Em algum momento ou em diversos momentos da vida todos se perguntam: “onde estão as ideias para ganhar dinheiro ou os negócios lucrativos com menor risco e prazo mais curto?”. Esse é um dos motivos pelos quais muitos optam pelo mercado de franquias, que tem sido um atrativo para pessoas que acabam deixando o emprego, por algum motivo, e resolvem criar um negócio próprio, como se isso se tornasse o plano B para uma carreira.

Ao deixar de ser empregados e se transformarem em empresários, muitas vezes, após um período determinado, conseguem se estabelecer financeiramente em condições melhores do que quando recebiam um salário minguado no fim do mês.

No entanto, há um novo personagem: o investidor. Indivíduo que, mesmo atuando em outra área, enxerga nesse mercado uma oportunidade de investimento, assegurando que o capital investido possa estar mais seguro que no mercado de ações, por exemplo. Ele, como um analista de mercado, se baseia em informações financeiras para aplicar melhor o dinheiro que possui, o que o diferencia de um pequeno empreendedor que busca a melhoria da própria vida financeira.

Ideias para ganhar dinheiro: onde estão os negócios lucrativos no mercado de franquias?

Neste ano de 2015, principalmente em virtude da desaceleração da economia, cada vez mais encontramos investidores que querem aplicar o capital num investimento mais estável, buscando, por exemplo, franquias de sucesso que se mostraram lucrativas, com prazo de retorno dentro de expectativas estabelecidas através da análise dos franqueadores e que possam gerar uma remuneração condizente com o capital aplicado.

A escolha de uma franquia como investimento, naturalmente é baseada em números, em modelos já estabelecidos e consagrados, pois uma vez que foram testados e aprovados, o franqueado recebe um modelo pronto, com todas as condições para que propicie um resultado favorável.

O franqueador oferece treinamento, suporte e um planejamento de marketing e comunicação, além do layout, possibilidade de manutenção de estoque (a preço dentro dos padrões para toda a rede) e assessoria em todo o direcionamento do franqueado, visto ser esse o seu maior interesse.

Ao franqueado caberá a responsabilidade da gestão financeira de um negócio praticamente próprio, onde também deverá gerenciar pessoas e ter ideias empreendoras para gerir de forma consistente. Algo que um investidor conhece bem e sempre traz uma larga experiência com gerenciamento, o que só vai contribuir para o sucesso do negócio.

Esse modelo criado pelo mercado de franquias mostra-se bastante favorável não só na fase em que estamos vivendo, de recesso econômico, transformando-se numa verdadeira mina de ouro para qualquer investidor. Ao se colocar um investimento com retorno garantido, o que mais acontece dentro desse mercado é a reaplicação do capital em um novo negócio rentável ou lucrativo, uma nova unidade franqueada, na maior parte dentro do mesmo ramo, aumentando assim a rede franqueadora e propiciando mais e mais dinheiro, tanto à franqueadora quanto ao franqueado.

O mercado mostra que há franquias de sucesso neste mercado e para investir assertivamente e encontrá-las, antes de mais nada, é preciso ter uma visão mais ampla do negócio e do próprio investimento.

Artigo por Invista Franquia