Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Priscila de Oliveira

INOVAÇÃO DE SERVIÇOS

O conhecimento muda constantemente, à medida que acontece a busca por informações. Em meados séculos dezenove em intervalos de 80 anos aproximadamente, devido a alterações do clima do planeta, político-cultural, desavenças entre países e continentes as organizações tinham que se adaptar com as mudanças, criar processos, métodos para a sobrevivência das empresas.

A inovação pelo mais simples conceito é abandonar o antigo, sem necessitar de inspiração ou genialidade, sua essência é um trabalho duro em busca de resultado, criar estratégias e abandonar velhos e maus hábitos que induzem a fracassos e más orientações que incentivam a queda das empresas.

Mas para empreendedores de longas datas, é difícil abandonar a forma antiga, o tempo contribui para que haja essa ligação de apego do empreendedor com produtos ou serviços, mas para evolução é sábio filtrar, dar oportunidades para novas idéias e descartar o que já não traz, mas resultado para a organização.

Entretanto, a inovação não envolve apenas a tecnologia, nem tão pouco trabalhos braçais, mas também processos, a analise de mercado e acompanhamento das tendências contribuem com a criação do novo  ou o reaproveitamento do velho sendo produto ou serviço.

ESTUDO DE CASO

Uma instituição financeira bem conhecida utiliza um método simples, contudo, inovador valoriza seus colaboradores incentivando- os a elaborar idéias, já que possuem contato direto com os clientes, conseguem visualizar com a facilidade os pontos fortes e fracos de como serviço é executado e como pode ser melhorado, à medida que criam idéias são premiados, independente da posição hierárquica na empresa, todos são ouvidos, e suas idéias muitas vezes aperfeiçoam serviços e valorizam produtos padronizando o atendimento.

Essas idéias muitas vezes são criadas para enriquecer o argumento de venda, dando credibilidade ao produto, aumentando as chances de efetivar as vendas. Outras vezes para a criação de canais e botões na intranet para auxilio de novos colaboradores, ou solucionar problemas do cotidiano sem depender de algum outro departamento.

Esses incentivos da organização são conhecidos como inovações incrementais. Que são incrementos da linha de serviços existente, acrescentando novos itens ao menu, novos percursos, ou rotas, novos cursos, valorizando o colaborador ou a organização.

FERRAMENTAS DE INOVAÇÃO

Existem muitas ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento da empresa, apenas com sua praticidade.

Benchmarking é um processo das melhores praticas / adaptação na empresa, que são realizados geralmente com concorrentes diretos, indiretos e não concorrentes.

Brainstorming é uma técnica que pode ser considerada como uma dinâmica de grupo, que tem como objetivo explorar a criatividade de uma equipe, ou grupo de pessoas colocando em pratica os serviços ou produtos pré-determinados.

Engenharia reversa é um processo de descobrimento, de como cada produto é criado, de forma tecnológica, é feita a analise através de sua estrutura ou função, é como desmontar um produto ou ferramenta e tentar montar novamente

A inovação não é necessária apenas em coisas inexistentes no negocio, é possível a reapropriação ou adaptação de coisas existentes.

 

 

GLOBALIZAÇÃO DE INOVAÇÕES

Um pouco antes dos anos 30 aconteceu à revolução industrial, criação de maquinas, desmatamentos do meio ambiente, muitas empresas estavam nascendo e muitos colaboradores e empreendedores não possuíam conhecimento técnico, apenas por observações criavam produtos, havendo muitos desperdícios e retrabalhos a partir daí começaram a existir a especialização de pessoas, processos, seções e objetos.

Nos Estados Unidos nos anos 30 as empresas tinham que se adaptar a novos processos, termos nacionais, já que antes não possuíam esse habito, alias pouquíssimas empresas norte americanas agiam para a nação, por hora tiveram que aprender, agir e pensar ligeiramente devido alguns fatos históricos que exigiam essa mudança.

Nos países da Europa as mudanças são constantes, devido a economia mundial, aliás todos as empresas de todos os países se adéquam não pelo livre comércio, essa mudança exige reciprocidade, com a evolução do comercio internacional é necessária a troca de bens e serviços com adversários para haver igualdade entre os comércios.

Algumas regiões emergentes como o Oriente Médio, especificamente a China , sofrem uma grande pressão devido ao desemprego em um lado a disparidade entre a energia do litoral e letargia do interior do outro , renascendo o país em feudos econômicos rivais. Alguns auxílios econômicos de alguns municípios chineses geram desconfianças entre estrangeiros particularmente asiáticos.

[...] A nova economia mundial os investimentos estão crescendo muito mais depressa que o comercio no século XIX isso era verdade, no século XX é ao contrario. [...](DRUCKER, 2010, pg.213)

Podemos afirmar que a inovação contribui para avanços nas organizações diminuindo tempo, matéria- prima e diversos recursos, agregando valor para os produtos e mão de obra interligando a uma gestão de processos, havendo inicio e fim das tarefas trazendo bons resultados para a organização.

[...]Portanto a inovação de processos é uma seqüência de atividade que tem por objetivo gerar resultados através dos processos do dia a dia das empresas.[...](ARAUJO, 2013, pg.181).

A inovação pode ser considerada como uma estratégia de competitividade, que  contribuirá para o crescimento e desenvolvimento da organização, muitas empresas buscam futuros colaboradores que tenham um perfil inovador como um adicional.

Constantemente muitas empresas independente do segmento ou do negocio, crescem de maneira positiva, criando um grande potencial, mas mesmo que haja essa evolução é necessário que as empresas tenham um planejamento, competências bem desenhadas, pessoal capacitado e boa estruturação, esses processos contribuíram para alavancagens e destaques no mercado organizacional.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

DRUCKER, Peter. Administrando para futuro, Editora: Cengage Learning, São Paulo 2010.

FITZSIMMONS, James. Administração de Serviços. Operações, estratégia em tecnologia da informação. Editora: Bookman, Porto Alegre 2005.

ARAUJO, Alisson. A inovação de processos: Um estudo no segmento de restaurantes. São Paulo. Revista de Cultura e Turismo. Editora Cultur. Curitiba, ano 07, nº3, 2013 Pg. 181.