Duas das principais linhas aéreas do Brasil receberam autorizações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar novos voos nacionais e para fora do país.

A grande novidade da Gol Linhas Aéreas é a possibilidade da criação de uma rota entre Brasil e Nigéria: a autorização oferece a possibilidade da empresa ter até 3 voos semanais entre os dois países.

Caso confirmado pela Gol, o trecho será o primeiro de uma linha aérea nacional para o continente africano – pedir e receber a autorização da Anac não obriga a companhia aérea a operar no destino. A empresa é uma das principais que voam do Brasil para outros países da América do Sul e no final de 2012 começou também a voar para Miami e Orlando (nos Estados Unidos) e para Santo Domingo (na República Dominicana).

Já a Azul segue expandindo suas rotar dentro do país. A nova operação, também já autorizada pela Anac, é entre Campinas e Criciúma (SC). A empresa já opera com viagens diárias para este trajeto e a partir de 4 de maio começa a segunda viagem diária entre os trechos.

No interior paulista, Bauru também terá sua segunda opção de horário de voo diário. Além destes, a Azul Linhas Aéreas também abrirá um novo vôo Campinas–Juazeiro do Norte–Petrolina-Campinas a partir da metade de junho.