INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

Genivaldo Rodrigues  

7º semestre

Curso: Administração de empresas

Instituição: Faculdade Nossa Cidade

Professor orientador: Lawton Benatti

Geração de ideias: Práticas de inovação

A criatividade parte do recurso intelectual dentro da empresa que propicia o surgimento de novas tecnologias, melhorias nos procedimentos organizacionais que alavanca o compromisso de produzir uma continuidade de vantagens competitivas amadurecidas  nos programas de inovação, nos processos produtivos, no diferencial em serviços, na organização em geral visando a empresa ser rentável e prosperando no mercado em que atua.

As práticas de estratégias para inovar propõe estimular a geração de ideias nos meios de programa de sugestões, que pode ser classificado como uma ferramenta de alinhamento da gestão da inovação afim de que a geração de ideia apresente tendências em desenvolver potencial tecnológico agregando valor ao negócio da organização, e para esse objetivo ser alcançado é fundamental que a empresa promova a divulgação de sua cultura organizacional para todos os envolvidos, orientando para as possíveis soluções do problema encontrado, e tenha propostas sugestivas de melhorias e criação de novos métodos de trabalho.

Os estímulos de inovação incentivam os colaboradores a ter liberdade para criar, experimentar,  encorajar e de se envolver participando de um processo de inovação, sabendo que a sua opinião é tão importante para o alinhamento da estratégia. A empresa que tem projeto de se manter líder na questao de inovação empresarial devendo manter em seu ambiente corporativo pessoas compromissadas em oferecer os esforços para melhoria dos resultados empresariais, e até mesmo para o desenvolvimento intelectual e profissional.

Ao mensurar o nível de comprometimento das pessoas na empresa, é possível estabelecer o caminho que direciona para o sucesso empresarial, a abertura das portas da usina de ideias certamente levará a empresa a elevar num patamar na colocação de sucesso no mercado, assim as empresas monstram que são inovadoras quando são evidentes as práticas de inovação.

“Para Trott (2012), a empresa tem a sua posição de sucesso de acordo com o desempenho, que a torna líder em inovação.”

O mundo, o cliente, a concorrência está em constante mudança, portanto é crucial estabelecer disciplina e organização para os mecanismos dos programas de geração de ideias, esta deve ser coerente com que realmente o cliente necessita, porém o que não for relevante para as criação ou melhorias efetivas deve ser guardado para que no futuro sejam resgatadas para uma eventual necessidade.

A oportunidade vai ao encontro da excelência, nem toda boa ideia torna-se uma grande oportunidade no momento, o problema é como manter a reputação da empresa e manter-se competitiva.

Sabemos que algumas empresas permitem que os funcionários tenham uma parte do expediente para desenvolver projetos particulares, um grande exemplo disso é a Google, outros promovem concursos internos, criam departamentos especificos para fazer gestão de inovação, a empresa 3M adota uma postura relativa a um DNA na cultura organizacional, integrando o colaborador desde a sua contratação em manter um compromisso para a inovação, ou seja, esse colaborador deverá ter plena disposição para aprender a ser criativo, contudo contribuindo para aumentar a capacidade de inovação da empresa.

Uma das práticas adotadas é a formação proveitosa do conhecimento da sua própria força de trabalho. Nesse sentido, a questão trata-se do capital humano que a empresa detém como recurso para alavancar seu objetivo.

As pessoas que compõe a organização, também são possuidoras de desejos, elas que operam os mecanismos de processos que dão como resultado ao propósito da empresa em satisfazer as necessidades dos seus clientes. Pois estão diretamente envolvidos no problema do negócio da empresa.  Nesse momento é onde há o surgimento de novas ideias que possibilita uma forma de sugerir a melhorias dos fatores organizacionais promovendo a excelência operacional e administrativa.

Na realidade o sistema de inovação é crucial para que as empresas mantenham seus produtos ou serviços sob o interesse dos seus clientes, e para isso a preocupação de reinventar o produto visa tirar os efeitos de uma possível decadência.

Para melhor compreensão desse efeito, basta analisar os fatores de evolução da indústria automobilística, tendo em vista que no ano de 1980 foi lançado o primeiro carro com airbag, a classe S da Mercedes Bens. Essa evolução na categoria da indústria automobilística marcou a referência para a melhoria desse sistema de segurança para os motoristas e passageiros. Hoje em dia a modalidade acrescentou a interação lateral dos bancos traseiros dos veículos automotores, atualmente em elguma regiões do Brasil, nota-se escassez nos recursos hidricos. A solução para o consumidor é o lançamento de válvulas de descargas e torneiras econômicas, foram criados apartir de análise da necessidade do consumidor e odo processo da inovação dentro das empresas que fabricam esses produtos.

Os exemplos citado servem como base para uma reflexão de como é evidente a necessidade de novidade desejada pelo consumidor, porque nada é criado sem nenhum fundamento. O produto é criado e ao ser lançado, carece de melhorias contínuas para suprir o diferencial nessa relação.

Quem inova não procura errar, e sim acertar, as ideias de inovação coletada em seu processo, antes de ser testada, normalmente passa por um incremento, que é difícil incorrer em não aceitação do público, o que na verdade se faz necessário é a disposição da empresa levar esse projeto adiante e fazer com que o criador da ideia, possa fazer parte do processo até o resultado final. Dessa forma, o programa de excelência e inovação pode ter sentido para as estratégias da empresa e para o comprometimento de quem dela faz parte.

Mas o que faz a necessidade de uma empresa inovar é não envelhecer a sua excelência para o rumo da falência, o que leva a crer campo de conhecimento que é novo pressupõe a existência da gestão da inovação na empresa que tem como primícias a geração de ideias que são selecionadas com o potencial para o  desenvolvimento do novo projeto que visa atender a necessidade  do consumidor.

 Conforme Kotler, Keller (2006) a criatividade é estimulada por técnicas de criação de novos produtos, no qual é visto pela descoberta das necessidades não satisfeita do cliente.

Se os colaboradores da empresa tem o papel importante para os recursos econômicos da empresa, considera que representa um grande diferencial competitivo e sustentável e as inovações gerais na organização parte das suas capacidades de atender a expectativa da sociedade, então é viável a estratégia de apropriação e gestão de direitos de propriedade intelectual.

Há sempre o primeiro a descobrir a solução para essa necessidade, e tende na sequência, outros aplicarem a melhoria no produto ou serviço. Portanto é importante a empresa fazer paralelamente a gestão da propriedade intelectual, esse tipo de atitude coloca a sua posição como empresa inovadora.

As práticas de propriedade intelectual são adotadas pelas empresas utilizando estratégia de apropriação e gestão de direitos de propriedade intelectual, na intenção em desenvolver tecnologia e inovação dentro ou fora da empresa, tendo em vista que muitos produtos criados a partir de uma ideia classificada, o lançamento depende de outros parceiros que podem ser um intrumento de transferência tecnológica.

 

Bibliografia:

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing: A bíblia do marketing– 12 ed. - São Paulo – Ed. Prentice Hall – 2006.

TROTT, Paul. Gestão da Inovação e desenvolvimento de novos produtos: 4 ed. Porto Alegre – Ed. Bookman – 2012.