Titulo:

Gestão de pessoas nas Organizações

            Autora: Maria Aparecida Dantas Morais

Teóloga -Pós  graduando em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional

Junho 2013.

Resumo-

                    O texto procura descrever um pouco sobre a nova visão das organizações no campo de gestão de pessoas hoje visto como o maior patrimônio das organizações, deixando o modelo tradicional de administrar para buscar novas formas de gestão com foco em resultados e decisão compartilhada em um processo de aprendizagem continua, com isso tem levado as pessoas a buscarem novos conhecimentos e habilidades no desempenho das funções.

                   Quando se falava da área de recursos humanos de imediato se associava a área de que cuidava da folha de pagamento dos funcionários ou da organização, diferente da atualidade quando se refere à área de recursos humanos ou departamento esta se falando da prestação de serviços ou do departamento responsável da seleção de profissionais capacitados e qualificados para o desempenho de funções as pessoas passaram a serem vistas como um dos valores principais da organização seja ela privada ou governamental.

                    Sendo uma das áreas de maiores desafios para as organizações deixa de ser somente baseado nas competências e experiências, capacidade técnica das pessoas passa a ver todo o contexto do ser humano valorizando tanto o lado intelectual quanto o emocional dos candidatos. As grande mudanças organizacionais foram sendo cada vez mais presente nas organizações à medida que as pessoas foram sendo valorizadas como o verdadeiro patrimônio da organização, e aquelas organizações que investiram nessa área estão realmente encontrando espaço no mercado globalizado e competitivo.

                 Sabe-se que todo o processo de mudança organizacional requer das pessoas envolvidas grandes esforços muitas vezes além do imaginado antes da implantação do processo faz-se necessário um ambiente harmônico e comprometido com o processo de forma que possam enfrentar os desafios que vierem aparecer no decorrer do processo mudar é estar aberto ao novo a uma nova forma de pensar e agir é realmente desaprender para aprender coletivamente dentro da organização. Além dessa busca de aprendizagem e harmonia requer muito esforço planejamento estratégias agilidade e  criatividade frente a um mercado globalizado e competitivo onde as mudanças se dar em tempo real.

      Uma dos desafios a ser enfrentado é aprender a respeitar as diferenças procurar entender as dificuldades que algumas pessoas têm isto não quer dizer que estas pessoas não são ou não podem desempenhar determinadas funções ou ainda achar que não podem ser realmente excelentes profissionais para que haja este aproveitamento é preciso que se tenha uma visão global de como se utilizar a mão de obra capacitada e qualificada frente às exigências do mercado global. 

Palavras Chave- Mercado de trabalho, mudança, conhecimento habilidades e tecnologia, valorização humana organização,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Introdução

                     As organizações cada vez mais estão procurando investir na  gestão de pessoas  como uma forma de dinamizar e atender as exigências do mercado, que por sua vez requer pessoas capacitadas e qualificadas  com conhecimentos diversificados para poder enfrentar os desafios da era do conhecimento onde as novas  tecnologias fazem  a diferença para o mercado competitivo, além do conhecimento ainda requer habilidade e criatividade como uma das alternativas de sustentabilidade para o profissional bem como para a organização.

               O nível de exigência das organizações ao selecionar ou contratar um profissional no mercado de trabalho vai além da competência e do conhecimento adquiridos no campo acadêmico requer conhecimentos e habilidades extracurriculares, que pode ser adquirido através de cursos e treinamentos de curta e media duração atualmente oferecidos por inúmeras empresas especializadas e focadas com o contexto do mercado de trabalho atual, agregar valor aos recursos humanos precisa focar nas estratégias e desafios relacionados à gestão de pessoas, tais como o crescimento do negócio, o desenvolvimento de novas competências organizacionais frente à escassez de mão- de – obra qualificada para atender a demanda do mercado que a cada dia se mostra em um processo constante de mudança, a gestão de recursos humanos vai além do conhecimento requer mais habilidade e criatividade por parte da gestão.

           Todas estas mudanças iniciou-se após o período pós industrial onde as mudanças começaram a serem percebidas em uma velocidade antes nunca vista no ambiente organizacional. Percebe se que todos estes fatores têm levado os profissionais a buscarem novos conhecimentos voltando a escolas formais ou em cursos em centros não formais de modo que  possam competir com as exigências do mercado atual adquirindo novos conhecimentos  além de procurar lapidar as habilidades.

            O objetivo de todas estas mudanças no ambiente organizacional tem como foco o desenvolvimento das pessoas frente às transformações no mundo dos negócios onde a revolução pós industrial tem exigido da sociedade novas tecnologias para então enfrentar o mundo globalizado e competitivo. Com isso a mão de obra qualificada passa a ser o eixo central  da organização haja vista que a transformação não depende meramente de equipamentos modernos e sim de pessoas capacitadas para operacionalizar de maneira eficiente eficaz o que passa a ser o diferencial dentro do ambiente de trabalho e da organização.

             As pessoas como diferencial dentro da organização passa ser observado de forma mais qualitativa o que difere da noção de trabalho baseado em princípios tayloristas e fordista hoje decadente, hoje se valoriza os conhecimentos acumulados e adquiridos destacando-se a humanização e o reconhecimento da mão de obra, para isto requer dos gestores identificarem o potencial e acima de tudo compreender e ouvir cada um para que possam ser observados as competências e o desenvolvimento dentro do ambiente organizacional sem perder o foco nos objetivos e princípios da organização frente à sustentabilidade social e econômica no mercado globalizado e competitivo que busca não só a competência mais a qualidade.

              A final o que é a gestão de pessoas? Se buscar- mos em qualquer dicionário vamos encontrar que é o ato de administrar, gerir orientar exercer dar o norte, encaminhar, governar é dar uma direção a vida das pessoas.

Desenvolvimento

                  A gestão de pessoas nas organizações tem enfrentado sérios desafios na atualidade as organizações enfrentam cada vez mais desafios no ambiente de trabalho no tocante a gestão de pessoas, no ambiente de trabalho. O conhecimento é a forma pela qual o ser humano relaciona-se diretamente reage  e atua na sociedade é  a partir do acesso que tem  a educação ou não que procurar aprimorar sua capacidade  para junto desenvolver suas habilidades e competências no ambiente de trabalho e assim procurar atender os objetivos organizacionais.

                 O conhecimento a competência e as habilidades  passaram  a ser visto, pelas organizações que atuam em mercado global, como um recurso  econômico determinante e não se restringe apenas ao uso simples de equipamentos modernos de alta tecnologia, mais principalmente  em profissionais que se apresentam capazes de transformar o conhecimento em  beneficio para o cliente organização e sociedade.

        Segundo Chiavanato (1996:85),

             Todas essas transformações denotavam que os contornos               daquilo que o mundo será nos próximos anos já começam á definir-se através de cinco fatores fundamentais que provavelmente dominarão o mundo das empresas no século XXI:

      Tecnologia

      Informação

      Globalização

      Serviços

      Conhecimento

Assim as mudanças decorrentes de todo o processo passarão a fazer com que as organizações e principalmente as pessoas uma postura de aprendizagem permanente haja vista que as mudanças se dar a partir das pessoas e não dos equipamentos modernos com alta tecnologia. As organizações e empresas hoje passaram a ver seus funcionários como colaboradores mudando assim à forma de gerenciar tornando-se mais flexíveis para poder conviver com o real cenário da tão falada era do conhecimento ou da informação, com isso surgiu uma nova forma de gerenciar as pessoas e as organizações em uma visão mais flexível e transparente.

                        Infelizmente só agora em pleno século XXI, foi que as organizações se deram conta que o ser humano é o principal recurso da organização, mesmo sendo valorizadas ainda precisa avançar muito se faz necessário o desprendimento de cada um, pois é comum se julgar o outro a partir dos seus próprios princípios, valores atitudes e crenças, tudo ainda é muito novo e desafiador tanto para os profissionais da área de recursos humanos como para toda a organização, além disso, é uma questão ética e moral do ser humano.

                     Pode-se dizer que a capacidade de entender o outro depende dos modelos mentais que ao longo de nossas vidas fomos internalizando-se e modelando o pensamento atitudes e habilidades, falar de valorização humana nas organizações é esta aberto ao novo de forma a buscar novos modelos mentais é esta preparado para o inesperado ser capaz de gerenciar seus impulsos muitas vezes difícil de serem controlados no ambiente organizacional. é ser capaz de perceber o momento certo de recuar mais também de avançar frente ao processo de grandes mudanças tecnológicas, saber que a mudança não esta nas maquinas mas sim na forma de operacionalizar as maquinas isto é conhecimento, competência e habilidade para atender as exigências de um mercado muito competitivo do mundo atual.

                Por fim é buscar novos conhecimentos de forma continua sem perder os já acumulados ao longo da vida pessoal e profissional, é livrar-se dos pressupostos que a vida toda acumulou sem ver o outro como um meio de contribuição para o atendimento dos objetivos e metas tanto pessoal como organizacional. Gerenciar pessoas é ter a capacidade de ouvir entender e compreender para depois gerenciar de forma eficiente e eficaz. 

 Conclusão

                        A gestão de pessoas nas organizações o próprio nome já diz é procurar de forma dinâmica dar um norte as pessoas que fazem parte da organização que dão vida, correm atrás de objetivos e metas e procurar atender os anseios pessoais mais também os organizacionais sem perder o foco na valorização profissional, além disso, saber o lugar certo para a pessoa certa.

                     Não se pode esquecer que o ser humano muitas vezes se deixa levar pelo momento e que muitas vezes termina atropelando o processo que requer a razão, a cima da emoção. Implantar um processo de mudança requer alguns cuidados tais como percepção, compreensão, colaboração e criatividade estes cuidados farão com que se forme uma equipe multidisciplinar na organização.

                    Considerando o que apresentamos no texto pode-se dizer que a gestão de pessoas frente a um processo de mudanças continua em um mercado cada vez mais exigente globalizado e competitivo temos que tentar acompanhar todas estas mudanças com um objetivo aprender a aprender isto é esta buscando novos conhecimentos internalizá-los e colocar em pratica de forma que possa melhorar o desempenho aproveitar as habilidades de cada profissional na hora e no lugar certo dentro da organização sem perder o foco nos resultados a serem alcançados desenvolvendo as capacidades físicas intelectual e moral do ser humano, fazendo com que este adquira a capacidade de refletir e analisar sua postura bem como o direito de vir a ser não só a ter. A valorização do ser humano, se dara a partir de todo um processo de monitoramento das ações crenças e   atitudes frente a um complexo ambiente de vivencia pessoal e profissional.

                  Investir na valorização das pessoas em um processo de gestão requer agregação de novos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades bem como o repensar as atitudes o que chega a ser um instrumento motivador e essencial para o sucesso pessoal e profissional das pessoas.

                                    

                 “O ser humano vive em uma busca constante de aperfeiçoamento seja na vida pessoal ou profissional para isto ele cria vive e reflete.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referencial

CHIAVANATO, Idalberto - Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações, São Paulo, Pioneira Thomson Learing, 2004

NASCIMENTO, Leyla- Gestores de Pessoas: os impactos das transformações no mercado de trabalho-Rio de Janeiro, Qualitymark, 2006.