O Facebook é conhecido como a principal rede social do momento.  Weinberg (2010 p. 151) afirma que em 2008, o Facebook ultrapassou o MySpace como a rede social mais popular do seu tempo. Hoje, a faixa etária de maior crescimento no Facebook é de pessoas com mais de 35 anos, com mais de 200 milhões de usuários ativos no serviço. O Facebook é um site simples, que permite aos usuários compartilhar informações sobre eles mesmos, desde nomes a aniversários até programas de tv favoritos, e algo mais.

   O perfil social, é possível as empresas detectarem o que os usuários necessitam, querem e esperam de uma empresa de um determinado segmento. Foi com o conhecimento dessas informações que os publicitários e agencias de publicidade começaram a utilizar o Facebook para criar para fazer de seus clientes/empresas uma referencia em seu segmento de mercado.

   Weinberg (2010, p. 151) indica que há diferentes maneiras de utilizar o Facebook como forma de publicidade. É importante saber, no entanto, que a comunidade inicial de usuários do Facebook chegou até ali com a intenção de utilizar conexões pessoais existentes. Só mais tarde é que os profissionais de marketing se envolveram com essa comunidade, quando eles perceberam que há muito potencial publicitário na pagina.

   Hoje o que mais tem se notado é que as empresa estão entrando no Facebook através da página do produto. Nessa página é possível divulgar (como o próprio nome diz) os produtos da empresa bem como o seu histórico e pensamentos. Uma vez a página criada, terá uma sugestão na própria tela para se criar um anuncio, onde será possível divulgar seu produto para uma determinada região ou para determinados profissionais, como por exemplo diretores de empresa ou pessoas interessadas em comprar um determinado produto.

REFERENCIAS

WEINBERG, T. As novas regras da comunidade: Marketing na mídia social. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.