FACULDADE NOSSA CIDADE

DANILO ANDRE DOS SANTOS 

GERENCIANDO A ROTINA DE TRABALHO 

PROFESSOR: Orientador Lawton Benatti

DISCIPLINA: Gestão da informação e conhecimento. 

CARAPICUÍBA

2013

Gerenciando a rotina de trabalho      

Hoje há uma crescente preocupação por parte das empresas de todos os níveis em se adequar ao conceito de QUALIDADE TOTAL, tendo em vista que esta adequação proporciona há empresa um diferencial de mercado, vantagem competitiva, redução de custos, retenção de talentos entre outros. Sendo assim, para que a empresa possa aderir a este processo é de suma importância que o seus lideres estejam capacitados. Para tanto é imprescindível que as pessoas que ocupam cargos gerenciais entendam a função que exercem dentro da organização.

Segundo (CAMPOS, 2004) “A única razão para o qual você trabalha é porque alguém precisa do resultado do seu trabalho”.

Seguindo essa linha de raciocínio, o autor nos remete ao fato de que para gerenciamos as tarefas do dia a dia é necessário entender o seu trabalho, no sentido de entender realmente aquilo que se faz, pois somente deste modo o gerente é capaz de enxergar as anomalias e possíveis melhorias no processo.

Desta forma é possível definirmos a organização ou empresa como um conjunto de pessoas trabalhando por um objetivo comum a todos, no sentido de se ajudar mutuamente, onde o resultado do trabalho de um, será o atendimento de uma necessidade do outro.

Logo, se a organização ou empresa são pessoas, quais são as posições destas pessoas? E quais são as suas funções?

Segundo (CAMPOS, 2004) “As pessoas trabalham numa empresa exercendo funções dentro de uma organização hierárquica”.

Deste modo podemos entender que função é o que fazer e a organização esta relacionada com cargos, hierarquia, organograma. O autor ilustra ainda que existem quatro tipos de funções, sendo elas: operação, supervisão, gerenciamento e direção; e todas elas são classificadas em duas categorias: a gerencial e a operacional.

Para que a organização possa trabalhar no conceito de qualidade total, será necessário que os profissionais que se encontrão no nível gerencial, estejam qualificados para gerenciar e direcionar o processo dentro da organização.

Segundo (CAMPOS, 2004) [...] “muitas dificuldades na condução do processo são causadas por falta de estudo”. [...]

Em sua obra literária que tem se tornado um guia pratico para gerentes de diversos tipos de organização, Campos propõe um método denominado de “MÉTODO DE CUMBUCA”, este método foi desenvolvido no intuito de facilitar o estudo entre os gerentes para propiciar a formação de conhecimento de forma dinâmica.

O método propõe que os gerentes façam um grupo de no máximo 6 pessoas onde cada semana um dos membros do grupo será sorteado para apresentar um capitulo do livro que servira como guia para discussão, desta forma todos os participantes do grupo deveram ter estudado o capitulo antecipadamente, pois ninguém sabe quem poderá ser sorteado.

O objetivo do método é estimular os participantes a ler e a discutir para que os mesmos possam formar conhecimento com relação aos assuntos apresentados, de tal forma, que todos sejam capazes de entender e enxergar formas de aplicar estes conhecimentos, e ao mesmo tempo definir formas de gerenciar a aplicabilidade destes conhecimentos dentro da organização.

Este método é composto por quatro fazes:

1-    Entenda o seu trabalho;

2-    Arrumando a casa;

3-    Ajustando a maquina;

4-    Caminhando para o futuro.

Deste modo, podemos afirmar que para gerenciar o trabalho do dia a dia, visando à adequação da organização quanto ao processo de aplicação da qualidade total, é necessário que os profissionais que conduzirão este processo sejam capazes de entender o que fazem, arrumar casa, ou seja, fazer com que o ambiente onde o processo irá ocorrer esteja organizado de forma adequada, ter a capacidade de enxergar anomalias de forma que possam intervir solucionando antecipadamente de forma que não prejudique o andamento do processo e propor melhorias e novas ideias para que o aprendizado adquirido com este processo seja apenas um exercício para a formação de um ciclo de trabalho objetivando sempre a manutenção do conceito e aplicação da qualidade total de forma que este processo propulsione a organização a caminhar para o futuro.

Bibliografia

CAMPOS, Vicente Falcone. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima: INDG Tecnologia e serviços ltda, 2004.