Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Orientador: Professor Lawton Benatti

Francisca Aleksandra Paulino Pereira 

Gestão Inovadora – O desenvolvimento da inovação em pequenas empresas.       

Esse artigo se propõe a falar sobre Gestão Inovadora – O desenvolvimento da inovação em pequenas empresas. Vivendo em um mundo onde o mercado é competitivo pude notar o quão importante é a inovação para um empreendimento, uma organização. Inovação representa o esforço da empresa em busca de um objetivo para sobreviver, isso porque o mercado é dinâmico e as pessoas estão em constante desenvolvimento. Para um produto ser bom ele tem que ser bem aceito, e atender as necessidades do mercado. Quando se fala em inovação não necessariamente se fala em inovar criando algo novo, pode ser também inovar na melhoria de um produto, oferecer novos serviços, adaptação da tecnologia em coisas já existentes, investir em maquinas e em números de funcionários a fim de otimizar tempo e custo, melhorar no atendimento, ter uma ótima comunicação tanto interna como externa. As idéias para inovar vem de diversas variáveis. Para isso é importante construir uma base de recursos, no inicio de qualquer empresa tudo é incerto por isso é importante que se busque recursos e que tenha um bom planejamento. Cada decisão referente aos recursos traz implicações para a sobrevivência e o crescimento da empresa. Observa-se que “essas decisões podem até acarretar conseqüências negativas, como a aquisição de recursos errados, não-adequação dos recursos as oportunidades ou desperdício de outros recursos produtivos”, conforme WEST e DECASTRO, (1999).

        Os sócios da empresa, mesmo estando financeiramente e fisicamente estáveis, têm que buscar sempre inovar para terem o diferencial e conquistar um publico muito maior. Os recursos são classificados em seis tipos: Humano, pois, o gestor é a gestão é o primeiro recurso, social, financeiro, físico, tecnológico e organizacional, cada recurso tem seu valor dentro de uma empresa, então é importante entender o fluxo do desenvolvimento de recursos, os tipos de recursos e como são aplicados, isso leva a um gerenciamento eficaz. Atrair recursos para inovação é uma tarefa difícil, é preciso que tenha de fato um objetivo formado é preciso ter conhecimento e habilidade para buscar sempre um diferencial e nunca estacionar no tempo.  Todos os envolvidos da empresa devem saber qual o objetivo esperado, porque todos são importantes para o crescimento da empresa. Ao passar do tempo a empresa vai se desenvolvendo juntamente com as pessoas envolvidas. Após todos saberem qual o objetivo é importante que todos de reúnam para tomar uma decisão, uma ferramenta usada para tomada de decisão no momento de inovar é a ferramenta brainstorming ou chuva de idéias, o processo de brainstorming segue duas fases, 1° fase criativa onde não se tem censura de idéias, o grupo de pessoas expõe o máximo de idéias possíveis e tudo que é falado é anotado e a 2° fase critica é a fase de seleção de analise das idéias. Algumas características dessa ferramenta: Não pode ser feita com uma só pessoa, tem que ter um objetivo a ser definido, livre de censura, seleção das idéias, essa ferramenta possibilita identificar inúmeros problemas e soluções dentro da empresa, podendo trazer uma grande melhoria.

        Conforme Druker (1998) “a Inovação não é fruto do acaso, requerendo esforços sistemáticos e organizados para ser obtida”. O desenvolvimento de uma inovação é bem complexo, pois, uma idéia de inovação demora um tempo para evoluir, muitas das vezes a inovação surge se uma simples idéia que ao conversar com outras pessoas surgem outras idéias, pode ate surgir em um momento de lazer, vendo a TV ou até mesmo navegando na internet, a internet distrai mais ajuda algumas vezes completa uma idéia que estava incompleta, o acaso aparece nas mentes conectadas. Inovar é bom para melhoria continua da empresa. Mais para isso quem quer inovar tem que aproveitar as oportunidades que aparece, tem que assumir riscos, tem que estar disposto a assumir um compromisso mesmo sabendo dos riscos que corre, tem que ter energia, uma visão de forma diferenciada das coisas, tem que estar preparado para qualquer eventualidade, ser criativo. Existem vários tipos de inovação. Inovação evolucionaria que melhora ou aperfeiçoa, a inovação revolucionaria que traz rápidas e profundas mudanças e a inovação disruptiva que começa com produto barato e com desempenho inferior. Em um mundo de negócios é indicado que se tenha uma inovação disruptiva. O gestor que quer inovar aprende onde estão às armadilhas, ele deve ter uma visão holística. Um bom gestor esta sempre atento as falhas dos concorrentes, para que possa inovar em um processo, implementar ou até mesmo mudar a gestão. Inovar de forma consciente, fazer analise de mercado, ter estratégias, rever estratégias, ajuda alcançar vantagens competitivas e melhora o potencial competitivo e a formação de um processo de inovação e melhora o desempenho organizacional. Uma boa administração gera muitas vantagens competitivas no mercado, hoje com a evolução da tecnologia ficou muito mais eficaz a gestão,  em pequenas empresas a internet tem sido um forte agregado para evolução do sucesso empresarial, a internet é um meio muito forte de comunicação onde se pode divulgar o serviço prestado ou até mesmo gerar sistemas que facilitam na hora de gerir no dia a dia da empresa e muitas das vezes pode se tornar até uma vantagem competitiva por se ter um grande número de conhecidos e seguidores em redes sociais. Conforme Carol (2000) “a chave é a vantagem competitiva que uma determinada empresa possui e até que ponto tal vantagem é sustentável ou retornável”.

Explicação de ma Gestão Inovadora em uma pequena empresa

        A empresa 7008 Films, produtora que trabalha com vídeos e fotos na parte automotiva, hoje vem sendo privilegiado com premiações e admiração de grandes empresas como Bufalos TV, JAC Motors, Web Motor, Rede Globo e outros profissionais da área. Essa admiração foi devido o rápido crescimento no mercado nesse ramo, tudo começou com um robby, filmando e fotografando de forma amadora. O Alessandro da Silva conhecido como Alê da 7008 Films, ia aos eventos sem compromisso e nessas idas aos encontros ele foi convidado a trabalhar para um site, o Alê7008 com seu dinamismo, sua criatividade, sua incrível comunicação e interação com o publico, sempre pensando grande e com incentivo do publico decidiu sair desse site e abrir sua própria empresa. Um rapaz sempre ativo nas redes sociais com uma pagina, fan Page no Faceboock, instagram e um canal no you tube foi ganhando um espaço incrível no meio automotivo, sempre buscando inovar com melhores programas de edição, melhores equipamentos, sempre atento com que esta acontecendo no mercado competitivo para sempre fazer algo diferenciado, sempre fazendo promoções para conquistar ainda mais o publico, ele alcançou hoje 114.735 inscritos no seu canal e 15.288.840 visualizações, sempre esta com sua agenda cheia para eventos e filmagem de carro solo. Ele foi questionado por uma empresa grande como ele conseguiu esses números essa conquista, sozinho, sendo que eles com um grande número de funcionários não conseguia, e ele respondeu que não conseguiu sozinho, ele conseguiu com uma equipe de 114,735 inscritos. Questionarão também qual o segredo para tudo isso, e ele respondeu que o segredo é ser você mesmo sempre com humildade e carisma e nunca se esquecer das pessoas que te apoiaram desde o inicio até agora. Ele faz toda administração do seu negocio, cria, adapta, oferece novos serviços, investe em equipamentos caros, tem uma ótima comunicação, sempre procura atender o seu publico, sempre procura inovar. Sempre presente nos maiores eventos automotivo, hoje ele é referência em cobertura de eventos pelo Brasil e diz que seu sonho e ir para fora do Brasil também, pois ele tem admiradores por todo o mundo.

         Enfim, uma simples idéia pode se tornar algo de muito sucesso quando bem planejado, bem analisado, bem estruturado e bem desenvolvido por pessoas qualificadas e dispostas a conseguir alcançar seus objetivos.

 

Referências Bibliográficas

BATEMAN, Thomas S, Administração: Novo cenário competitivo. 2. ed. São Paulo : Atlas, 2009

CHIAVENATO, Idalberto, Empreendedorismo, dando asas ao espírito empreendedor. 4. Ed. Barueri, Sp: Manole, 2012

NÓBREGA, Maria de Magdala R. Bras. Artigo - Uso da técnica de branstorming para tomada de decisão, v. 50, n. 2, p. 247-256, abr. jun 1997- Artigo

SILVA, Glessia and  DACORSO, Antônio Luiz Rocha. Riscos e incertezas na decisão  de inovar das micros e  pequenas empresas. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2014, vol.15, n.4, pp. 229-255. ISSN 1678-6971. 

Segundo Thomas (2009) apud Carol (2000). 

Segundo Glessia (2014) apud Druker (1998). 

Segundo Idalberto (2012) apud West e DeCastro, (1999).