Atualmente trabalhar com o marketing esportivo tem se tornado um sonho para muita gente. Logo, vale lembrar e deixar claro que a paixão por esporte ou ser um ex-atleta não são qualidades suficientes para se tornar um gestor ou profissional do marketing esportivo.

Vale dizer que atuar no marketing esportivo, em especial nos dias de hoje, não é tarefa fácil. Por um lado, a ideia é oferecer o esporte e seus atores como agentes de entretenimento e lazer para o público, com intuito de arrecadar recursos para garantir as manutenções existentes e a remuneração dos envolvidos. Do outro lado, o gestor visa colocar tais elementos para atrair parceiros e investidores interessados em obter recursos, seja ele financeiro ou material.

O esporte seja ele amador ou de alto rendimento, sempre necessitou de apoios financeiros ou outras formas de ajudas para sobreviver. Diariamente é notada nas mídias a imagem ou marca de grandes empresas em eventos esportivos e grandes campeonatos.

Com a crescente participação de pessoas nos maiores eventos e em campeonatos esportivos, empresários e investidores do mundo inteiro buscam um espaço para aumentar sua rentabilidade e agregar valores à sua marca, e o que seria um incentivo ao esporte se torna uma campo de negócios para atrair os olhares das pessoas que se fazem presente nos eventos esportivos. Sendo assim, esse trabalho aborda o Marketing Esportivo e o branding no esporte.