O gerenciamento de processos dentro de uma organização é visto como um item de extrema importância na gestão de qualquer negócio, independentemente do tamanho do mesmo. Todo e qualquer processo, desde os mais complexos aos mais simples, devem receber o mesmo tratamento, em algum momento o processo será utilizado e por isso, deve ser tratado como sendo essencial para a organização.

A estratégia de boas práticas de processo beneficia as organizações, com isso, ganham em organização, agilidade e precisão em seus dados.  Os processos são divididos em duas partes: Os primários que são todos aqueles que estão ligados diretamente ao processo; e os secundários, que apoiam o objetivo fim, ou seja, dão suporte para os processos primários.

A necessidade de melhoria dentro de qualquer processo necessita de um levantamento baseado em reais necessidades de mudança, ou seja, se alterações pontuais dentro de um processo, pode contribuir para uma melhoria significativa e que possa gerar algum ganho para a organização. A partir deste ponto é necessário à coleta de dados para verificar a situação atual do problema, com isso, ações podem ser tomadas, baseadoa em fatos reais e que devam sofrer alterações.

Uma das formas de se compreender melhor os processos é através de um modelo de fluxograma, pois ele evidencia o processo claramente, através de representação gráfica, identificando um fluxo nas operações (entrada, processamento e saída). Dentro de um fluxograma estão contidas informações de produtos, setores, clientes, etc.

Cabe ao gestor, avaliar a real necessidade de mudança e aproveitar um momento oportuno para agir e principalmente, traçar um plano de ação para melhorar um processo dentro da organização visando contribuir para o bom andamento dos processos organizacionais.