FAVELEIRA

Lucas Kennedy Silva Lima
Alexandre Eduardo de Araújo

Nome Popular favela, faveleira, mandioca-brava, queimadeira.
Nome Científico Cnidoscolus phyllacanthus
Família Euphorbiaceae

Discrição botânica (raiz, caule, folha, flor, fruto)

Raiz
As raízes possuem tubérculos, contendo reservas alimentares para manutenção da planta na seca e permitir o aparecimento de novas folhas, flores e frutos.

Caule
O tronco ramifica-se acima da base (2 a 3 m) ou próximo a ela, nos lugares mais secos. Toda a planta contém látex abundante, de cor branca, que em contato com o ar coagula, tornando-se quebradiço. Caule jovem e ramos com acúleos urticantes. Casca lisa a levemente rugosa, cinza-escuro, de tonalidade castanho-clara, com grande quantidade de lenticelas e fendilhamentos longitudinais, de cor esbranquiçada.

Folha
As folhas simples, alternas, espessas, de 8-16 cm de comprimento, lanceoladas, profundamente lobadas e armadas de pequenos e transparentes acúleos urticantes de até 1 cm de comprimento.

Flor
Flores alvas, de 4 mm de diâmetro, em pequenos cachos axilares e terminais.


Fruto
Os frutos são cápsula arredondada, deiscente, de 1,5-2 cm de comprimento recoberta por pêlos urtícantes, contendo três sementes cinzentas pardacentas, maculadas, lisas, de 15 rnm de comprimento. São semelhantes às sementes da mamona.


AMBIENTE ONDE É ENCONTRADA E PORTE

Ocorrem no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, na caatinga dos tabuleiros rasos e pedregosos dos sertões mais secos do Nordeste.
Árvore de 4-8m de altura, com copa alongada ou arredondada e rala, irregularmente esgalhada, armada de acúleos e pêlos urticantes.


MÉTODOS DE PROPAGAÇÃO

Propagação: Por sementes e estacas.
Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore logo que iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deixá-los ao sol até completarem a abertura e liberação das sementes. Devido à deiscência explosiva dos frutos, cobri-los durante a secagem com urna tela ou peneira. Um quilo de sementes contém aproximadamente 3.000 unidades.
Cultivo de mudas: Colocar as sementes para germinar, logo que forem colhidas, em canteiros a pleno sol, contendo substrato arenoso. Em seguida cobri-Ias com uma camada de 0,5 cm do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 2-3 semanas e a taxa de germinação geralmente é baixa. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando com 5-6 em e dai diretamente para o local definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido.


UTILIZAÇÃO DA PLANTA E CARACTERÍSTICAS DA MADEIRA

Alimentação humana: as sementes são comestíveis e contêm um óleo claro, comestível, agradável ao paladar, fino, de alta qualidade e com baixa acidez livre.A torta obtida das sementes sem casca pode ser empregada na alimentação humana.
Medicina caseira: o látex é usado como mezinha balsâmica, sendo conhecido como "Bálsamo do Vaqueiro". Usa-se a casca e entrecasca do caule em maceração, infusão ou decocção, contra as inflamações ovarianas, inflamações gerais, hemorragia e ferímentos diversos. O látex é usado contra as dermatoses e para cauterizar verrugas.
Veterinária popular: usado no tratamento de verminoses dos animais domésticos.
Restauração florestal: planta rústica, de grande resistência à seca e de rápido crescimento, pode ser aproveitada para a primeira fase de reflorestamentos heterogêneos destinados a recuperação de áreas degradadas e erodidas, especialmente nas regiões mais secas. Também pode ser usada na recomposição de matas ciliares,
Sistemas agroflorestais: pode ser usado na composição de faixas arbóreas entre plantações e como forrageira arbórea (de maior interesse seria a planta inerme) para ração para todos os tipos de animais domésticos. Pode ser usada como cerca viva.
Forragem: as folhas secas, a casca, o farelo do caule novo e dos ramos servem de forragem às cabras, carneiros, jumentos, bovinos e suínos. As sementes engordam as galinhas, porcos e ovídeos e são fontes de alimento valiosos para animais silvestres. Os porcos comem as raízes. A torta resultante da extração do óleo da semente tem elevado conteúdo de proteínas e minerais e pode servir como valiosa forragem para o gado e demais animais domésticos.