FACULDADE NOSSA CIDADE

BACHARELADO – ADMINISTRAÇÃO

Professor: Orientador Lawton Benatti

Janine Manoel Mota Garcia RA 1852

 

INOVAÇÃO EM PRODUTOS E SERVIÇOS SEM ESGOTAR RECURSOS NATURAIS IMPORTANTES

 

Considerando-se que a produção mundial cresce e os padrões de consumo são alterados, é cada vez maior a necessidade de produção para atender as necessidades da humanidade. (JUNIOR, Alcir Vilela. et al. 2013, p.48).

 O crescimento da produção mundial cresce e com isso há alterações nos padrões dos consumidores, o que gera mais produções nas organizações para atender a demanda, com isso gera um impacto no meio ambiente porque são extraídos recursos naturais em maior quantidade o que contribui para a escassez desses recursos, e com isso aumenta o volume de dejetos despejados no meio ambiente, gerando multas para empresas, sem contar que além disso gera também desperdício na produção de produtos e serviços e com isso vem a geração de custos e despesas.

Como inovar em produtos e serviços sem esgotar recursos naturais importantes?

Utilizando se de metodologias que são eficientes e benéficas tanto para as empresas como para a sociedade, uma delas é a Produção mais Limpa ou P+L conhecida também como Tecnologia limpa.

O conceito de produção mais limpa, inicialmente designado como tecnologia limpa, foi desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e significa aplicar de forma contínua e integrada, uma estratégia ambiental aos processos, produtos e serviços de uma indústria, a fim de aumentar a eficiência e reduzir riscos ao meio ambiente e ao ser humano (VALLE, Cyro Eyer do, 2012, p. 104).

 

Segundo Valle, a produção mais limpa em vez de tratar o problema já criado, como no método tradicional de tratar os resíduos no fim do tubo, isto é na saída minimizando o problema, ao invés disto o seu procedimento começa já a agir na origem eliminando o problema, antes de gerar os resíduos. Por isso é de grande importância a revisão de conceitos do processo desde o desenho do produto, lembrando que um dia ele também será resíduo. Por isso já tem que ter um projeto de inovação onde este produto no seu descarte final seja de fácil reciclagem ou recuperação para o estimulo de reprocessamento e da reciclagem interna. Sem contar que com esse método de produção mais limpa a empresa terá redução no uso de insumos, matérias primas, resíduos e eliminação de perdas no processo de produção, o que consequentemente reduzira custos, além de contribuir com excelência para a empresa que deseja inovar e aumentar seu grau de responsabilidade social e ambiental, gerando benefícios a sociedade e ao meio ambiente com a produção de um produto ecológico o que também irá agregar um diferencial se comparado a outras empresas.

A organização que decide implantar uma política ambiental deve estar preparada para rever seus critérios de atuação e eliminar tradições muitas vezes arraigadas submetendo- se a uma autocrítica. (VALLE, Cyro Eyer do, 2012, p.73).

 Segundo Valle, a organização deve tomar como ponto de partida o aprimoramento procurando inovar seus produtos e serviços estimulando práticas, procedimentos e processos que não prejudique o meio ambiente ou que tenha menos impacto, e o mais importante é que os colaboradores da organização tenham conscientização e um treinamento adequado para que os mesmos possam adotar o conceito de produção mais limpa na produção de produtos e serviços.

Outra ferramenta importante para inovação e também ajuda a contribuir com o meio ambiente é a análise do ciclo de vida do produto (ACV).

Devido a esse novo comportamento de consumidores preocupados com o meio ambiente, demandou o desenvolvimento de abordagens e ferramentas de gestão que possibilitassem às empresas avaliar as consequências ambientais das decisões que tomavam em relação aos seus produtos ou serviços. Esta tarefa mostrou-se extremamente complexa em função da necessidade de estabelecimento de critérios comuns de comparação e ainda da criação de uma abordagem completa do que se passou a chamar o ciclo de vida do produto. Assim, desenvolveu-se a ferramenta de análise do ciclo de vida (ACV).

Esta ferramenta é utilizada na gestão ambiental e fornece informações importantes, quando aplicada no processo de fabricação do produto, possibilita a empresa tomar medidas preventivas que colaboram com a proteção do meio ambiente, apontando qual produto ajuda a elevar o índice de poluição, além de demonstrar quais produtos consomem mais insumos por unidade produzida.

Mas para que esses e outros métodos possa dar o resultado esperado, a empresa tem que ter uma política ambiental, a qual deverá fazer parte do planejamento estratégico da empresa, e ser do conhecimento de todos os seus colaboradores como uma ferramenta importante, e não como muitas empresas fazem, encaram como apenas uma mera formalidade para atender as normas exigidas por lei.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

JUNIOR, Alcir, V; DEMAJOROVIC, J.(Org.) Modelos e ferramentas de gestão ambiental desafios e perspectivas para as organizações. 3. ed. São Paulo: Editora Senac, 2013.

 

VALLE, Cyro Eyer do.  Qualidade ambiental 12. ed. São Paulo Editora Senac, 2012.

 

 BACHMANN, Dorian. Guia para inovação - Instrumento de orientação de ações para melhoria das dimensões da inovação © 2010. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná – SEBRAE/PR   Disponível em: http://app.pr.sebrae.com.br/FCKeditor/userfiles/file/UIC/ALI/Guia_para_inovacao_instrumento_de_orientacao.pdf