Faculade Nossa Cidade

 

Administração de Empresas

 

Rony Rodrigues Ayres

 

Prof. Orientador Lawton Benatti

Gestão por Competências: Oportunidade para quem busca desenvolvimento.

 

Nos tempos atuais, a gestão por competências tornou-se uma das principais ferramentas de gestão estratégica, principalmente quando se trata de gestão á nivel gerencial.

Para reforçar essa idéia, Carbone (2006) define gestão por competências como um método de gerenciamento empresarial, voltada a desenvolver sistemáticamente as competências das equipes e funcionários.

Podemos afirmar que  competência para administração, é a união de conhecimento, habilidades e atitudes. Portanto é razoável pensar que uma empresa que adota esta metodologia de gestão, alem de incentivar seus colaboradores a buscarem conhecimento e desenvolvimento de habilidades agregando valores a empresa, ela se desenvolve juntamente com o seu capital humano, podendo até tornar isto um diferencial competitivo.

Mas, oque é um diferencial competitivo?

Diferencial competitivo é tudo aquilo que torna a empresa única aos olhos do cliente. Neste caso, ter uma equipe disposta á estar sempre atualizando seus conhecimentos e motivada a trabalhar com foco no desenvolvimento contínuo, podendo transmitir este interesse a qualidade do trabalho, do produto, do atendimento, de tudo que cerca as atividades desenvolvidas por esta equipe ou colaborador.

Em contrapartida o funcionário que esteja interessado em alcançar vôos mais altos, como promoções, reconhecimento profissional, aumento salárial,  basta investir em sua própria carreira, buscando qualificação e desenvolvimento das competências necessárias para a perpetuação do negocio da empresa.

Por fim, podemos afirmar que a gestão por competências é uma ferramenta que proporciona oportunidades para ambos os lados, empresa e colaborador, sendo uma troca crescente ao quanto mais motivado o colaborador estiver a acumular conhecimento e atender as necessidades da empresa, mais ele vai ser recompensado por isso, e por consequência  a empresa vai obter um desenvolvimento contínuo, proporcionando benefícios para ambas as partes.

CARBONE, Pedro Paulo. Gestão por Competências. 11. Ed.- Curitiba: Editora Mundo, 2006.