão se tornando mais flexíveis e suscetíveis a seus ambientes." Isso vem provar que a gestão de uma empresa deve não só utilizar idéias inovadoras, dando oportunidades a seus colaboradores para expressar críticas e sugestões para a instituição, como também, praticá-las de forma a padronizar fazendo-as parte das atividades rotineiras da organização.

Também validando para o gestor que o contato de um funcionário com os clientes da empresa, como um todo, influenciará o relacionamento com a companhia sendo uma vantagem frente aos concorrentes. Segundo Robbins (2000, p.90) "em um ambiente estático, os concorrentes oferecem hoje os mesmos produtos e serviços pelo mesmo preço de ontem e continuarão oferecendo amanhã."

É com essa finalidade que um gestor deve utilizar idéias inovadoras dentro da organização para surpreender a concorrência, com as oportunidades oferecidas e uma nova maneira de administrar.

3 METODOLOGIA DO PROJETO

A metodologia utilizada foi a de estudo de caso de cunho qualitativo e através deste, propomos como solução, a implementação de melhoria no processo decisório da empresa Gelo Pim, com a criação de: Missão, Visão e Valores, objetivando orientar os colaboradores quanto às diretrizes da organização;

3.1 ANÁLISE DOCUMENTAL

Será realizada uma entrevista com o proprietário do empreendimento com o objetivo de descobri as regras que gerem a empresa e ficou evidenciado que não existem documentos sobre processo decisório

3.2 ENTREVISTA

Com a entrevista é possível diagnosticar erros na comunicação, falhas em processos administrativos, comportamentos, atitudes e aparências que somente poderão ser compreendidos através de pesquisas com as partes envolvidas.

De acordo com Cervo (2007, p.51), "a entrevista não é uma simples conversa. É uma conversa orientada para um objetivo definido: recolher, por meio do interrogatório do informante, dados para pesquisa."

3.3 OBSERVAÇÃO DIRETA

Através de uma observação no local a ser estudado pode-se formular novos meios para implementar idéias e sugestões para a melhoria do ambiente interno.

Cervo (2007, p.31) comenta que "observar é aplicar atentamente os sentidos físicos a um objeto para dele obter um conhecimento claro e preciso."

A observação é de vital importância para a ciência, pois proporciona embasamento para tal, ou seja, sem embasamento tudo não passaria de adivinhação.

Dessa forma foi observado que a empresa mal aproveitada existe espaço, mas, não é bem utilizado o que acaba passando uma imagem de má organização por parte dos stakeholders.

Existem cinco câmaras frigoríficas no local sem destinação.

Dois veículos sem utilização.

Uma área para atendimento direto ao cliente que não esta concluída.

Uma máquina de gelo alocada no lado de fora da empresa sem ser aproveitada.

Um quarto aos fundos para funcionários descansarem.

Muitos materiais de manutenção da empresa que ficam espalhadas pela área de estacionamento.

Um jardim na frente da empresa

4 DEMOSTRAÇÃO DE RESULTADOS

Depois do levantamento de todos os pontos da organização e visando melhorar o processo decisório desenvolvemos a estratégia Pirâmide, onde a administração é a base, pois trata-se da gestão, padronização de tarefas e delegações de atividades, onde o cliente torna-se o topo já que se trata da prioridade de toda empresa.

Figura 1 – Pirâmide Estratégica Empresa X

Fonte: Ribeiro, Souza, (2009)

Descrevendo a estratégia projetada para a empresa, destacamos que, a administração será a responsável por passar ao colaborador um bom ambiente de trabalho, informando a nova forma de delegar, monitorar, produzir e atender seus clientes, assim, os funcionários não criam barreiras para implementar novas atividades, pois todos os problemas de resistência a mudanças aparecem quando se pensa em implementar uma estratégia.

A gerência deve estimular seu colaborador e ensiná-lo a buscar resultados objetivando benefícios e rentabilidade para si e sua organização. Sendo assim, os gerentes supervisionam as atividades de outros indivíduos e devem estabelecer um ambiente que viabilize o desenvolvimento de suas tarefas rotineiras. Isso mostra claramente, que os gerentes funcionam como uma linha direta de comunicação, de maneira que se torna o meio entre gestão e colaborador, o que fará uma ligação e a obtenção do retorno esperado. Contudo, ao utilizar esta estratégia a empresa, deve acima de qualquer outra tarefa, valorizar seu colaborador para que o mesmo sinta-se parte da família, deixando aberto ao funcionário dar sugestões para a melhoria de tarefas do cotidiano. Os gestores não devem somente supervisionar, mas também devem saber delegar o poder e praticá-las, fazendo delas uma rotina para a empresa e sua gestão.

Neste contexto surge um bom atendimento ao cliente, que será o resultado obtido com o uso da pirâmide sugerida, gerando satisfação, pois à medida que as expectativas são tangidas o cliente ficará satisfeito, e apartir do momento em que é superado, ele ficará encantado.

Desta forma fica claro que o cliente é fator importante na permanência de uma empresa no mercado, o que nos leva a mais um questionamento: Como manter sua lealdade? Sabemos que adquirir a lealdade de um cliente é fundamental, contudo isso ocorre somente em longo prazo.

Com base no estudo de caso e de vários autores citados neste projeto, acreditamos que a melhor forma de tanger um ponto satisfatório seria a de um gestor mais presente e participativo nas atividades da empresa, para que possa realizar um follow up efetivo tornando-se contínuo e produtivo no que diz respeito à lucratividade.

A empresa aqui citada deverá efetuar mudanças no setor interno, pois o problema encontrado esta voltado para esta área. Uma excelente gestão esta naquela organização que se adapta ao mercado e principalmente ao seu colaborador, pois o mesmo irá representar a empresa no ambiente externo.

Entre tanto, não podemos deixar de esquecer-se da motivação de seus colaboradores, que atualmente se mostram interessados não somente em remuneração, mais também em reconhecimento por parte das organizações.

A empresa Gelo Pim, possui um bom índice de produção e uma variedade de clientes, no entanto, para mantê-los ao nível competitivo, no qual a empresa esta inserida, deverá investir em pessoas com treinamentos, contratações e trazer a diretoria para perto dos funcionários efetuando assim uma aproximação mais efetiva por parte de ambos, o que trará benefícios a todos.

             A sugestão para a melhoria do processo decisório iniciaria com recrutamento e seleção de colaboradores tanto para a produção quanto para o atendimento ao cliente. E posicionar os colaboradores mais antigos em áreas estratégicas para uma melhor adaptação dos demais contratados.

Empregar a comunicação dentro da empresa de forma mais clara com o intuito de obter melhores resultados no que tange lucratividade.

Implementar: Missão, Visão e Valores para mostrar tanto para clientes quanto para funcionários o que a empresa busca revelando dessa forma uma organização que objetiva, não só a lucratividade, mas também um bom atendimento ao cliente e um excelente ambiente de trabalho a seu colaborador.

4.1 PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO DO PROJETO

Quadro 1 – Planejamento da Solução do Projeto

It

Atividades

Precedentes

Duração

A

Mudanças no ambiente físico

Nenhum

2 dias

B

Implementar: Missão, Visão e valores

A

1 dia

C

Melhorar ambiente interno

A, B

4 dias

D

Recrutamento e seleção

C

4 dias

E

Adaptação de colaboradores

C

2 dias

F

Verificar resultados

C

2 dias

 Fonte: Souza, Ribeiro, (2009)

            De acordo com o quadro 1 – Planejamento da Solução do Projeto, no item A, a organização deverá realizar a mudança no ambiente físico para melhor atender os clientes, no item B precisará implementar, missão, visão e valores, item C, melhorar a clima organizacional, no item D, precisará verificar a melhor forma de recrutamento e seleção de seus colaboradores, item E, deverá verificar a melhor forma de adaptação de novos ou antigos colaboradores, e finalizar com a verificação dos resultados de forma a mensurar com o indicadores como esta a empresa como um todo. A empresa levara precisamente 15 dias para a realização das atividades que ajudarão a organização a progredir no mercado.

Tabela 1 – Aquisições para a Solução do Projeto

It

Aquisições

Precedentes

Valores

A

Retirar materiais sem utilização

Nenhum

R$500,00

B

Limpar área de Jardim

Nenhum

R$500,00

C

Terminar obra para recepção de clientes

B

R$2.500,00

D

Fazer pintura

B, C

R$1.500,00

TOTAL

R$5.000,00

Fonte: Souza, Ribeiro, (2009)

Na tabela 1 – Aquisições para a Solução do Projeto, podemos observar no item A, que com apenas R$ 500,00, poderá comprar os serviços de uma empresa de limpeza e retirar os materiais sem uso do ambiente produtivo. Já no item B, a limpeza da área do jardim deixará a apresentação da empresa externamente mais amigável, no item C, finalizar as obras da recepção dos clientes ficará em media no mercado R$2.500,00, finalizando o item D, pintura do local, deverá ser realizado por R$ 1.500,00

Tabela 2 – Serviços para a Solução do Projeto

It

Serviços

Precedentes

Valores

A

Manaus Limpa

Nenhum

R$500,00

B

Magi Clean

A

R$500,00

C

R & D Engenharia

A, B

R$4.000,00

TOTAL

R$5.000,00

Fonte: Souza, Ribeiro, (2009)

Na tabela 2 – Serviços para a Solução do Projeto, podemos ver que a organização, poderá optar pelos serviços da empresa Manaus Limpa no valor de R$500,00, contratar os serviços de limpeza empresarial de acordo com item B no valor de R$500,00, e ainda por R$4.000,00, realizar as obras necessárias para melhorar o ambiente de espera dos clientes.

5 CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES

Através do diagnóstico foi possível identificar o fator que mais precisava de orientação na empresa e com a realização de entrevistas e visitas in loco, sugerimos as melhorias no ambiente físico, bem como a melhoria no processo decisório a criação de uma política industrial com missão, visão e valores, visto que identificamos a ausência de um gestor na organização.

Com o conhecimento adquirido no decorrer deste estudo podemos entender de forma holística os fatores que realmente determinam o sucesso de uma organização seja ela de bens ou de consumo ainda que de pequeno, médio ou grande porte.

Devido a impasses na direção da empresa não conseguimos aplicar todo o conteúdo levantado, os pontos em questão que não foram implementados foram melhorar o ambiente interno oferecendo propostas de valor capazes de atrair clientes aumentando sua fatia no mercado e satisfazendo as expectativas e alcançando os retornos financeiros desejados, isso devido à empresa ser familiar e ser bastante resistente a mudanças, isto se da ao fato de que o dono da empresa acredita que o conhecimento empírico levantado ao longo de sua vida é suficiente para manter a empresa no mercado.

6 REFERÊNCIAS

BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. – São Paulo: Atlas, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas: um guia para executivo aprender a lidar com sua equipe de trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 – 3ª reimpressão.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas; o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

CUNHA, Miguel Pina e MARQUES, Carlos. Comportamento organizacional e gestão de empresas. Publicações D. Quixote, Ltda. 1. Ed. Portugal, 1996.

CURY, Antônio. Organização e métodos: uma visão holística. 6.ed. São Paulo: Atlas, 1994.

FISCHER, André Luiz.  As pessoas na organização. Ed. Gente. São Paulo, 2002.

KAPLAN, Roberts. A estratégia em ação: Balanced Scorecard Robert. S. Kaplan, David P. Norton: Tradução Luis Euclydes Frazão Filho. Rio de Janeiro: Campus 1997.

LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos / Maria de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos.  - 6. Ed. – São Paulo: Atlas, 2001.

MAITLAND, Iain. Como motivar pessoas/Iain Maitland; tradução Pedro Marcelo Sá de Oliveira e Giorgio Cappelli — São Paulo: Nobel, 2000.

ROBBINS, Stephen Paul. Administração: mudanças e perspectivas. Tradução: Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2000.

SCHIMITT, Bernd. A estética do marketing; tradução Lucia Simonini. São Paulo: Nobel, 2000.

STONE, Merlin. CRM – Marketing de relacionamento com os clientes; tradução Ana Beatriz Rodrigues. – São Paulo: futura, 2001.

TAVARES, Mauro Calixta. Como construir e manter marcas fortes. Editora Harbra ltda. São Paulo – SP. 1998.

 


APÊNDICE

COLOCAR AQUI:

 A VISITA TECNICA REALIZADA;

ENTREVISTA.



[1] Graduando em Administração com Habilitação em Comercio Exterior do Centro Universitário do Norte.

[2] Graduando em Administração com Habilitação em Comercio Exterior do Centro Universitário do Norte.

[3] Graduando em Administração com Habilitação em Comercio Exterior do Centro Universitário do Norte.