FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

VONES CABRAL MACHADO

PROFESSOR ORIENTADOR: LAWTON BENATTI

 

MAPEAMENTO DA CONCORRÊNCIA


            O Intuito deste artigo é mostra como é realizado o mapeamento de concorrentes, podemos se dizer que é a mais pura verdade, hoje nossos concorrentes não são mais certos como antigamente. Antes era fácil mapeá-los, precisávamos pesquisar nos arredores da nossa rua, bairro, cidade e pronto consultávamos seus passos, ações, preços e a concorrência era até certo ponto correto. Em alguns casos os preços eram ajustados amigavelmente, eram ou não eram? Quem tem negócios mais ancestrais sabe do que estou falando.

            Acontece que hoje os tempos são outros, nossos concorrentes são invisíveis e muitas vezes improváveis eles podem estar vindo de lugares que você nem imagina e te aborrecer aí no seu bairro. O concorrente mais poderoso do momento chama-se internet e os sites de comércio on-line.    Alguém conseguia imaginar que as Americanas de lojas de departamento iriam se transformar neste poderoso portal de varejo on-line? Lá se pode comprar de passagem aérea, pacote de viagens, computadores a eletroeletrônicos, tudo com pagamento seguro e entrega em sete dias na sua casa.

            (Segundo Philip Kotler): “Já não estamos num estado de concorrência estamos num estado de hiper concorrência” Assim que todos se desesperam procurando as rédeas (características funcionais, atrativo emocional) que guiem aos consumidores a seu produto”.

            De acordo com Philip Kotler, a maior autoridade mundial em marketing, essa realidade está mudando e, em breve, apenas isso não será o suficiente.

            Hoje é possível comprar uma geladeira direto do fabricante, com entrega garantida na casa, você imaginava esta possibilidade há alguns anos? A Amazon começou seus negócios vendendo livros, CDs e DVDs pelo mundo hoje vende tudo, eletrônicos, computadores, coisas de jardim, roupas, brinquedos, alimentos e sua logística é tão impressionante que em alguns

países está até entregando produtos perecíveis, o serviço chama-se Amazon Fresh. A Amazon é ou não um sério concorrente para todo o tipo de loja?

BIBLIOGRAFIA

KOTLER, Philip. Administração de Marketing, 10ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.