Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Marilson Madson Ferreira da Silva

Professor orientador: Lawton Benatti

                              

 INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

No mundo contemporâneo tem se ouvido muito falar em inovação; inovar pra crescer, inovar porque as pessoas estão mudando de habito, de gosto; inovar por que o mundo passa por mudanças repentinas e não se tem garantia alguma do amanhã. A inovação tem se tornado uma necessidade e uma ferramenta organizacional de extrema importância no mercado atual; através dela muitas organizações tem conquistado o sucesso previsto ou além, e muitas outras que não conseguem acompanhar essa dinâmica estão decretando seu fracasso.

“Inovação é a gestão de todas as atividades envolvidas no processo de geração de ideias, desenvolvimento de tecnologias, fabricação e marketing de um produto novo (ou aperfeiçoado) ou de um processo de fabricação ou equipamento”. (PAUL, 2012, p.15). Embora a inovação não seja tão simples na prática, ela é capaz de mudar a situação de uma empresa quando bem executada e bem aceita; ela deve ter um planejamento sistemático e estratégico por parte de quem implanta e aceitação no mercado consumidor. Além de alta capacidade de mudança, a inovação tem sido utilizada como uma das principais ferramentas de competitividade da atualidade, com ela muitas organizações tem se tornado mais fortes e competitivas no mercado, o que se traduz em conquista de maior parte do mercado consumidor, mais conhecimento da marca, consequentemente melhores resultados financeiros, mais lucros e acima de tudo garantia de mais prosperidade ou sobrevivência do negócio.

           

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

“É um “caos bem organizado” que, tendo como base as interações múltiplas, resulta na criação de um produto cujo princípio é atender as necessidades dos clientes e garantir a sobrevivência e o crescimento da empresa”. (MATTOS, 2005, p.68). O DNP (Desenvolvimento de Novos Produtos) tem se tornado uma alternativa altamente competitiva nas organizações, ele é um processo no qual se pode mudar produtos já existentes no catálogo de uma empresa fazendo ajustes físicos, funcional, no preço, matéria-prima, etc.; e podendo também ser colocado em prática através da geração e execução de novas ideias.

Em um mercado onde algo novo gera anciosidade e traz modismo pra um indivíduo; o DNP (Desenvolvimento de Novos Produtos) vem se destacando como diferencial que contribui para o crescimento de uma organização e garantindo até mesmo sua sobrevivência, pois, o desenvolvimento de novos produtos com mais qualidade, menos custos, menor preço, mais inovado, diferentes; abrem várias outras oportunidades para uma organização no que diz respeito á novos segmentos de mercado, novos públicos ou nichos e principalmente o fato de a marca ser bem aceita e a organização ter a oportunidade de inserir mais produtos diferentes no mercado.

LANÇAMENTO E MELHORIA CONTÍNUA

Após o desenvolvimento, a divulgação e a aprovação do produto, ele chega ao momento de disponibilidade e aceitação ou não; se bem aceito pelo público, nesse estágio ele gera muita demanda e retorno para quem produziu. Caso aconteça o contrário, ele vai ser rejeitado e quem produziu terá de criar outras estratégias de vendas ou até mesmo retirá-lo do mercado, esse primeiro momento é bem sensível, pois exige muita paciência e crença no seu empreendimento.

No lançamento de um produto novo ou modificado, é essencial que se monitore com rigor três fases da vida deste produto. Primeiramente a aceitação, pois, produto parado sem planos de venda em prateleiras ou estoques gera custos; a segunda fase tem relação com as exigências do mercado consumidor e o desempenho do produto atualmente, com o comportamento do produto e opinião dos consumidores (O produto ainda satisfaz as necessidades que oferece?). Na terceira fase precisa-se conhecer o ciclo de vida do produto até o momento atual, pois, nela deve-se saber se o produto teve queda ou baixa nas vendas, se ele precisa passar por mudanças para atender melhor os clientes, observar novas oportunidades para o produto, e até mesmo se for necessário, fazer retirada do produto do mercado.

 

 

 

CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS

O ciclo de vida de um produto é o e período de tempo entre a sua criação ate a retirada do mercado. (BIZZOTTO, 2008, p.98); na criação ou renovação de um produto exige que se tenha uma visão do atual momento ou condição e do futuro ; quem vai produzir deve deixar claro o que deseja, deixar claro á qual público destina-se o produto, qual necessidade ele vai suprir e principalmente conhecer o mercado onde o produto será inserido e a viabilidade do investimento; tendo ciência de que o produto precisará de tempo pra gerar o retorno esperado.

Os produtos em geral precisam de prazos longos para se destacar no mercado; isso porque atualmente existe muita competitividade. Primeiramente eles são dispostos nos pontos de vendas; quando não conhecidos pelos consumidores, inicialmente eles são apenas olhados e observados, normalmente; quando já são conhecidos, mais passaram por mudanças eles são mais atrativos para os clientes que já provaram e ficaram satisfeitos e como consequência dessa satisfação anterior eles são comprados para se experimentar as mudanças, pois, automaticamente o termo “novo” gera curiosidade e vontade de conhecer nas pessoas.

Entendendo que um produto corre o risco de não gerar lucro pra sempre no mercado; quem produz deve cair na realidade de que seu produto deve ter qualidade, pois, o mercado é muito competitivo; deve ter sempre uma segunda ou até mesmo terceira estratégia; deve pensar como os consumidores pensam; se possível disponibilizar vários outros produtos da marca no mercado; e ter consciência de que seu produto tem um tempo de vida que depende das suas atitudes e também de fatores que ele não pode controlar.

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BIZZOTTO, Carlos Eduardo Negrão. Plano de negócios para empreendimentos inovadores. São Paulo: Atlas, 2008.

MATTOS, João Roberto Loureiro - Gestão da tecnologia e inovação: Uma abordagem prática. São Paulo, SP: Saraiva, 2005.

TROTT, Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4.ed. Porto Alegre, RS: Bookmam, 2012.