A economia brasileira está em processo notável de desenvolvimento, consequentemente, as empresas estão buscando investir na internacionalização dos negócios tendo em vista a gama de oportunidades que isso oferece. Assim, as franquias de escola de idiomas têm visado o público executivo, considerando que a exigência do domínio de outras línguas tem pesado muito na seleção destes profissionais.

Um levantamento efetuado pela Ascend RH mostrou que executivos de média gerência perdem oportunidades de trabalho e negócios por não possuírem fluência em inglês. Estima-se que isso ocorra com cerca de 80% deles. Os segmentos que mais sofrem com essa defasagem são: TI, Logística, Produção, Contabilidade, Comercial e Recursos Humanos. Com frequência cada vez maior, o conhecimento do idioma aparece como item eliminatório em processos seletivos.

Franquias de escolas de idiomas desenvolvem cursos específicos

Com esse cenário em vista, uma solução criada pelas franquias de escola de idiomas foi o curso de imersão. É uma espécie de programa em que os alunos, em grupos de cerca de 20, passam alguns dias (mais comumente, um fim de semana) em um hotel ou resort, comunicando-se apenas no idioma estudado, combinando aulas intensivas com momentos de descontração e relaxamento. Durante o curso, são estudados vocabulários específicos da atividade do grupo, podendo exercitar, inclusive, a participação em teleconferências e apresentações.

Mas essa não é a única solução. Programas de aulas nas próprias escolas ou in company para quem já possui um certo conhecimento do idioma são comuns. Nesses casos, as aulas visam ampliar o vocabulário específico da área de negócio.

Atente-se à franquia de escola de idioma

Presidentes, diretores e executivos de média e alta gerência precisam se comunicar em outros idiomas com a mesma coerência e persuasão com que o fazem na língua materna. Organizar ideias clara e objetivamente em uma língua em que não se tem naturalidade é extremamente difícil. Cada vez mais franquias de escolas de idiomas aparecem prometendo soluções para os que precisam aprender um idioma rapidamente. É preciso ficar atento ao método de ensino e ao material didático usado para não se iludir.