Nesse nosso Brasil de tantas novidades e diversidades, tenho visto situações que tem feito meu coração transbordar de esperança e ao mesmo tempo decepcionado minhas expectativas. O crescimento dos negócios, abertura de novas empresas, fusões de empresas grandes, pessoas fisícas realizando o sonho de ter seu prórpio empreendimento, isso tem me encorajado a acreditar que um dia podemos melhorar.

Admiro extremamente o mundo dos negócios, amo ouvri falar da economia, situação dos países, projeções e perspectivas, isso pra mim é o assunto que amo ouvir, falar, opinar e por que não projetar. Os profissionais brasileiros, são bons, capacitados, inteligentes e tem um diferencial que os demais não tem, nunca desistem, mesmo que errem, que caiam, não se dão por vencidos.

Temos muito ouvido falar sobre sustentabilidade, essa visão Holística que caiu como chuva sobre o Brasil, que tem movido organizações de vários portes para ser sustentáveis, que tem inspirado projetos, normas e leis afim de promover uma situação de vida melhor, sistematicamente dizendo.

Mas o que muitos ou melhor a maioria esquece é do ser humano. Sim meu caro, do ser humano. Pode soar estranho a você que está lendo, mas continue a leitura e por fim você entenderá. Sustentabilidade deve ser aplicada em uma organização que tenha princípios humanos, assim como foca a Teoria das Relações Humanas de Elton Mayo. Não posso "aplicar" sustentabilidade, onde não se aplica as práticas humanas com meu próximo.

Serei mais óbvia, os colaboradores buscam mais do que um bom salário, um bom cargo, ou uma boa empresa, eles buscam trabalhar em uma empresa onde são tratados simplesmente como pessoas. Não estou dizendo que queremos, abraços, carinhos e afagos, nada disso, queremos que nos olhem nos olhos no mesmo nível. Pesquisas comprovam, que um colaborador satisfeito ele produz e rende mais.

Estamos traumatizados com CHEFES ditadores, quantos de nós, já passamos por diversas humilhações em nosso trabalho, nós não funcionamos a base de gritos, de xingamentos, de exposições, de punições, de caretas, de vinganças. Digo com autoridade porque já passei por esse calvário e carrego em mim essas tristes marcas, que hoje me trazem peso de glória, pois eu não perdi minha dignidade.

Se você discorda de mim, pesquise a quantidade de processos trabalhistas que temos em nossos fóruns. Ou será que todos tiveram a mesma idéia de dar um golpe na empresa? Não se iluda meu caro leitor, até hoje em pleno 2010, pessoas se sujeitam a situações de vergonha e desprezo pelos seus chefes porque precisam de sustentar suas famílias. Pessoas mal preparadas, que não sabem lhe dar com o poder, pessoas desumanas, insensíveis, que nos olham como quem vê um inseto ou um objeto.

Certa feita, um fucnionário fez algo errado na empresa onde trabalhava, o seu chefe no meio de todos seus companheiros de trabalho o chamou de incompetente, de lixo, de nada e mais, pronunciou: "Pessoas como você, eu piso e ainda passo por cima, você não tem personalidade". Diga-me, o que você faria em tal situação? Essa pessoa abaixou sua cabeça e com lágrimas nos olhos voltou a fazer seu trabalho. Isso não é vida. Se você está se perguntando, mas porque a pessoa não abriu um processo? Ou porque não foi embora dessa empresa? Eu te respondo querido.

Porque seria apenas mais um processo entre tantos, e o pobre funcionário, como pagaria os honorários advocaticíos? Quem iria de testemunha pra ele, se todos naquela empresa vivem assim até o dia de hoje? Pedir demissão, mas e as contas, quem pagaria? O funcionário era novo de empresa e precisava da experiência em carteira, para arrumar algo melhor.

Vocês não sabem como é doloroso trabalhar sendo humilhado, crucificado, ouvindo palavras torpes, xingamentos, desaforos e ainda ir embora pra casa e ter que sorrir e dizer que tudo está bem. Eu me posiciono como intercessora dessas pessoas, porque todo homem, é digno so seu trabalho. Ninguém trabalha por lazer, mas por sobrevivência.

E cabe a você gestor, fazer com que seus colaboradores trabalhem felizes, que vivam não tentem sobreviver. Saiba que esse colaborador, pode um dia levar sua empresa as alturas, que dessa simples pessoa que você admitou, pode fluir a idéia que trará a expansão dos seus negócios. Trate seu colaborador com humanidade, na qualidade de líder, o ame, porque ele é parte da sua empresa. Não deixe pessoas traumatizadas com você e com sua empresa.

Eu entendo que há dias que estamos estressados e sobrecarregados, mas não coloque o seu fardo nas costas de ninguém, muito menos daqueles que precisam de você. Estimule em seus colaboradores a admiração por sua pessoa, não seja mesquinho em tratá-lo bem somente quando você precisa de algo. Tenha mais humanidade, olhe pra eles e pense que há familias que precisam de você. Quando você admite um funcionário, o regsitro vai apenas para uma CTPS, mas o empregos vai para a familia, junto com ele você admite, esposa, esposo e filhos.

Mantenha um bom relacionamento, motive seus colaboradores, crie um ambiente de respeito, dê a eles a oportunidade de falarem, para para ouvir por um momento, "mais sábio é ouvir, do que falar" (B.S). O verdadeiro gestor tem que ser um líder, você com certeza deve saber disso com propriedade, mas devemos não apenas conhecer, mas agir como tal. Queira ganhar de seus colaboradores im sorriso de gratidão, um muito obrigado por tudo, queira ver nos olhos deles a alegria em não apenas fazer, mas ser parte de sua empresa.

Conquiste colaboradores leais, que encorajam os novos admitidos, que entendam a visão da sua empresa, que lutem por ela, que a defenda, que a indique pra os outros. Queira ouvir deles, eu amo trabalhar aqui, almeje conquistar a admiração deles, sua vida será melhor, sua empresa e seus colaboradores serão melhores.

Não se esqueçam que o mais sábio entre os homens, foi humilhado, mas que seu nome será levado para o resto da eternidade, que as afrontas não ofuscaram seu brilho, que as pessoas podem até tirar sua vida, mas nunca, nunca vão conseguir apagar quem você é e o que você faz.