Investimentos: títulos públicos

 

Os títulos públicos são emitidos pelo Governo Brasileiro por intermédio do Tesouro Nacional e sua negociação no mercado é realizada pelas instituições financeiras. Têm como objetivo prover recursos necessários à cobertura de déficits orçamentários do governo. Importantes instrumentos para a implementação da política monetária, pois, quanto o Banco Central vende títulos está retirando dinheiro de circulação, e quando recompra os títulos, está colocando dinheiro em circulação.

Os títulos têm seus rendimentos, juros, conhecidos no momento da operação e no vencimento, fazem parte do mercado de renda fixa e são considerados de menor risco.

 

O Tesouro Nacional, em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – CBLC, disponibiliza uma plataforma de negociação dos títulos públicos para pessoas físicas, pela Internet, chamada de Tesouro Direto. Atualmente nesta plataforma são negociados diversos vencimentos de títulos públicos, entre eles as Letras Financeiras do Tesouro (LFT), as Letras do Tesouro Nacional (LTN) e as Notas do Tesouro Nacional (NTN). O investidor deve escolher, entre os títulos ofertados, aqueles cujas características sejam compatíveis com    o seu perfil e o objetivo do investimento.

Importante ressaltar que os títulos públicos são os ativos de menor risco da economia de um país e são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional.