Introdução

Este artigo tem por objetivo apresentar o papel da liderança em uma organização e as características fundamentais para o sucesso da liderança administrativa. Para os lideres conseguir chegar aos seus objetivos deverá possuir um perfil que se enquadra com as expectativas de todos os seguidores para ter-los motivados.

Metodologia

A elaboração deste artigo foi através de pesquisa bibliográfica onde os autores demonstram os objetivos da liderança administrativa. Para realizar a pesquisa foi utilizado:

-livros

-internet

Objetivo Geral

Demonstrar como a liderança acontece dentro de uma organização e os aspectos necessários para manter os seguidores motivados.

Objetivo Específico

Como surgiu o interesse pela liderança e o seu papel principal. O que líder precisa possuir para manter os seguidos motivados; qual o aspecto necessário que o líder precisa ter.

Referencial Teórico

O interesse pela liderança é tão antigo quanto o próprio homem. Bastou apenas duas pessoas se encontrassem para que uma delas fosses solicitada a interpretar aquilo que devia estar ocorrendo naquele momento e indicasse algum rumo a ser seguido. É possível dizer, então que busca de soluções para enfrentar os desafios propostos pala convivência humana data de tempos longínquos. Isso permite considerar que a liderança tenha sua origem no momento em que o homem precisou organizar o mundo onde vivia, vendo-se praticamente obrigado optar por algum tipo de orientação a respeito de como sair-se bem nele. Bergamini (2009,P1).    Liderança é a característica que se espera do gerente, ou supervisor, e que deve ser demonstrada na condução do processo produtivo, por meio do envolvimento e do aproveitamento pleno da criatividade do grupo a ele subordinado, de modo a alcançar a satisfação de todos. Ribeiro ( 2010.P68). Segundo Maximiano ( 2009,P231),”O Primeiro fator que afeta a capacidade de liderança é o próprio grupo de liderados. Sem liderados, não há liderança e sem motivação não há liderados.”   Consegui ter seguidores motivados depende de dois aspectos indispensáveis. Primeiro, o líder deve possuir sensibilidade suficiente que lhe capacite descobrir que necessidade está energizando o comportamento do seguidor num determinado momento. Segundo, o líder precisa dispor de autonomia e recursos suficientes, que lhe possibilitem oferecer exatamente aquele fator valorizado pela necessidade do seguidor. A ausência de uma dessas condições impossibilitará o líder de contar com seguidores motivados e isso determinara frustração e ansiedade, o que pode chegar até mesmo a estados de agressividade por parte do seguidor. Bergamini (2009,P88).

Referencia Bibliográfica

BERGAMINI, Cecília Whitaker

Liderança: administração do sentido/Cecília Whitaker Bergamini.-2ed-São Paulo : Atlas,2009.

RIBEIRO, Antônio de lima

Teoria da administração /Antonio Ribeiro de lima.-2.ed.rev.e atual .-São Paulo : Saraiva 2010.

MAXIMIANO , Antônio Cesar Amaru


Orientador do Artigo

Fabiano Martins Tiossi