FACULDADE NOSSA CIDADE – FNC

Administração de Empresas

Ilka Dione B. Santos

Prof. Orientador Lawton Benatti 

Função do gestor da informação

Função do gestor da informação

Nas ultimas décadas a informação se tornou um dos elementos mais importante um do recurso para as organizações e, no entanto a tecnologia de informação e comunicação, avançadas muito rápidas fez com que as empresas quanto a publicas e privadas sejam sobrecarregada com essas informações. A função do gestor da informação é justamente ajudar a organização há reconhecer essas possibilidades, primeiro lugar identificado à informação que é necessária para atingir os seus objetivos, segundo lugar possibilitando a busca dessa informação nas fontes melhores. A transformação e a disponibilização delas para os conhecimentos e o crescimento relevante sejam construídas e que se tome decisão mais inteligente.

Agora sabemos o quão valiosa é a informação para o negócio, mas temos de dissecar todos os aspectos ligados à segurança, as propriedades que devem ser preservadas e protegidas para que a informação esteja efetivamente sob controle, e, principalmente, os momentos que fazem parte de seu ciclo de vida.(SÊMOLA,2003, P.9)

A atividade de gestão pode ser considerada um conjunto de processos que englobam atividades de planejamento, organização, direção, distribuição e controle de recursos de qualquer natureza, visando à racionalização e à efetividade de determinado sistema, produto ou serviço.

Sob o ponto de vista da formação em gestão da informação, o campo de atividade profissional é aquele que engloba, sob o ponto de vista gerencial, a sinergia entre as tecnologias de informação e comunicação disponíveis e os recursos, conteúdos informativos. O gestor visará, em qualquer espaço e tempo, a desenvolver estratégias e estruturar atividades para a obtenção e utilização de recursos humanos, tecnológicos, financeiros, materiais, físicos e da informação em si mesma em diferentes formatos, conteúdos para que indivíduos e grupos possam desempenhar suas atividades com base em informação com valor agregado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://revista.ibict.br/cienciadainformacao/index.php/ciinf/article/view/159/138 acessado em 25/03/2013.

SÊMOLA, Marcos: GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: visão executiva da segurança da informação.12.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.