FNC - FACULDADE NOSSA CIDADE

Administração de Empresas

José Orlando Pereira

Professor Orientador Lawton Benatti

 

INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

A tecnologia está mudando muito rapidamente e por causa da disponível de tecnologia, é necessário que o gestor seja bem informado para tomar decisões inteligentes sobre novos produtos e tecnologia de processo. O potencial da tecnologia para aumentar valor e reduzir custos de levar o produto para o mercado.

A tecnologia é provavelmente o mais importante fator para o aumento da competitividade global de uma empresa. Como mostram vários estudos, as empresas que investem e aplicam em novas tecnologias tendem a ter situação financeira mais sólida do que as que não o fazem.

De acordo com Trott (2012, p.23) “Foi analisado anteriormente, o processo de inovação é tradicionalmente visto como uma sequência de estágios que podem ser separados. Há duas variações básicas desse modelo para inovação de produto”.

A criação e aplicação de novas tecnologias de produtos e processo são contínuo desafio para todas as empresas. O entendimento dessas tecnologias requer primeiramente uma compreensão do processo de inovação.

           As empresas mais bem-sucedidas, embora não sejam as únicas praticantes da inovação, raramente se detêm para examinar uma maneira de descrever a inovação é explicar com esse processo vai trazer muitos benefícios aos funcionários.

           A inovação tecnológica está diretamente inserida no conceito de capacitação tecnológica, a qual é definida como sendo a capacidade das empresas em desenvolver inovações tecnológicas, bem como a de absorver e difundir tecnologias, agregando-as aos bens e serviços por elas produzidos.

           A invenção e comercialização não sejam claramente definidas, o estudo de geração de uma ideia ou invenção está principalmente relacionado ao processo de P&D, e a rentabilidade e frequência de introdução de novos produtos.

Segundo Trott (2012, p.25) No centro do modelo estão às funções organizacionais de P&D, engenharia e design, fabricação e marketing e vendas.

            A primeira dificuldade enfrentada por quem se propõe a discorrer sobre essa tecnologia, é a exata compreensão dos termos utilizados com mais frequência no trato desses assuntos. A própria palavra tecnologia é empregada com mais de um sentido por diferentes autores, provocando sérios enganos mesmo em pessoas diretamente ligadas ao seu uso, geração.

            O conhecimento da tecnologia e inovação sempre na direção do possível, nem sempre na direção que seria desejável. Em princípio, o gestor não se propõe a fazer nem o bem nem o mal, mas explicar como essa tecnologia pode mudar dentro da empresa. Seu compromisso é com a verdade. Porém, o uso que se venha a fazer do conhecimento envolve todos os fatores, inclusive éticos, que faz com, necessariamente.

Não poderia deixar como se se deve iniciar pelo conceito de ciência. Entende-se por ciência tanto o processo de investigação ou estudo da natureza, direccionado à descoberta das verdade sobre o Universo, como o corpo organizado de conhecimentos adquiridos através de tal investigação ou pesquisa. Ou seja, a ciência pode ser definida como atividade ou como um sistema de conhecimento. A investigação referida é feita, normalmente, de acordo com um método: o chamado método científico, que será abordado adiante.

O método torna o trabalho do cientista um processo social, já que as teorias e conclusões do seu trabalho de pesquisa devem ser relatadas publicamente e sobreviver a um período de debate, avaliação crítica e à repetição dos cálculos, ensaios e testes, feita por outros profissionais com nível de competência adequada para rebatê-las ou validá-las. Em consequência, tal conhecimento é um bem público, constituindo-se em um acervo da humanidade. 

Os conhecimentos que resultaram numa dada tecnologia transferir para um terceiro apenas as instruções de como fazer um bem ou serviço, este terá absorvido apenas técnica. Assim, o que para uma tecnologia, para o outro pode ser apenas uma técnica.

   Normalmente, as tecnologias são, também, referidas em correspondência com as diversas etapas de agregação de valor os conhecimentos envolvidos na produção e comercialização de bens ou de serviços. Assim, por exemplo, encontram-se referências à tecnologia de processo, tecnologia de produto, tecnologia de operação, etc.

            É um trabalho sistemático, delineado a partir do conhecimento, obtido através da pesquisa ou experiência prática, e aplicada na produção de novos materiais, produtos e aparelhagens, no estabelecimento de novos processos, sistemas e serviços, e ainda substancial aperfeiçoamento dos já produzidos ou estabelecidos.      

REFERÊNCIAS

MATTOS; João Roberto Loureiro. Gestão da Tecnologia e Inovação. Uma abordagem pratica. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

TROTT, Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4. ed. Porto Alegre : Bookman, 2012.