Logística. Onde ela está presente?

 

O termo Logística está presente em nosso dia a dia como sempre esteve e você, com certeza sabe o que é mas  a maioria  liga a logística ao trabalho, às empresa às movimentações, principalmente de produtos certo? Certo. Mas é só isso? Bom, antes de responder veremos abaixo algumas definições de logística. 

 

No dicionário: Organização e gestão de meios e materiais para uma atividade,atividaativi para uma ação açãoaçou para um evento.

 

No Google: "Logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível"

Em alguns artigos acadêmicos: Aquisição, movimentação, armazenagem e entrega. (AMAE)

Tudo isso vem logo à nossa mente, empresas grandes movimentações. Mas você já parou pra pensar essa movimentação em pequenas quantidades, Em nosso dia a dia, Em nossa casa?

Pois é exatamente isso que acontece se levarmos á risca as definições acima. A logística está presente em nossa vida em tudo, nos é que não associamos nossas atividades pessoais, domesticas a logística.

Vamos ver um pouco dessa relação?

Se logística é compra, nos compramos. Podemos exemplificar quando vamos ao supermercado. Se é receber, recebemos essa mercadoria em casa. Se é organizar, organizamos os produtos cada um no seu devido lugar; produtos de limpeza na área de serviços, de higiene pessoal no banheiro, os perecíveis na geladeira subdivididos em congelados e refrigerado e ainda divididos de acordo com o prazo de consumo. os não perecíveis no armário, na dispensa também subdivididos em lotes de acordo com a programação de consumo e ainda observando a data de validade, os que serão consumidos primeiro mais à frete e assim por diante.

Fazemos a expedição de embalagens quando precisamos levar vasilhames, fazemos também a expedição do lixo, onde tem a coleta seletiva, separados de acordo as características de cada descarte.

Fazemos logística também com nosso guarda roupas, quando compramos novas roupas, expedimos outras que não usamos mais, embalamos e transportamos; geralmente até um distribuidor. Quando vamos viajar fazemos nossas malas de acordo com a região, com a estação climática, a quantidade de dias que vai durar a viagem.

Temos logística no escritório na forma com que organizamos os documentos tanto na emissão quando no armazenamento (no escritório geralmente chamamos de arquivo). Nas informações eletrônicas, como borderôs, arquivos eletrônicos como backups. Tudo onde requer organização, armazenamento e gestão, tem logística.  

A logística sempre esteve presente na nossa vida, na vida das empresas mas não era evidenciada como hoje. O que aconteceu é que ela foi desmembrada de outras atividades assim como o profissional também foi ou está sendo separado de outras profissões para ser um profissional da logística, como sempre foi, mas agora com nomenclatura própria.

As empresas usam hoje a logística como um diferencial para aumentar vendas, lucros, porque com a globalização, com a interação da internet, houve um nivelamento dos produtos e serviços e com a atuação da logística, se busca o diferencia no prazo de entrega, na facilidade de aquisição, na qualidade do transporte na embalagem e outras tantas ações desse setor.

Como você percebeu, em casa em pequenas proporções, no trabalho, nas empresas em grandes movimentações, a logística está presente diariamente em nossas vidas.  

E pra finalizar este artigo, como gosto de trabalhar a logística para simplificar as tarefas diárias, deixo minha definição simplificada de Logística.

“Logística, é a arte de organizar”

 

Dejair de Souza.