CURSO: INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

ORIENTADOR: PROF. LAWTON BENATTI

Vanderléia Pereira da Rocha – RA 4788

 

 

INOVAÇÃO DE SISTEMA EMPRESARIAL EMPRESA DO RAMO DE AR CONDICIONADO

Este artigo tem como principal objetivo mostrar como algumas empresas começam adotar em suas atividades processos de desenvolvimento de inovação seja na prestação de serviços, internamente, segmento etc.

Uma empresa do ramo de condicionadores de ar resolve mudar seus costumes, de uma empresa familiar que habitualmente atende apenas um cliente especifico e que contava com uma faixa de 70 a 80 funcionários, decide inovar e buscar uma nova carteira de clientes, tendo em vista também o crescimento nesta área o aumento da competitividade.

Os empreendedores buscam aprimorar seus conhecimentos para competir no mercado, acompanhando também as evoluções constantes nos setores de tecnologia.

Em primeiro momento foi identificado que o sistema de controles diários precisaria ser alterado, pois o existente já não atingia as necessidades da empresa.

Hoje as empresas estão em busca de diferencias e melhoria na qualidade de seus produtos e serviços, e para se alcançar estes objetivos é necessário inovar. A maior parte dos empreendedores que já tem empresas abertas, num primeiro momento investe em mudanças internas, pois o impacto é menor caso não se tenha um resultado positivo de retorno imediato.

Os empreendedores têm que ter a consciência do ramo que estão atuando, onde se deseja chegar e verificar como este segmento esta no mercado.

A inovação também é vista como criatividade que cada individuo possui, da maneira de se aprimorar seus conhecimentos e os avanços tecnológicos e da forma se sobressair dos riscos pertinentes ao investimento inserido.

As empresas precisam estar estruturadas e contar com o apoio de seus colaboradores, é fundamental a troca de informações e idéias são de extrema importância, pois ninguém melhor que o funcionário que já exerce aquela determinada função para indicar o que pode ser melhorado no produto já existente, além de ser uma oportunidade para ambas as partes principalmente do colaborador se sentir responsável por fazer parte daquele processo.

Um fator importante nesta empresa foi à junção destes dois elementos que agregou muito para as partes envolvidas, pois cada setor foi sendo trabalhado por etapas para adequar ao que a empresa precisava para aquele novo ciclo e com isso poder atender melhor seus clientes atuais e prospectar novas clientes tendo em vista um melhor resultado.

Para uma empresa se tornar inovadora precisa que haja cooperação, interação do grupo, o reconhecimento para as oportunidades a curto e longo prazo, flexibilidade e controles mais rígidos e centralizados.

Segundo (Cordey-Hayers et al.,1997), embora as empresas dêem muita ênfase à busca por eficiência, é também necessária certa dose de slack para que os indivíduos pensem, experimentem, troquem idéias e sejam criativos.

As empresas inovam quando surge a necessidade, quando o mercado muda, quando aumenta à concorrência, isso faz com que novas técnicas e estratégias sejam desenvolvidas e seus produtos sejam substituídos ou melhorados para não perder lugar no mercado.

A inovação é um método que vem ganhando espaço no mercado, por ser um processo de mudanças não pré definido, foge do esperado, é algo que diferencia totalmente dos demais já existentes no mercado, produto ou serviço essencial que se adequada perfeitamente ao perfil do cliente.

A inovação em si é um conceito muito amplo, que pode ser entendido de várias maneiras. Uma das definições é oferecida por Myers e Marquis (1969).

O investimento em serviços de tecnologia que aproxime o cliente ao atendimento sem ele precisar se deslocar também vem sendo a aposta de muitas empresas, a criação de sites que disponibilizem todos os serviços que esta disponibiliza qualidade e garantia tem sido um grande diferencial.

De acordo com (Cohen apud levinthal 1990, p 130), se referem a essa condição como restrições, sugerindo que deixar de investir em pesquisas e tecnologia limitara a capacidade da organização de capturar oportunidades tecnológicas; “uma vez fora da escala tecnológica, é difícil retornar”.

Para o empreendedor a inovação é um diferencial que visa à necessidade do mercado, este pode ser a criação de novos produtos, substituição dos já existentes, desde que este atenda o que o consumidor final precise.

Esta empresa investiu em novo sistema de informação na organização, e envolveu os colaboradores para o desenvolvimento e elaboração, dessa forma foi possível eliminar as falhas do sistema que era utilizado anteriormente e adaptar um novo de acordo com as necessidades da empresa.

Os colaboradores tiveram treinamentos especializados e a oportunidade de fazer parte da implantação das novas formas de trabalho da empresa.

Foi incluindo no sistema também um acesso que permite em que o cliente faça a abertura de seus chamados no qual esse tem um tempo a ser atendido, e um sistema de avaliação para o atendimento do serviço.

Isso diminuiu o tempo de espera do cliente e organizou os atendimentos, ouve uma redução dos atendimentos que eram efetuados somente por telefone ou o cliente tinha que aguardar para o dia programado durante o mês para as manutenções preventivas e corretivas.

Para a empresa foi resultado satisfatório, pois mostrou credibilidade no mercado e garantiu a renovação de contrato com uma empresa do setor bancário a qual estava prestes a perder por não estar conseguindo atender as necessidades.         

A partir deste estudo foi possível perceber o quanto é importante as empresas estarem atentas as alterações do mercado e estar preparado e dispostos para acompanhar estes processos e investir e acreditar na qualidade de seus produtos e serviços foi o que a esta empresa do ramo de Ar Condicionado fez e felizmente deu certo.

Acreditar no seu trabalho também é essencial, é dever de cada um ir à busca de seus potenciais

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

 

ZILBER, Moises, LEX, Sergio. et al. A inovação e os fatores organizacionais característicos disponível em www.dominiopublico.gov.br

CAVALCANTI, Marcos  e  GOMES, Elisabeth. Inteligência empresarial: um novo modelo de gestão para a nova economia disponível em www.scielo.br

TROTT, Paul. Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. Quarta Edição Editora Bookman 2012.